sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Três venenos para cada picada da serpente.


 “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim também sejam, de alguma sorte, corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo”. 2 Coríntios 11:23.

Nesta carta, Paulo demonstra um sentimento de cuidado e preocupação pelos crentes de Corinto.

Quando lemos atentamente a segunda epístola de Paulo aos Coríntios, capítulo 11, somos impressionados pela simplicidade da exortação que ele dirige a uma igreja que conhecia e vivia os dons e as manifestações do Espírito. Em particular, o versículo 3 nos remete ao princípio da criação e à queda, destacando nossa herança de rebeldia. Satanás é retratado aqui como uma serpente, fazendo referência a Gênesis 3. Vale notar que, ao escrever aos coríntios, Paulo menciona várias vezes nosso adversário, o diabo. Ele alerta que Satanás utiliza diversos subterfúgios para atacar os cristãos.

Paulo nos adverte sobre os mesmos enganos que podem nos afastar da simplicidade que há em Cristo. O termo “simplicidade” em 2 Coríntios 11:3 traduz-se como “sinceridade, devoção única“. Um coração dividido leva a uma vida corrompida e a um relacionamento destruído.

Vamos analisar as três picadas da serpente e como resistir a elas.

A primeira picada e o primeiro veneno; A DÚVIDA.

“É assim que Deus disse?” (Gênesis 3:1). A serpente induziu Eva a duvidar da Palavra de Deus. Quando duvidamos da Palavra de Deus, isso é um sintoma de rebeldia. A dúvida corrompe os sentidos exatos da verdade, nos afastando da simplicidade do evangelho.

Exemplo de resposta: Jesus enfrentou a tentação no deserto afirmando: “Está escrito” (Mateus 4:4,7,10). Devemos confiar plenamente na Palavra de Deus e não alimentar dúvidas a respeito dela.

Segunda picada e o segundo veneno: A MENTIRA.

“Certamente não morrereis.” (Gênesis 3:4) A serpente contradiz diretamente a Palavra de Deus. Deus disse: “Certamente morrereis” (Gênesis 2:17). O diabo, porém, disse: “Certamente não morrereis“.

Consequências da mentira: Uma vez corrompidos os sentidos da exatidão, é fácil substituir a verdade por mentira. Vemos hoje a colheita de enganos no meio evangélico, resultando em mortandade espiritual.

Necessidade de discernimento: Precisamos estar atentos à verdade da Palavra e rejeitar as mentiras que corrompem nossa fé. A vida verdadeira está na obediência a Deus e não em seguir enganos.

A terceira picada e o terceiro veneno: A SOBERBA. 

“Sereis como Deus.” (Gênesis 3:5) A serpente apela à soberba humana. Soberba foi o pecado original de Satanás: “Até que se achou iniquidade em ti” (Ezequiel 28:15). A soberba leva à ruína: “A soberba precede a ruína” (Provérbios 16:18).

Exemplo de humildade: Jesus nos ensinou a humildade: “Quem quiser ser o maior, será o servo” (Marcos 10:43-45). Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tiago 4:6). 

A serpente continua tentando corromper nossos sentidos e nos afastar da simplicidade que há em Cristo. As três picadas e três venenos – a dúvida, a mentira e a soberba – são estratégias antigas, mas ainda eficazes. Devemos resistir a essas tentações com firmeza na Palavra de Deus, discernimento espiritual e humildade. Vamos nos manter firmes na simplicidade do evangelho de Cristo, vivendo uma fé autêntica e plena na verdade de Deus.

Ap Anderson Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quatro situações negativas que afastam irmãos da vida cristã.

 SITUAÇÕES que nos esfriam na vida cristã. 1: 2 Timóteo 4: 6-8. 2: Romanos 8: 35-39. Você sabia que os rios nascem nos lugares mais altos da...