sábado, 23 de novembro de 2024

A Benção que eu quero e a benção que eu preciso!


 

A Benção que eu quero e a benção que eu preciso!  

Jacó desde o início desejou Raquel por ser uma moça bonita. Nós não sabemos discernir de fato o que é realmente benção. Léia era quem deveria dar águas para as ovelhas, mas por ter uma enfermidade nos olhos, não fazia este serviço, era Raquel sua irmã quem fazia este trabalho. Pelo costume natural Jacó deveria ter encontrado Léia, porém, o coração do homem é enganoso, Jeremias 17:9-10 O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença são incuráveis. Quem é capaz de compreendê-lo? "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras."

Jacó se encanta com o que ele quer que é Raquel e despreza o que Deus quer que é Léia.

Jacó por não conhecer os desígnios de Deus, quis Raquel. Raquel é uma benção estéril, mas, porque Deus deu Léia, para Jacó? Porque Léia é uma benção que gera. Somente Deus sabe o que faz gerar em nossa vida, o que é preciso e necessário em nossa vida. Geralmente queremos escolher o que queremos, mas Deus sabe o que você precisa em sua vida para que de frutos.

Desejar uma benção estéril (Raquel), é ter uma benção somente para si, mas sem efeito algum. Raquel é uma benção que furta: E havendo Labão ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Raquel os ídolos que seu pai tinha.

Gênesis 31:19

Andar com a “benção” que desejamos, é sofrer angústia. Pois o que queremos, furta nossa paz, pois a benção do Senhor enriquece e não acrescenta dores. A “benção” que queremos, furta de nós toda energia. Raquel tem mistura com ídolos, assim é a “benção” que queremos, cheia de misturas com coisas deste mundo e que nada nos edifica. Desejar tal caminho é sofrer desnecessário. Se causa dores não é benção, é apenas escolha do seu coração.

Já Léia é a benção que você precisa de Deus, é uma benção mesmo, sem mistura, não te furta, não te rouba a paz, é uma benção que gera filhos, isto é, frutos para sua vida. Feliz é a pessoa que consegue dispensar as “benções” que você quer, e fica com a benção que Deus quer para você.

O que você chama de benção, se torna lágrimas e dor na sua vida, mas, a benção que você precisa, serve como um cobertor, e verdadeiramente tu te tornas um abençoado.

Léia gera quatro filhos, sendo que dois são fundamentais: Levi e Judá. O primeiro se torna um serviço a Deus, portanto, a benção que você precisa te leva até a presença de Deus, e de Judá vem o Cristo, ou seja, uma benção que traz Jesus até você. Enquanto a “benção” que você quer te afastar de Deus, a benção que você precisa, te une ao Senhor em uma via de mão dupla.

E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Agora está vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado. Por isso chamou-o Levi.

E concebeu outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao Senhor. Por isso chamou-o Judá; e cessou de dar à luz.

Gênesis 29:34,35

A “benção” que você quer, te deixa sempre no meio do caminho, pois Raquel morre no meio do percurso da vida de Jacó. Já percebeu que toda “benção” que você quer te deixar no meio do caminho te causando muita dor? E ainda chamamos isso de “benção” de processo, quando na realidade, não é benção, é simplesmente escolha do seu coração. Mas a benção que Deus quis para Jacó que foi Léia, esta foi até o fim da vida dele. Benção é o que Deus vem até nós e temos por todo o percurso.

Tem muita gente chamando de “benção” aquilo que não passa de desejo de seu coração, e é melhor você abrir mão, pois os caminhos de seu coração trazem muita angústia. Que possamos dispensar os desejos do nosso coração e ficar com aquilo que Deus quer, pois a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.

Agora você decide, caminho de vida ou caminho de morte. A escolha é completamente responsabilidade sua.

Ap. Anderson Camargo.

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Quatro fazes na vida de um homem e mulher de Deus, más nunca esqueça da Gilgal que você começou!


 Quatro fazes na vida de um homem e mulher de Deus, más nunca esqueça da Gilgal que você começou!

O chamado de Eliseu - II Reis 2: 1-7 - Sucedeu, pois, que, havendo o SENHOR de elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu com Eliseu de Gilgal. E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Porém, Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim foram a Betel. Il Reis 2:1-7. Quando Elias encontrou Eliseu e o chamou, ele encontrava-se lavrando a terra com doze juntas de bois. Elias lançou sobre Eliseu a sua capa e a partir daquele momento ele largou tudo e passou a segui-lo. Eliseu despediu-se de seu pai e de sua mãe, matou uma junta de bois e os cozeu com os aparelhos, dando-os ao povo para que comesse. Depois de tudo isso partiu, seguindo Elias e o servindo.

O CHAMADO

Quando o homem é chamado pelo Senhor, estando envolvido com as coisas e trabalhos deste mundo, precisa colocar a Obra como prioridade na sua vida (Mt 10:37. Sem a necessidade de que o Senhor se explique e sem argumentos, pois quando o Senhor chama alguém, toca profundo no seu espírito. O homem começa então um processo de rompimento com o seu passado, com suas tradições e com seus antigos pecados (Fil 3: 13- 14 ... Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus).

Quando atendemos ao chamado do Senhor, o Espírito Santo começa uma Obra em nossas vidas que se desenvolver gradativamente ao longo da caminhada. Nós não temos estrutura para suportar uma mudança repentina e de uma só vez, por isso o Senhor vai trabalhando em nós e nos edificando, dia a dia, até chegarmos à estatura de "varão perfeito" (II Tm 3: 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra).

ELIAS CONDUZ ELISEU - O HOMEM É PROVADO

A obra na vida de Eliseu, depois do seu chamado, começou em Gilgal, quando Elias ordenou que este permanecesse naquele lugar, até que ele chegasse ao Jordão. Eliseu disse que não ficaria, mas que o seguiria aonde ele fosse. Vemos na Palavra que, a partir daí, Elias (que é um tipo do Senhor Jesus) conduz Eliseu a vários lugares, que representam fases da Obra na sua vida, e nelas ele é provado para que alcance crescimento e maturidade espiritual.

Podemos observar também algo muito importante, que não podemos desconsiderar, depois de passar por essas quatro fazes o Profeta Eliseu VOLTA A GILGAL, ou seja se eu quero voltar ser o que era antes, ou jamais perder a essência, continuar sendo fervoroso, cheio do Espírito Santo, avivado com o primeiro amor, eu preciso voltar a GILGAL, como está escrito no livro do Apocalipse 2: 4-6. 

E voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra; e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume e faz um caldo de ervas para os filhos dos profetas. Então, um saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela a sua capa cheia de coloquintidas; e veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam. Assim, tiraram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo-os daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer. Porém ele disse: Trazei, pois, farinha. E deitou-a na panela e disse: Tirai de comer para o povo. Então, não havia mal nenhum na panela (II Reis, 4.38-41).

Muito interessante isso, porque onde há o primeiro amor, fervor, fé, Espírito Santo, essência de Deus etc. Não haverá morte na panela, o fogo revela o VENENO de quem está vivendo o PRIMEIRO AMOR, portando nunca se esqueça da GILGAL, de onde você começou! 


PRIMEIRO – Gilgal Foi em Gilgal que Josué circuncidou os filhos de Israel antes de entrarem na Terra Prometida. Gilgal significa "círculo", representa espiritualmente a nossa necessidade de ter comunhão com o Senhor pelo despojamento da carne e do velho homem com seus pecados e vícios. Há muitos que param logo no início da caminhada, quando se deparam com esta prova.

A carne muitas vezes está profundamente arraigada e a libertação dela se torna pesada demais para muitos. Mas, assim como Eliseu não parou ali, seguindo adiante, nós também devemos fazer o mesmo, isto é, prosseguir após o rompimento com as coisas da velha natureza (Is 43: 18).

SEGUNDO – Betel. Foi o segundo lugar onde Elias e Eliseu chegaram. Betel significa "Casa do Senhor' e representa a segunda fase da caminhada. Elias provou Eliseu ordenando que este permanecesse em Betel, mas ele respondeu que não o deixaria e que o seguiria aonde fosse. Em Betel, Eliseu encontrou alguns filhos de profetas que sabiam tudo o que aconteceria a Elias, no entanto, não se moveram dali para testemunhar o seu arrebatamento.

Depois do novo nascimento, devemos passar por Betel, que aponta para a nossa necessidade de estar na igreja, no corpo. É a nossa necessidade de compreender que precisamos estar na casa do Senhor para recebermos os benefícios da vida no corpo e sermos edificados no conhecimento da doutrina revelada na Palavra e crescermos na comunhão com os irmãos.


E na igreja que nós ouvimos a voz do Senhor, somos abençoados pelo derramar do Espírito através dos dons, dos louvores, das mensagens etc. Não é possível crescer espiritualmente fora da igreja e do corpo, pois é nela que o Senhor opera a benção e a vida para sempre (SI 133).

Há muitos, porém (os filhos dos profetas - os que já alcançaram novo nascimento), que são negligentes e não se preocupam com seu crescimento espiritual, pois param nesta fase. Outros têm iniciado a caminhada, avançando até compreenderem a importância da igreja nas suas vidas, mas param por aí, tornando-se estáticos e infrutíferos, muitas vezes são assíduos aos cultos, mas não sabem fazer outra coisa que dê maior dinamismo às suas vidas.

TERCEIRO – Jericó. Depois de Betel, os dois servos do Senhor foram até Jericó, e lá mais uma vez Elias submeteu Eliseu a outra prova, ordenando-lhe que ficasse naquela cidade. No entanto, ele venceu mais esta prova dizendo que não o deixaria. Mais uma vez Eliseu encontrou outros filhos de profetas na mesma situação que os de Betel: Parados ali, observando de longe a Elias e Eliseu que seguiam viagem. Jericó significa "lugar da fragrância".

Apontando para o testemunho do servo diante do mundo, da evangelização, do proclamar as boas novas da salvação e da volta do Senhor Jesus para as pessoas necessitadas. É a fase da instrumentalidade, quando o servo exala o

"bom perfume de Cristo" por onde ele passa (II Cor 2: 14-15) atraindo outras pessoas para a presença do Senhor.

Esta fase tem muita abrangência na vida dos servos. É nela que o Senhor levanta seus servos para as diversas funções na igreja, como por exemplo: Obreiros, diáconos, ministérios, componentes de grupos de intercessão, louvor, senhoras, culto profético, professoras de crianças e adolescentes etc.

QUARTA – Jordão. O último lugar onde Elias e Eliseu foram foi o rio Jordão. Lá diante do olhar curioso dos filhos dos profetas, que pararam bem longe, Elias dobrou sua capa e com ela feriu as águas do Jordão que se abriram em duas bandas, para que passassem a pés enxutos. Depois disso, o profeta Elias foi arrebatado aos céus num redemoinho, diante dos olhos de Eliseu.

Foi diante do Jordão que Josué e o povo de Israel se prepararam para tomar posse da Terra Prometida. O Jordão representa o momento do arrebatamento, quando os céus se abrirão e o Senhor Jesus juntamente com a igreja fiel entrarão para as Bodas do Cordeiro.

É a fase final da nossa caminhada, que só se completará se prosseguirmos até o final, sem pararmos em momento algum.

II Reis 2:1-7. A Palavra mostra que a vida espiritual é uma caminhada dinâmica, e que nunca devemos parar para não perder a bênção do arrebatamento. Enquanto estamos na revelação temos a vida, por isso devemos andar nela todos os dias até o momento do arrebatamento.

No momento final da sua caminhada, Eliseu precisou ter os olhos firmados em Elias para não perder a benção pela qual lutou. Assim também, nesta última hora, devemos ter os olhos da fé firmados no

Senhor para que possamos ter a esperança de sermos arrebatados também, onde o nosso corpo mortal será transformado em corpo imortal para termos a vida eterna em toda a sua plenitude (1 Cor 15: 51-54). II Reis 2: 1.

Ap Anderson Camargo.


segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Anzol no nariz e freio na boca.


 Anzol no nariz e freio na boca.

II Crônicas 31.20,21 e 32.1-8 e 21-23

Ezequias foi um grande homem de Deus, um importante rei de Judá. Foi ele que reformou a comunhão do povo de Deus restituindo o culto, a Páscoa, os sacrifícios e abolindo a idolatria no meio do povo de Deus. O texto diz que mesmo assim, “depois de toda sua fidelidade’, o inimigo, representado por Senaqueribe, o temido rei do império da Assíria o tentou destruir. Acontece que Ezequias era um homem temente a Deus e não quis lutar sozinho, mas pediu forças ao Senhor.

Ele com o profeta Isaias oraram ao Senhor, O Senhor falou através do profeta Isaias 37:29. Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua arrogância subiu até aos meus ouvidos, portanto porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio na sua boca, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste

Vamos refletir no exemplo de Ezequias e aprender como enfrentar os problemas com ajuda de Deus e extrairmos seis lições no final desse esboço. Depois de Ezequias ter sido tão fiel o arrogante rei Sírio Senaqueribe se levantou! Quando as cartas de afronta chegaram até Ezequias ele se lembrou de 2 Crônicas 7: 14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

Como lutar com ajuda de Deus? 

1- Ser fiel: II Crônicas 31.20,21

Como Ezequias, devemos ser fiel ao Senhor, em todo o tempo “em toda obra”, em todo lugar “em todo Judá”, e com integridade “de todo o coração”, pois a fidelidade faz com que o inimigo não tenha legalidade para nos derrotar, e liberar a bênção de Deus como Ezequias que “prosperou”, por causa de sua fidelidade.

2- Depender de Deus: II Crônicas 32.1

Mesmo sendo fiéis, enfrentamos lutas que servem para nos ensinar a depender de Deus ara tudo em nossa vida. Enquanto estivermos neste mundo enfrentaremos lutas e obstáculos que servirão para engrandecer o nome de Deus em nossas vidas.

3- Tapar as fontes para o inimigo: v.3,4

Ezequias teve uma ideia maravilhosa. Para subir a Jerusalém é muito alto e a pessoa vai subindo devagar, por isso o povo de Deus, fez fontes de água nas subidas para que conseguissem chegar no alto da cidade ao caminhar. Essas fontes eram um alívio para o caminhante da cidade santa, mas para os inimigos seria uma força para derrotar o próprio povo de Deus. Por isso Ezequias resolveu tapar todas as fontes. Junto com o povo fizeram isso. Assim o inimigo não iria usufruir de sua água, nem mesmo ter forças para subir ao alto de Jerusalém.

Do mesmo modo que Ezequias precisamos aprender a tapar todas as fontes do inimigo em nossas vidas. Esgotar tudo aquilo que alimenta o pecado. Enfraquecer o inimigo de nossas vidas para que não nos alcance.

4- Restaurar os muros: v. 5

Os muros da cidade estavam defeituosos e precisavam ser reformados e reforçados para que quando o inimigo chegasse, já sem forças, não conseguisse romper as barreiras.

Deste modo também precisamos restaurar os muros de nossas vidas e nos proteger contra toda investida do inimigo. Tapar as brechas para não ser pego de surpresa.

Ezequias fez três coisas para reforçar a proteção do povo de Deus: Ergueu torres nos muros para que soldados estivessem de vigia olhando de onde vem o inimigo e anunciando qualquer perigo. Isso significa VIGILÂNCIA, estar alerta a todo o tempo (Marcos 14.38).

- Outro muro por fora do muro já reforçado e com torres. Isso significa colocar alguém por perto, estar cercado por outras pessoas para não correr risco de ser pego sozinho. Isso é possível através da COMUNHÃO na igreja com outros irmãos (Hebreus 10.25).

- Mais armamento para o povo. Isso significa PREPARAÇÃO para a batalha. Todos devemos estar armados com a Armadura da Fé (Efésios 6.10-17).

5- Fortalecer o coração: v.6

De nada adiantaria enfraquecer o inimigo tapando as fontes de água, restaurar os muros, fazer torres, outro muro por fora e armar o povo se estes estivessem com o coração temeroso e desanimado. Ezequias “falou ao coração do povo” para que ficassem mais animados para lutar e confiantes no Senhor.

Por isso precisamos nos equipar para a Batalha, mas também nos preparar interiormente. Ter força espiritual para batalhar.

6- Crer que Deus é maior: v.7,8

Além de tudo é preciso ter fé de que Deus é maior do que tudo e todos. A fé de Ezequias era em um Deus que tem o “braço forte” e que “luta as nossas batalhas”.

7- Receber a vitória por INTERVENÇÃO Divina: II Crônicas 32.21-23

Nesta batalha Ezequias não teve que fazer nada, além de ver Deus defendendo-o dos seus inimigos e como Diz o texto ele teve “paz por todos os lados”, porque o Senhor o defendeu. Do mesmo modo, quando confiamos no Senhor ele nos defende e intervém ao nosso favor derrotando o inimigo.

Creia no Senhor que luta por você e te defende porque Ele é maior do que tudo e todos. Quando somos fiéis ao Senhor, aprendemos a depender de Deus no meio das dificuldades. Quando tapamos as fontes que o inimigo encontra em nossas vidas e reconstruímos os muros para nos proteger ficamos livres de muitos desgastes. Por isso, precisamos fortalecer nosso coração e crer que Deus é sempre maior para intervir de forma poderosa.

Deus interveio e derrotou 185 mil soldados de Senaqueribe com APENAS UM ANJO. 2 Crônicas 32 – Isaias 36 e 37 e 2 Reis 18 e 19.

Mais algumas lições que podemos extrair desse episódio. 

PRIMEIRA LIÇÃO – O inimigo antes de atacar ele tenta te INTIMIDAR para desestruturar e causar dúvida acerca do seu chamado.

SEGUNGA LIÇÃO - A Carta do inimigo não é maior do que a carta de Deus! (PALAVRA)

TERCEIRA LIÇÃO – As crises revelam do que você é feito. Ou você é feito de fé ou incredulidade!

QUARTA LIÇÃO - Isaias 36:10 – Senaqueribe está dizendo que foi Deus que falou com ele, CUIDADO COM OS SENAQUERIBES DO NOSSO TEMPO.

QUINTA LIÇÃO – Deus não compete com ninguém, Deus enviou só um Anjo.

SEXTA LIÇÃO – Quem meche com homem e mulher de Deus, está mexendo com Deus Isaias 37:23 Deus falou que Senaqueribe estava mexendo com Ele, antes do Apostolo Paulo se converter ele pensava que estava perseguindo aos cristãos, mas em Atos 9:4-5 Saulo caiu no chão e ouviu a voz dizendo Saulo, Saulo porque me pespegues.

Ap Anderson Camargo.


sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Três venenos para cada picada da serpente.


 “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim também sejam, de alguma sorte, corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo”. 2 Coríntios 11:23.

Nesta carta, Paulo demonstra um sentimento de cuidado e preocupação pelos crentes de Corinto.

Quando lemos atentamente a segunda epístola de Paulo aos Coríntios, capítulo 11, somos impressionados pela simplicidade da exortação que ele dirige a uma igreja que conhecia e vivia os dons e as manifestações do Espírito. Em particular, o versículo 3 nos remete ao princípio da criação e à queda, destacando nossa herança de rebeldia. Satanás é retratado aqui como uma serpente, fazendo referência a Gênesis 3. Vale notar que, ao escrever aos coríntios, Paulo menciona várias vezes nosso adversário, o diabo. Ele alerta que Satanás utiliza diversos subterfúgios para atacar os cristãos.

Paulo nos adverte sobre os mesmos enganos que podem nos afastar da simplicidade que há em Cristo. O termo “simplicidade” em 2 Coríntios 11:3 traduz-se como “sinceridade, devoção única“. Um coração dividido leva a uma vida corrompida e a um relacionamento destruído.

Vamos analisar as três picadas da serpente e como resistir a elas.

A primeira picada e o primeiro veneno; A DÚVIDA.

“É assim que Deus disse?” (Gênesis 3:1). A serpente induziu Eva a duvidar da Palavra de Deus. Quando duvidamos da Palavra de Deus, isso é um sintoma de rebeldia. A dúvida corrompe os sentidos exatos da verdade, nos afastando da simplicidade do evangelho.

Exemplo de resposta: Jesus enfrentou a tentação no deserto afirmando: “Está escrito” (Mateus 4:4,7,10). Devemos confiar plenamente na Palavra de Deus e não alimentar dúvidas a respeito dela.

Segunda picada e o segundo veneno: A MENTIRA.

“Certamente não morrereis.” (Gênesis 3:4) A serpente contradiz diretamente a Palavra de Deus. Deus disse: “Certamente morrereis” (Gênesis 2:17). O diabo, porém, disse: “Certamente não morrereis“.

Consequências da mentira: Uma vez corrompidos os sentidos da exatidão, é fácil substituir a verdade por mentira. Vemos hoje a colheita de enganos no meio evangélico, resultando em mortandade espiritual.

Necessidade de discernimento: Precisamos estar atentos à verdade da Palavra e rejeitar as mentiras que corrompem nossa fé. A vida verdadeira está na obediência a Deus e não em seguir enganos.

A terceira picada e o terceiro veneno: A SOBERBA. 

“Sereis como Deus.” (Gênesis 3:5) A serpente apela à soberba humana. Soberba foi o pecado original de Satanás: “Até que se achou iniquidade em ti” (Ezequiel 28:15). A soberba leva à ruína: “A soberba precede a ruína” (Provérbios 16:18).

Exemplo de humildade: Jesus nos ensinou a humildade: “Quem quiser ser o maior, será o servo” (Marcos 10:43-45). Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tiago 4:6). 

A serpente continua tentando corromper nossos sentidos e nos afastar da simplicidade que há em Cristo. As três picadas e três venenos – a dúvida, a mentira e a soberba – são estratégias antigas, mas ainda eficazes. Devemos resistir a essas tentações com firmeza na Palavra de Deus, discernimento espiritual e humildade. Vamos nos manter firmes na simplicidade do evangelho de Cristo, vivendo uma fé autêntica e plena na verdade de Deus.

Ap Anderson Camargo.

Qual desses três vasos é você?


 2 Timóteo 2:20-21. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.

Há uma metáfora do Vaso na Bíblia

Primeiro. Vasos (barro) nas mãos do Oleiro 1. Isaías 64:8 – “Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós somos o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos.”

Segundo. Deus molda e forma nossas vidas para cumprir Seu propósito.                                                                                                                                                                                                              Terceiro. Tipos de Vasos. Vasos de honra e vasos de desonra (2 Timóteo 2:20-21).Como cristãos, Deus nos chama a ser vasos de honra, purificados e preparados para toda boa obra.

Deus quer restaurar e renovar seus vasos!

Primeiro. Deus restaura os vasos quebrados e purifica os vasos sujos para Sua glória.

Segundo. A metáfora do vaso nos ensina sobre a importância da submissão a Deus e da renovação espiritual.

Qual o propósito dessa palavra? 

Explorar três condições do vaso reprovado: trincado, quebrado e sujo.

Nesta pregação, vamos examinar essas três condições à luz da Palavra de Deus e aprender como podemos ser restaurados pelo nosso Senhor Jesus.

Primeiro - Vaso Trincado.

“Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.” Apocalipse 2:4. A trinca no vaso representa a perda do primeiro amor, Jesus repreende a igreja de Éfeso por ter abandonado seu primeiro amor. a paixão inicial por Cristo diminuiu, resultando em uma vida espiritual frágil e comprometida.

Consequências da trinca: Um vaso trincado não pode reter água; assim, uma fé trincada não pode sustentar uma vida espiritual abundante. A trinca permite a entrada de impurezas e a saída daquilo que é precioso.

O Oleiro restaura vasos trincados: Voltar ao primeiro amor requer arrependimento e renovação da devoção a Cristo. “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” (Salmo 51:17) “E o Deus de toda a graça… ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.” (1 Pedro 5:10)

Segundo - Vaso Quebrado. 

“Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado.” Salmos 32:12. O vaso quebrado simboliza uma vida devastada e sem propósito. Davi se sentiu abandonado e quebrantado, comparando-se a um vaso quebrado. Sentimentos de desespero e inutilidade podem nos acometer quando nos afastamos de Deus.

Consequências do vaso quebrado: Um vaso quebrado é incapaz de cumprir seu propósito original. Fragmentos de uma vida quebrada causam dor e ferem tanto a nós quanto aos outros.

O Oleiro restaura vasos quebrados: Deus é especialista em restaurar vasos quebrados. “Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso…” (Jeremias 18:4). “enviou-me a restaurar os contritos de coração…” (Isaías 61:1) A cura vem por meio da entrega total a Deus, permitindo que Ele nos refaça segundo Sua vontade.

Terceiro - Vaso Sujo. “Também todo o vaso aberto, sobre o qual não houver pano atado, será imundo.” Números 19:15. O vaso sujo representa uma vida contaminada pelo pecado. Um vaso aberto e exposto sem proteção torna-se impuro. A falta de vigilância espiritual nos torna vulneráveis à contaminação pelo pecado.

Consequências do vaso sujo: A impureza impede nossa comunhão com Deus e afeta nosso testemunho. A sujeira espiritual nos afasta da santidade que Deus requer de nós.

O Oleiro restaura vasos sujos: “o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” (1 João 1:7). “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.” (João 15:3) “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9).

Embora possamos nos encontrar trincados, quebrados ou sujos, a graça de Deus é suficiente para nos restaurar. Como vasos nas mãos do Oleiro, devemos permitir que Ele nos molde, repare e purifique para que possamos cumprir Seu propósito. Hoje é dia oportuno para voltar ao nosso primeiro amor. Hoje é dia que podemos ser curados de nossas quebras e purificados de nossas impurezas. Vamos viver como vasos de honra para a glória de Deus. Amém!

Ap Anderson Camargo.

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Para Deus tem jeito!

 

Para Deus tem jeito!

Ezequiel‬ ‭37.1-10‬

O que é um vale de ossos secos? É o fim da esperança

Uma situação para a qual você não vê saída. Um fundo do poço. Uma situação financeira de falência. Um casamento a beira do caos. Um filho nas drogas etc.

No capítulo anterior há uma promessa de Deus para sua vida!

Confira Ezequiel 36:23 Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Você pode declarar na sua vida que você tem promessa de Deus!

A palavra de Deus também diz em Jó 14:7-9 “Até uma árvore tem esperança; se é cortada, pode voltar a brotar e produzir ramos e folhas. Mesmo quando as raízes envelhecem e o tronco seca, ainda assim, regada pela chuva, ela brotará e dará ramos, como se fosse uma planta nova.

Portanto tão somente creia!

TEM JEITO SIM! Como? 

Tem um vale de ossos secos em sua vida? 

A resposta vem do Senhor:

‭‭1) CREIA NO PODER DE DEUS 

Diante de um vale de ossos secos, surge uma pergunta: poderão tornar a viver esses ossos? A pergunta tem uma resposta clara, NÃO! Mas, quando a pergunta é feita pelo Todo Poderoso, a resposta não é aquela que concorda com a lógica humana e natural. 

 2) PROFETIZE AOS OSSOS – PREGUE A PALAVRA

Profetizar é pregar a Palavra de Deus. Tem jeito sim, mas este jeito está condicionado à pregação da Palavra de Deus.

"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração" (Hebreus 4.12 ).

A pregação do profeta causou um reboliço em meio aos ossos, ao pregarmos a Palavra de Deus o que pode acontecer? 

3) PROFETIZE AO ESPÍRITO – ORE

Como se profetiza ao Espírito? Orando.

Como nossa oração pode mudar uma situação? A oração tem o poder de mudar todas as coisas.

Tem um vale de ossos secos em sua vida? Um fundo de poço? Uma situação que não tem mais jeito? Deus pergunta a você, tem jeito?

Ap Anderson Camargo

sábado, 9 de novembro de 2024

OITO LIÇÕES! Jefté


 Juízes 11:1. OITO LIÇÕES! Jefté 

PRIMEIRA – Não deixe o, PORÉM te parar, sempre haverá um, porém para nos tentar parar, havia um, porém na vida de Ana, havia um porém na vida de Abraão, entre você e a vitória sempre haverá um porém, Deus quer te usar porém existe os traumas do passado, se acha incapaz demais, tem um vicio querendo te atrapalhar, seja um cristão valente jogue por terra todos os poréns que já foram vencidos na cruz pelo sangue de Jesus. Hebreus 11:32-33. Vença todos os, porém em nome de Jesus amem! 

SEGUNDO – A rejeição sempre estará na rota de quem é chamado, a rejeição dos homens não anula a escolha de Deus, não tem como ser chamado, ser aceito, sem antes ser rejeitado. Até na cidade de Tobe Jefté continuou exercendo as habilidades de liderança, não adianta rejeitar quem foi separado por Deus para um proposito, tentaram fazer isso com Moises, Davi, José, O próprio Jesus. (A REJEIÇÃO NA VIDA DE JEFTÉ SÓ SERVIU DE ADUBO PARA O SEU CRESCIMENTO; TIVERAM QUE CHAMA-LÓ). 

TERCEIRO – Não ignore as qualidades de ninguém, a Bíblia fez questão de destacar primeiro as qualidades de Jefté.

QUARTA – Não se vitimize Vers 2,3 os próprios irmãos o expulsaram de casa, tiraram ele da herança, em seguida Jefté foi para a cidade de Tobe onde avia homens levianos, mas ele se tornou líder, a vida dele não parou por conta desse episódio, ele não se trancou dentro de uma caverna, não se vitimize por causa do abandono. Há um futuro lindo te esperando!

QUINTO – Nem sempre os melhores lutarão do seu lado, homens levianos se juntaram a Jefté, com Jesus foi assim, com Davi foi assim, pessoas que precisam ainda ser lapidadas se aproximam de nós também para que elas tenham as suas vidas transformadas!

SEXTO – Não tente agir na força do seu braço, Jefté entregou tudo nas mãos de Deus!

SÉTIMO – Você não precisa de padrinhos, você só precisa de Deus. Os mesmos que o rejeitaram, mandaram chamá-lo.

OITAVO – Ser precipitado pode custar muito caro! Jefté também foi falho, Vers 31. CUIDADO com precipitação!

Ap Anderson Camargo.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Raquel: a benção que você quer. Léia: a benção que você precisa.


 Genesis 29:18. Raquel: a benção que você quer. Léia: a benção que você precisa

Jacó desde o início desejou Raquel por ser uma moça bonita. Nós não sabemos discernir de fato o que é realmente benção. Léia era quem deveria dar águas para as ovelhas, mas por ter uma enfermidade nos olhos, não fazia este serviço, era Raquel sua irmã quem fazia este trabalho. Pelo costume natural Jacó deveria ter encontrado Léia, porém, o coração do homem é enganoso, e ele se encanta com o que ele quer que seja Raquel e despreza, o que Deus quer que é Léia.

Jacó por não conhecer os desígnios de Deus, quis Raquel. Raquel é uma benção estéril, mas, porque Deus deu Léia, para Jacó? Porque Léia é uma benção que gera. Somente Deus sabe o que faz gerar em nossa vida, o que é preciso e necessário em nossa vida. Geralmente queremos escolher o que queremos, mas Deus sabe o que você precisa em sua vida para que de frutos.

Desejar uma benção estéril (Raquel), é ter uma benção somente para si, mas sem efeito algum. Raquel é uma benção que furta: E havendo Labão ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Raquel os ídolos que seu pai tinha. Gênesis 31:19

Andar com a “benção” que desejamos, é sofrer angústia. Pois o que queremos, furta nossa paz, pois a benção do Senhor enriquece e não acrescenta dores. A “benção” que queremos, furta de nós toda energia. Raquel tem mistura com ídolos, assim é a “benção” que queremos, cheia de misturas com coisas deste mundo e que nada nos edifica. Desejar tal caminho é sofrer desnecessário. Se causa dores não é benção, é apenas escolha do seu coração.

Já Léia é a benção que você precisa de Deus, é uma benção mesmo, sem mistura, não te furta, não te rouba a paz, é uma benção que gera filhos, isto é, frutos para sua vida. Feliz é a pessoa que consegue dispensar as “bençãos” que você quer, e fica com a benção que Deus quer para você.

O que você chama de benção, se torna lágrimas e dor na sua vida, mas, a benção que você precisa, serve como um cobertor, e verdadeiramente tu te tornas um abençoado.

Léia gera quatro filhos, sendo que dois são fundamentais: Levi e Judá. O primeiro se torna um serviço a Deus, portanto, a benção que você precisa te leva até a presença de Deus, e de Judá vem o Cristo, ou seja, uma benção que traz Jesus até você. Enquanto a “benção” que você quer te afasta de Deus, a benção que você precisa, te une ao Senhor em uma via de mão dupla.

E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Agora está vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado. Por isso chamou-o Levi. E concebeu outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao Senhor. Por isso chamou-o Judá; e cessou de dar à Luz. Gênesis 29:34,35. A “benção” que você quer, te deixa sempre no meio do caminho, pois Raquel morre no meio do percurso da vida de Jacó. Já percebeu que toda “benção” que você quer te deixa no meio do caminho te causando muita dor? E ainda chamamos isso de “benção” de processo, quando na realidade, não é benção, é simplesmente escolha do seu coração. Mas a benção que Deus quis para Jacó que foi Léia, esta foi até o fim da vida dele.  Tem muita gente chamando de “benção” aquilo que não passa de desejo de seu coração, e é melhor você abrir mão, pois os caminhos de seu coração trazem muita angústia. Que possamos dispensar os desejos do nosso coração e ficar com aquilo que Deus quer, pois a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.

Agora você decide. A escolha é completamente responsabilidade sua.

Ap Anderson Camargo.

Por que Jesus cuspiu no chão?


 João 9 Por que Jesus cuspiu no chão? Duas informações importantes!

Primeira – por ser um cego de nascença – Segundo os pais desse cego estavam vivos.

O fato dos pais dele estarem vivos revelam uma informação muito importante, segundo a tradição judaica se você tivesse um filho deficiente de nascença, quando ele completasse 13 Anos você poderia deserdá-lo.

Esse homem além de cego foi rejeitado pelo seus pais, por isso ele estava mendigando, naquela época as doenças eram consideradas maldição, por isso os discípulos perguntaram? Quem pecou ele ou o seus pais?

2º Historiadores CUSPIR NO CHÃO ERA UM ATO COMUM QUANDO VOCÊ ENCONTRAVA ALGUÉM QUE TINHA UMA DOENÇA DE NASCENÇA, ESSA PESSOA ERA CONSIDERADA AMALDIÇOADA.

Imagine o cenário o cego que rejeitado pelos seus pais desde os treze anos, agora como homem que cresceu ouvindo CUSPE CAINDO NO CHÃO, pessoas dizendo você é um rejeitado, você é um amaldiçoado, Deus não te aceita, quando Jesus se encontra com esse cego a primeira coisa que Jesus faz é CUSPIR no chão, mas o cuspe de Jesus foi diferente, quando Jesus cura aquele homem através do cuspe Jesus estava dizendo, OLHA! POR MAIS QUE VOCÊ TENHA SIDO REJEITADO PELO SEUS PAIS, POR MAIS QUE A CULTURA DIGA QUE VOCÊ FOI REJEITADO POR DEUS, EU NÃO REJEITO, EU VOU USAR O INSTRUMENTO DA MALDIÇÃO E DA SUA VERGONHA PARA MOSTRAR QUE VOCÊ É AMADO E ACOLHIDO POR DEUS!

Deus está dizendo através dessa palavra aos nossos corações, por mais que você tenha sido rejeitado (a) por mais que você tenha sido envergonhado (a) DEUS VAI USAR O INSTRUMENTO DA SUA VERGONHA PARA MOSTRAR QUE VOCÊ É AMADO POR ELE AMEM! 

A tradição e o uso do cuspe: No Talmude há pelo menos duas referências ao uso do cuspe para cura de doenças. A saliva de um filho primogênito tinha poderes curativos, por isso, era recomendado que todo primogênito passasse cuspe nos ferimentos dos demais familiares. Não era permitido passar cuspe em ferimentos aos sábados. Ao observarmos todo o contexto do Evangelho de João, em que o milagre do cego de nascença está inserido, veremos que em João 8 Jesus dialoga com os fariseus tentando mostrar-lhes que Ele era filho de Deus. Em João 9, Jesus tenta transmitir a todos que era lícito curar também aos Sábados. Assim, ao analisarmos o Evangelho de João para o contexto histórico em que estava inserido, podemos interpretar que ao utilizar cuspe na cura de doentes, Jesus afirmava ser o primogênito de Deus - Ele é o primogênito de toda criação Colossenses 1:15. O primogênito estava doando Sua vida para salvar o homem por completo! Jesus transmitia que o Sábado não era maior que o homem. Jesus era superior a toda e qualquer tradição, estas não eram guia de salvação, más Cristo. O cuspe ou saliva de Jesus ERA ELE DIZENDO minha vida sendo transferida para os doentes. E essa doação repele o mal, cura o corpo, a alma e o espírito. Ap Anderson Camargo.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

ÁGUAS DE MARA E ÁGUAS DE ELIM


 Águas de Mara Êxodo 15:22-24. (ÁGUAS DE MARA E ÁGUAS DE ELIM) Eles ainda tinham água de reserva, e poderiam Glorificar a Deus por isso, por terem encontrado mais água. As águas se tornaram doces como resultado da murmuração, eles tomaram envergonhados. Há 13 quilómetros as águas de ELIM, Deus quis que eles passassem por Mara Primeiro. Mas nem sempre encontramos águas doces durante nossa jornada, algumas vezes as águas são amargas, outras vezes nem existem águas, é a seca, o deserto, a sede.

É importante dizer que águas amargas não são sinônimo de águas poluídas ou impróprias para beber. No caso das águas de Mara, os cientistas fizeram uma análise daquelas águas e constataram que elas são cem por cento potáveis e MEDICINAIS. As águas são amargas, porque estão cheias de minerais, como DOLOMITE que serve para OSTEOPOROSE, dores reumáticas e dores musculares, MAGNÉSIO trazia alívio para a acidez, que são medicinais, ou seja, o povo hebreu poderia ter bebido das águas de Mara sem sofrer nenhum dano.

Nem sempre Deus nos manda águas docinhas para beber, mas sempre nos ensina, nos CURA e nos edifica em tudo o que nos acontece nesta vida. As águas de Mara só ficaram doces naquela ocasião e depois continuam amargas, porém boas para a saúde.

Deus levou Seu povo às águas de Mara para prová-los, para CURA-LOS das enfermidades trazidas do Egito, mas o povo não aceitou, só queria beber águas docinhas. Nós também somos assim, só queremos as coisas boas e muitas vezes não atentamos que as águas amargas têm um propósito EDIFICANTE em nossas vidas.

Vamos em frente. Deus começou a falar com Seu povo em Mara, era uma etapa importante do caminho. Sabe o que aconteceu depois disso? Veja.” (Êxodo 15:27 Elim) Depois das águas amargas, um belo oásis com doze fontes de água e muitas palmeiras, era tudo o que o povo hebreu queria: sombra e água fresca!

Todos nós queremos sombra e água fresca, todos querem vencer, conquistar, desfrutar do melhor da terra e é natural. Todas as promessas do Senhor serão cabalmente cumpridas em nossas vidas, ainda que tenhamos que beber das águas amargas, antes de conquistar o oásis. 

Ap Anderson Camargo.

Quatro situações negativas que afastam irmãos da vida cristã.

 SITUAÇÕES que nos esfriam na vida cristã. 1: 2 Timóteo 4: 6-8. 2: Romanos 8: 35-39. Você sabia que os rios nascem nos lugares mais altos da...