quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Samuel

Um jovem que tinha tudo para se contaminar,Más preferiu ouvir sempre a Voz de Deus!
1 Samuel 3;1-10
Samuel foi um profeta, sacerdote e juiz. Ele foi o último juiz de Israel. Ele foi um líder importante na história do povo judeu. Ele era filho de Elcana com Ana. Ele era da tribo de Levi, e viveram em Efraim.
Samuel foi um dos primeiros profetas já registrados na bíblia. Ele ungiu os primeiros reis de Israel Saul e Davi. Ele foi um homem muito usado por Deus e liderou Israel como sacerdote e como chefe militar e político. Ele foi um homem de profunda piedade e discernimento espiritual. Ele se dedicou totalmente para que os propósitos de Deus se cumprissem para o bem do povo de Israel. Ele foi exemplo de fidelidade e obediência a Deus.
A infância de Samuel
Ana, a mãe do profeta Samuel, não podia gerar filhos, e isso a entristecia muito. Ana então resolveu ir até o santuário para pedir a Deus que lhe desse um filho homem.
Ela então orou a Deus dizendo: “Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha” (1 Samuel 1:11).
Estando ela ali ,pedindo a Deus, Ana só conseguia mover a boca. Ela apenas conseguia derramar sua alma perante o Senhor. Um sacerdote chamado Eli vendo que Ana somente movia a boca enquanto orava, sem dizer uma só palavra, achou que ela estava bêbada e a repreendeu.
Ela então respondeu ao sacerdote: “Não, meu senhor, sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho e nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR” (1 Samuel 1:15). Então Eli respondeu a Ana: “Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste”.
Ana então voltou para casa, e passado algum tempo, ela concebeu um filho. Ana o chamou de Samuel, porque Deus atendeu o seu pedido. Assim que Samuel foi desmamado, sua mãe o levou ao santuário, e o entregou para o sacerdócio. Ela o deixou aos cuidados de Eli. Samuel cresceu no santuário, ministrando perante o Senhor.
Samuel viveu em um período em que o Sacerdote Eli e seus dois filhos Hofni e Finéias praticavam todo tipo de promiscuidade no templo do Senhor,Samuel tinha tudo para se contaminar mas se manteve PURO diante do se Senhor e não se CONTAMINOU!
O chamado de Samuel
Uma certa noite, quando Samuel ainda era muito jovem, Deus o chamou. Samuel primeiramente pensou que a voz era de Eli. Então ouvindo ele pela terceira vez a voz, Samuel foi até Eli e disse: “Eis me aqui, por que me chamas?”. Mas Eli disse a ele que não o tinha chamado. Então Eli entendeu que era a voz de Deus e disse a Samuel que quando ele ouvisse novamente a voz lhe chamando, ele deveria responder: “Fala, Senhor, o teu servo te ouve”.
Então pela quarta vez a voz chamou a Samuel, e ele respondeu conforme Eli o orientou. Deus então disse a Samuel que iria trazer julgamento sobre a família do sacerdote Eli, porque os filhos dele eram maus. Essa foi a primeira vez que Deus falou com Samuel.
Passado um tempo, os filisteus atacaram Israel e em batalha os filhos de Eli foram mortos. Quando Eli recebeu a notícia, caiu de sua cadeira e partiu seu pescoço. Deus então fez perecer a família de Eli, porque seus filhos não eram fiéis, e colocou Samuel como sacerdote sobre Israel.
Assim como o Profeta,Juiz e sacerdote Samuel não vamos deixar nos contaminar por NADA DESSE MUNDO!
Para continuarmos a Ouvir sempre a Voz maravilhosa de Deus!
Ap Anderson Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Ama de Mefibosete.

 A Ama de Mefibosete. A bíblia traz muitos relatos de pessoas que influenciaram a história, mas que continuaram anônimas. O fato de não ter ...