sexta-feira, 18 de março de 2022

O que contamina o homem não é o que entra sim o que sai da boca!

 

 “E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. (…) Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender? Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem”. (Mateus, 15:  10-11 e 16-20)

Esta passagem está no contexto de quando chegaram a Jesus alguns escribas e fariseus, dizendo: “Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem pão” (Mateus, 15: 2).

O Mestre, depois de exemplificar fatos de suas falsidades, disse: “Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mateus, 15: 7-8). “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem” (Mateus, 15: 10-11). E acrescenta: “Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada” (Mateus, 15: 13). Assim, o que sai da boca do homem é que o macula, pois procede do coração, tornando-o impuro, porquanto do coração é que partem os maus pensamentos e todas as blasfêmias e as maledicências interiores.

No Evangelho de Lucas (11: 37-40), no mesmo contexto, Jesus disse: “Vós outros, fariseus, pondes grande cuidado em limpar o exterior do copo e do prato; entretanto, o interior dos vossos corações está cheio de rapinas e de iniquidades. Insensatos que sois!”  

Os judeus haviam desprezado os verdadeiros mandamentos de Deus para valorizar em demasia as práticas exteriores que eles haviam estatuído com rígida observância, pois muito mais fácil praticar atos exteriores do que se reformar moralmente, ou seja, lavar as mãos do que limpar o coração.

Ainda hoje, verificamos o mesmo com a doutrina moral do Cristo que, muitas vezes, fica em segundo plano, a exemplo dos antigos judeus, considerando mais garantida a salvação por meio das práticas exteriores do que pelas da moral. É a essas condutas formais feitas pelos homens à Lei de Deus, que Jesus alude: ““Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada”.


sexta-feira, 4 de março de 2022

Qual deles você quer ser como referência?


 

Referencias de três  Homens na Terceira Carta de João - Qual Deles você quer ser? III João 1:1-14

João escreveu três epístolas. Entre seus cinco livros no Novo Testamento, João escreveu três epístolas: a primeira para os Cristãos em geral, a segunda a um indivíduo, uma senhora não identificada; e esta terceira a um homem cristão chamado, Gaio.

Em suas duas primeiras cartas, João instruiu: "Amai-vos uns aos outros". Nesta terceira carta, ele demonstra, na pessoa de Gaio como deve ser feito.

Segundo menor livro.

Esta terceira epístola contém 14 versos, um verso a mais que segundo João, mas quatro palavras a menos. O primeiro verso é a introdução e os dois últimos versos são a conclusão.

III João fala de três homens típicos em toda igreja.

Esta terceira carta é escrita em torno desses três homens:

O primeiro é Gaio, no versículo 1;

O segundo é Diótrefes, no versículo 9;

O terceiro é Demétrio no versículo 12.

Estes três homens são encontrados em praticamente todas verdadeira igreja cristã do mundo.

Existe três homens no Novo Testamento chamado Gaio. Dois deles são encontrados em Atos 19 e 20. Em Atos 19:29, lemos: "A cidade inteira foi cheia de confusão, e arrebatando a Gaio e a Aristarco, homens de Macedônia”. Macedônia era uma província ou estado na Europa, por isso este é o Gaio da Macedônia.

Em Atos 20:4, nós encontramos o segundo Gaio, que foi um dos homens que Paulo acompanhado da Europa à Ásia: "E acompanhou-o, até a Ásia, Sópatro de Beréia, e dos de Tessalônica, Aristarco e Segundo, e Gaio de Derbe”. Derbe era uma cidade na Ásia, na província de Licaônia (Atos 14:6). Portanto, estes dois homens chamados Gaio não são o mesmo homem.

Em I Coríntios 1:14, encontramos o terceiro Gaio: "Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei (Coríntios), senão a Crispo e Gaio." A Epístola aos Romanos foi escrita em Corinto, onde este Caio viveu.

Em Romanos 16:23, lemos: "Saúda vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a Igreja." toda a Igreja? Sim, Paulo disse, todos nós encontramos na casa de Gaio. Sua casa estava sempre aberta. Ele era um hospitaleiro. Este é o Gaio da terceira epístola de João.

I. Gaio - Gracioso e Piedoso. V. 1-8.

A. Gaio era profundamente amado. V. 1. “O presbítero ao amado Gaio, a quem, na verdade, eu amo."

B. Gaio recebeu oração. V. 2.

III João 1:2: "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma."

C. Gaio era respeitado. V. 3-4.

III João 1:3, "Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na

verdade. (4) Não tenho maior alegria do que ouvir que meus filhos andam na verdade".

D. Gaio era generoso. V. 5-7.

III João 1:5: "Amado, procedes fielmente tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos; (6) que em presença da igreja testificaram da tua caridade, aos quais, se conduzirdes como é digno para com Deus farás; (7) Por que, pelo seu nome saíram, nada tomando dos gentios".

E. Gaio era um exemplo a seguir. V. 8.

III João 1:8: "Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade."

II. Diótrefes - Ditatorial. V. 9-11. (autoritário, dominante)

A. Diótrefes era um cristão carnal. V. 9.

III João 1:9, "Tenho escrito a igreja; mas Diótrefes, que gosta de tem a primazia entre eles, não nos recebe."

B. Diótrefes era diabólico. V. 10.

III João 1:10, "Pelo que, se eu for, trarei a memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas, e, não contente com isto, nem recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja."

C. Diótrefes era um péssimo exemplo. V. 11.

III João 1:11 "Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus, mas aquele que pratica o mal não tem visto a Deus".

III. Demétrio - Confiável. V. 12-14.

A. Demétrio tinha um bom testemunho. V. 12.

III João 1:12, "Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.”

Conclusão: Versos 13-14.

III João 1:13, "Tinha muito que escrever, mas não quero escrever-te com tinta e pena. (3 João 1:14) Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face. A paz seja contigo.Os amigos te saúdam. Saúda os amigos pelos seus nomes."

Como já discutido no final da Segunda Epístola de João, há dois tipos de espirituais (e outra forma de comunicação): Papel e tinta na comunicação é importante. Hoje, isso incluiria E-mail, fax, cartas, sedex, telefone, rádio, áudio e vídeos etc., etc., e João não sabia nada sobre tudo isso. A carta de João foi uma grande coisa, tanto na escrita como na entrega Cara a cara a comunicação é ainda mais importante. Todos nós precisamos do cara a cara para ministrar aos outros. Nós não somos chamados para ser eremitas.  Fomos chamados para ser comunicadores... testemunhas. A igreja local é a resposta de Deus a esta necessidade. Cada crente deve ser um membro ativo participante, crendo na Bíblia e na pregação da igreja... e em que a igreja local deve investir tempo.

Quatro situações negativas que afastam irmãos da vida cristã.

 SITUAÇÕES que nos esfriam na vida cristã. 1: 2 Timóteo 4: 6-8. 2: Romanos 8: 35-39. Você sabia que os rios nascem nos lugares mais altos da...