A Ama de Mefibosete.
A bíblia traz muitos relatos de pessoas que influenciaram a história, mas que continuaram anônimas. O fato de não ter o seu nome mencionado não as impediu de deixarem grandes ensinamentos para nós.
Hoje vou compartilhar ensinamentos da vida dessa mulher. II Samuel 4:4. Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Era da idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então, sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou manco. Seu nome era Mefibosete.
Este homem era nascido em berço de ouro, ele tinha tudo para viver uma vida de príncipe. Pois ele era um príncipe, mas, alguma coisa aconteceu que ele precisou fugir de sua casa, de seu conforto, pois poderia ser morto. Naquela época, quando um rei era destronado e outro rei assumia, o rei que assumiu o trono mandava matar todos os descendentes do rei anterior, para que não houvesse alguém para reclamar o trono, sabedores disso, a ama de Mefibosete, quando ouviu dizer que o rei Saul havia morrido, ela tomou a criança nas mãos e saiu correndo em disparada para salvar a vida da criança, e por isso ela o deixou cair, na queda a criança quebrou os dois pés, e seus pés se curaram fora do lugar, deixando o garoto coxo.
A intenção daquela mulher, babá de Mefibosete era boa e ela também pensou “se mataram o avô e o pai, o próximo será essa criança”. Cercou-se de alguns cuidados, mas ela tropeçou e a criança caiu!
AMA - a primeira informação que temos é que ela era ama (Mulher que cria uma criança, amamentando-a ou não) - Como ama ela servia a casa do rei. viva em estado de servidão.
SERVA - aquela que vive em estado de servidão, Aquele que não dispõe de bens.
Mesmo em desespero pela morte de seus Senhores, temendo a própria vida essa mulher não para de servir. A Morte a teria desligado de qualquer obrigação, mas ela serve ainda ao pequeno Mefibosete. Deus espera que meu serviço vá além de minhas obrigações.
É possível entender que ela também corria riscos de morte. Quando um reino era tomado, tudo referente ao reinado anterior era destruído para que não houvesse possibilidade de um descendente requerer o trono para si. Então essa babá estava querendo livrar a própria pele, mas ela não pensou só nela. Mesmo diante do seu desespero pessoal ela não abriu mão de salvar o que fosse possível. Ela carrega consigo uma criança de 5 anos. E me chama atenção ainda, que ela vai carregando-o no colo. Poderia ter ido” tocando a vida”, mas não; com todo cuidado e proteção ela carrega no colo.
O que você está carregando no colo? Quanto tempo? Para onde vais?
O único ponto negativo que encontro nesta narrativa é o fato de ela ter tropeçando. Por pior que seja a situação devemos buscar cautela em cada passo. Muitas vezes nos apressamos e deixamos de olhar para onde estamos pisando. O resultado é que o que está em nossas mãos pode cair.
O menino caiu no chão. O que é que estava no teu colo? O teu filho, o teu casamento, o teu sonho, a tua família, o teu emprego, sua missão? Caiu?
Quantos deixaram cair a sua fé, o fogo, a paixão? Onde estão aqueles com um chamado de nobreza? Aqueles que Deus levantou para serem os extensores do Reino de Deus?
Imagine agora essa mulher. Alem de carregar o peso de uma criança de 5 anos, agora ela caminha com choro, dor, traumas, culpa... mas não desiste!
Veja bem o texto não nos dá grandes informações, mas em II Samuel 9:4 diz: E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
A ama de Mefibosete não parou, seu plano não deu certo, mas ela não desistiu. Um tombo não pode te parar. A bíblia não declara, mas é possível perceber que ela chegou ao seu destino e se chegou foi porque não permitiu que as aparentes derrotas se tornassem barreiras para seu alvo. Prossiga, sacode a poeira, vá em frente!
Ah! Um outro ponto importante. Se você se machucar no caminho, vá tratar das feridas. Naquela época não haviam os recursos que existem hoje.
Provavelmente, só depois de algum tempo é que perceberam que aquele tombo causou um aleijão. Existem problemas que se estabelecem em nossa vida porque não damos atenção no devido momento.
Encontre alguém competente
Uma SERVA, sozinha, sem posses, sem salário, e com um menino aleijado, numa cidade desértica. Ela não tinha condições de prosseguir cuidando daquele menino. Devemos perceber quando não temos estrutura para cuidar e devemos passar a responsabilidade para quem possa fazê-lo. Diz a bíblia que o menino esteve sob os cuidados de Maquir (um homem de posse residente em Lo-debar.
ao sabemos se a ama continuou cuidando de Mefibosete, acreditando eu que sim, imagino que sua força, seu ânimo influenciou muito a vida de Mefibosete. Pois texto ainda nos informa que Mefibosete prosseguiu em sua vida (II Samuel 9:12. Ele tinha um bom exemplo de persistência e determinação diante de si. Sua Ama também não deixou que circunstancias contrárias parassem sua caminhada.
Para encerrar, tenho ainda um pensamento. A bíblia não informa, vamos apenas conjecturar. Quem serve é servido! Amém?
Seria a ama ainda viva quando o rei mandou chamar Mefibosete e lhe restituiu suas terras. Mefibosete passou a comer na mesa do rei, e o seu filho era servido por Ziba, seus filhos e servos. Creio eu que havia uma mesa posta para a ama que nunca deixou de servir.
Deus nos abençoe!