segunda-feira, 28 de outubro de 2024

A oração de Jabes


 I Crônicas 4.9-10 A oração tem poder de transformar todas as coisas. Embora não sabemos muito sobre a vida de Jabez, que é citado somente aqui neste texto, a Escritura abriu um parêntese para citar um homem que teve sua vida marcada pela oração.

Baseado nas palavras deste texto pode-se entender a vida de Jabez em três momentos:

-INÍCIO: “sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz”. Jabez começou sua vida com dores e dificuldade, por isso seu próprio nome significa dor, aflição e pesar. Jabez, no hebraico Ya‘bets , procede de uma raiz que significa “afligir”, “pesar” ou “aquele que causa dor”.

-MEIO: “Jabez invocou o Deus de Israel”. Houve um momento na vida de Jabez em que conheceu o poder da oração. A partir de então tudo mudou em sua vida e aprendeu a buscar a Deus.

-FIM: “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos”. Por fim a vida de Jabez foi transformada e deu a volta por cima. Embora tenha causado dores a sua mãe quando nasceu, depois lhe deu mais orgulho que os outros filhos.

Mesmo que você tenha tido um bom começo em sua vida, trabalho, casamentou ou qualquer área, saiba que mais importante é como vai continuar.

Está cansado de sofrer?

Vamos refletir os pedidos de Jabez nesta oração:1- PROSPERIDADE: v.10ª “Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras”

Primeiro Jabez pede a Deus que prospere sua vida com a sua bênção e alargue suas fronteiras lhe dando mais terras ou lugares para viver.

Prosperidade não significa apenas riqueza financeira. Ser próspero é não sentir falta de nada, pois “o Senhor é o meu pastor e nada me faltará” (Salmos 23.1). Prosperar é estar satisfeito e feliz.

Quando Deus prospera sua vida, você é abençoado e vai a lugares que nunca imaginou confiando que “Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4.19). Então peça a Deus que te abençoe em tudo que fizer em sua vida abrindo caminhos para você passar.

Deus quer alargar suas fronteiras!

2- CUIDADO: v.10b “seja comigo a tua mão” 

O segundo pedido de Jabez foi que a mão de Deus cuidasse dele por onde fosse. Jabez não confiava em sua própria mão e sabia que onde Deus coloca sua mão tudo se torna possível.

A mão de Deus é forte e poderosa capaz de “na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos” (Isaías 40.12), de tão grande que é a sua mão. Quando Deus pega alguém para cuidar com sua mão protetora, então não solta, pois “nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43.13). Por isso confie que “o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo” (Isaías 41.13).

Confie sua vida nas mãos de Deus!

3- PROTEÇÃO: v.10c “me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição”

O terceiro pedido de Jabez foi de proteção para sua vida. Estava cansado de sofrer e sabia que teria que enfrentar muitos perigos.

Jesus também ensinou a orar pedindo livramento do mal (Mateus 6.13). Mas o mal que precisamos ser livres além de algo ruim que fizerem contra nós também é o mal que nós mesmos fazemos. Tudo que é mal traz consequências malditas assim como “toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus” (Mateus 7.17).

Vivemos uma crise de segurança no mundo. Quanto mais as pessoas têm, mais precisam de proteção. Uma das consequências da necessidade de proteção é a vigilância ou perca da privacidade. Pessoas que se dizem protegidas estão sendo vigiadas dia e noite por câmeras e seguranças armados. Da mesma forma muitas pessoas acham difícil confiar na proteção de Deus porque perderão sua individualidade e passarão a ser vigiados dia e noite pelo Senhor.

Se você tiver medo de algo peça a proteção de Deus e confie que “Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma” (Salmos 121.3-7).

Deixe Deus proteger a sua vida!

Deus ouve a sua oração e muda sua história! “Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”

A história de Jabez foi resumida em uma vida de oração. Mesmo que tenha começado tão mal, conseguiu terminar muito bem.

Se você não teve um bom começo, peça a Deus que te dê um final feliz. Faça como Jabez e transforme sua vida em uma oração ao Senhor de todo o seu coração.

Deus pode mudar sua história!

Amém!!!

Ap Anderson Camargo.

sábado, 26 de outubro de 2024

Capelania hospital do campo limpo

Temos realizado um lindo trabalho de capelina no hospital do campo limpo, muitas pessoas alcançadas pelo poder de Deus!
Venha fazer parte dessa obra, ou nos ajude a alcançar mais vidas!
WhatsApp 011- 91600-7491  

























 

terça-feira, 22 de outubro de 2024

A barba vai crescer!


 I Crônicas 19:1-6

A história relatada neste capítulo de I Crônicas refere-se a um lamentável incidente diplomático que envolveu Davi e a casa real dos amonitas, representada pelo rei Hanum, sucessor de seu pai, Naás, que havia morrido.  Conforme lemos no primeiro verso, Davi mantivera boas relações diplomáticas com Naás e por isso sentiu-se na obrigação de expressar suas condolências ao novo rei. Davi não sabia das terríveis implicações que seu gesto de amizade lhe trariam.  Tal história é um alerta para nós, acerca de problemas a que estamos sujeitos em nossos relacionamentos.

Pois o texto bíblico conta que Davi resolveu agir com bondade para com o novo rei amonita e mandou uma delegação para transmitir a Hanum seu pesar pela morte do pai (v. 1).  Não há dúvida de que o gesto de Davi era totalmente nobre. A maneira como Hanum respondeu a ação de Davi nos alerta para o fato de que por vezes poderemos colher frutos semelhantes.  Quem sabe você acabe por até se identificar com Hanum – é bem possível que você, em algum momento de sua vida tenha agido de forma semelhante e que hoje seja tocado a rever seus atos e restaurar relacionamentos.

Conselhos ímpios, palavras diabólicas.  Líderes amonitas expressaram palavras cheias de maldade ao rei e contaminaram seu coração com relação a Davi: Achas que Davi está honrando teu pai ao enviar mensageiros para expressar condolências? Não é nada disso! Davi os enviou como espiões para examinar o país e destruí-lo. (I Cr 19:3).  Você sabe que há pessoas que enxergam tudo com maldade – é como se usassem um par de óculos infernais que lhes fazem entender tudo sob uma visão maliciosa.  Sobre isto, Paulo escreveu a Tito: Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. (Tt 1:15).

O que os conselheiros de Hanum fizeram foi semear contenda entre ele e Davi.  Este tipo de papel é apontado pelo Senhor como algo odiável e detestável: o semear discórdia entre irmãos (Pv 6:19).  No mesmo capítulo e Provérbios, há uma referência a este tipo de pessoa perversa: O perverso não tem caráter. Anda de um lado para o outro dizendo coisas maldosas; pisca o olho, arrasta os pés e faz sinais com os dedos; tem no coração o propósito de enganar; planeja sempre o mal e semeia discórdia. (Pv 6:12-14).  Você não pode estar aberto a receber influência de pessoas assim! Mais do que isto, se recuse a ter qualquer semelhança com este tipo de gente. Até porque o verso seguinte descreve a desgraça que certamente vem como recompensa: Por isso a desgraça se abaterá repentinamente sobre ele; de um golpe será destruído, irremediavelmente. (Pv 6:15).

Recebendo o mal como paga a sua bondade.  De acordo com I Cr 19:4, o rei amonita tratou de “humilhar profundamente” a comitiva de Davi – e por conseguinte ao próprio rei de Israel: raspou-lhes a barba, cortou suas roupas, deixando-lhes as nádegas expostas e os expulsou. Como reagir diante de tanta afronta?  Pagando na mesma moeda? A Palavra do Senhor nos ensina a não pagarmos o mal com mal – você sabe quanto isto é difícil! Por exemplo, em Romanos 12 temos uma série de mandamentos com relação a não retribuir o mal: Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem (v. 14); Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos (v. 17); Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor. Ao contrário, se o teu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber... (v. 19,20); Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem (v. 21).

Se em resposta ao seu bem, ele se faz seu inimigo...  A narrativa bíblica sobre a ingratidão dos amonitas não para por aqui.  Hanum contratou mercenários que se aliaram a seu exército para atacar Israel: gastaram 35 toneladas de prata para ter tropas estrangeiras ao lado deles, sendo que somente de carros de guerra, eram trinta e dois mil! (I Cr 19:6). No verso 14, somos informados que tanto os amonitas como os arameus contratados, fugiram de Israel. Uma segunda investida ocorreu, tendo sido contratados outros soldados para enfrentarem Israel. Os versos 17 a 19 descrevem a vitória completa de Davi e de Israel frente a seus inimigos.  Agindo com bondade e confiança no Senhor, Deus sempre agirá em seu favor, como agiu em favor de Davi e de Israel.

Caso você tenha agido como os conselheiros de Hanum, proferindo palavras maliciosas, contaminando corações de irmãos e patrocinando guerras ao invés de ser pacificador, o Espírito Santo agirá em seu coração agora e o levará a quebrantar-se.  Hoje é um tempo de cura para você.  Quem sabe você se deixou levar e pagou a alguém com mal o bem que esta pessoa lhe fez. Pois hoje o Senhor o levará a restaurar seus relacionamentos.

Bispo Anderson Camargo.

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Décimo quarto milagre!


 Elias realizou 7 grandes milagres em todo seu ministério vejamos :

1º - 1º reis 17 – Elias prediz a grande seca de três anos sobre Israel, e não chove durante três anos .

2º - 1º reis 17 :8 – a viúva de serepta que teve a farinha e o azeite multiplicado com a palavra de Elias .

3º - 1º reis 18 – ele apresenta a Acabe e manda reunir todos os profetas de baal no monte Carmelo, e faz descer fogo do céu com sua oração.

4º - 1 º reis 17: 41 – Elias ora no monte Carmelo para que chova e veio uma abundante chuva.

5º 2º reis 1 – Elias se põe no caminho dos mensageiros do rei Acasia e diz para eles fala para o rei acasias que da cama que ele subiu ele não vai descer e o rei morre .

6º  - 2º  reis 1: 9  – Elias declara para o 1º capitão que foi prende-lo e diz se sou homem de Deus desça fogo do céu e te consuma , o fogo queimou todos.

7º  - 2 rei 1 : 11 – Elias declara para  o segundo capitão se sou homem de Deus desça fogo do céu e te consuma e desceu fogo do céu e consumiu todos .        

Então Elias realizou sete grandes milagres na sua vida e Elizeu com a promessa de Deus recebeu porção dobrada na sua vida por sinal se ele ia realizou sete Eliseu realizará 14, mais se você for olhar na bíblia ele realizou somente treze durante sua vida então a promessa não havia se realizado, pela lógica ele teria que realizar quatorze, mais realizou só treze, como fica então a promessa de Deus? , eu te explico meu irmão vejamos os milagres que Elizeu realizou:

1º - 2º reis 2 :13 - Ele logo que recebeu a capa feriu as águas do rio e elas se dividiram em duas partes ele passou pelo meio, era como ele dizendo deixa eu ver se este negócio de promessa é verdadeiro e  se funciona mesmo.

2º - 2eis  2 : 19 –  Eliseu torna saudáveis as águas de Jericó  com um prato de sal .

3º - 2 reis 2 : 23 – Eliseu declara para uns rapazinhos que estavam zombando dele e  diz a bíblia que ele os amaldiçoa , um leão sai do mato e mata todos eles .

4º - 2ºreis 3 17 – Elizeu prediz abundância de águas no vale de Edom, e as águas brotaram e mataram a sede deles .

5º - 2º reis 4 :1 – Elizeu aumenta o azeite da viúva que teve seu marido morto e estava endividada.

6º - 2 reis 4:8 – Elizeu prediz o nascimento do filho de sulamita .

7º - 2 reis 4: 35 – Elizeu ressuscita o filho de sulamita.

8º - 2 reis 4: 38 – Eliseu retira a morte da panela quando os profetas estavam almoçando e um grito há morte na panela, Elizeu deitou farinha na panela e todos comeram e se fartaram .

9º - 2 reis 4 : 42 – Eliseu multiplica os pães e cem homens comem e se fartam .

10º  2 reis 4: 9 – Elizeu manda Naamã se lavar nas águas do rio Jordão e ele ficou curado da lepra .

11º - 2 reis 4: 20 – Elizeu declara que geazi ficaria com a lepra de naamã e isto acontece.

12º 2 reis 6: 1 – Eliseu faz flutuar o machado do discípulo do profeta com um pedaço de pau.

13º 2 reis Eliseu prediz abundância de alimento depois de uma forte crise de fome em Samaria .

14º 2 reis 13 : 20 – Elizeu ressuscita um cadáver com seu osso, depois de muitos anos morto.🔥🔥

Cadê o décimo quarto milagre, ele então só realiza treze, a promessa seria que ele receberia porção dobrada de Elias , o que vejo aqui meu irmão é que talvez você já enterrou sua promessa por achar que não iria realizar, pois eu te digo o Senhor esta desenterrando seu milagre que você havia enterrado por achar que não se cumpriria, quantos de nós não enterramos nossas promessas no fundo de nosso coração e esquecemos delas a tratamos como morta mais eu te disse promessa não morre sem ser cumprida quando ela sai da boca de nosso Deus, eu fico imaginando a cena , quando um enterro esta para acontecer todos estão no cemitério para enterrar aquele homem talvez a família chorando pela perda , mais diz a bíblia que os moabitas resolvem atacar na hora daquele enterro o desespero fazem aquelas pessoas a jogarem o morto na sepultura , e saem todos correndo, mais eles não sabiam que aquela sepultura era do profeta Elizeu, ele fora sepultado ali a alguns anos atrás, então quando o morte toca nos ossos de Elizeu diz a bíblia que ele salta sobre seus pés, e sai correndo atrás do povo, que agora tem que correr dos moabitas e do defunto , pois ele talvez gritando esperem por mim meus amigos, e o povo dizendo cruz credo o defunto levantou.

Eu vejo aqui o décimo quarto milagre que faltava na vida de Eliseu é por isto que eu declaro as bênçãos  do Senhor te alcançaram , pois ele não falha por mais que você enterrou seus sonhos projetos ele vai desenterrar e as promessa serão cumpridas e um milagre de Deus vai acontecer na sua vida .

Amém!!!

Ap Anderson Camargo

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Vista ou Visão?


 

Vista ou Visão? 

Números 13:1-3. É a visão e não à vista que vai determinar o seu destino. Existem pessoas que tem vista, mas não tem visão. A vista é muitas vezes a pior inimiga da visão, não podemos ser guiados pela vista, mas sim pela visão. (2 Corintios 5:7) O povo de Israel tinha a terra prometida há sua frente, mas sua vista os deixara do lado de fora.

1 -   A VISTA FOCA NO PROBLEMA, A VISÃO SE FOCA NA PROMESSA (13:26-30) Os 12 espias foram para a mesma terra, mas 10 voltaram e só conseguiram falar dos problemas. Josué e Calebe quando voltaram não falaram do problema, somente da promessa. Por isso as pessoas com visão podem encheram mais longe. Onde uns vê adversidade, podemos ver oportunidades. 10 estavam tão foçados no problema que não conseguiram ver a promessa. Mas Josué e Calebe estavam tão focados na promessa que não conseguiam ver os problemas. Tudo aquilo em que você focar, você vai maximizar. Em que está o seu foco? Qual é o foco da sua vida? Quando teu foco muda, sua vida muda! Apesar das muralhas, apesar dos problemas, vamos focar as promessas.

2 -   A VISTA TE PARALISA, A VISÃO DE DEUS TE MOBILIZA. (13:31; 14:6-9)

Uma visão de Deus te leva a ação. Os 10 espias voltaram desanimados, estavam paralisados, por causa da vista. Josué e Calebe estavam empolgados, apaixonados, porque estavam olhando para a Visão. A Visão alimenta a Paixão.

3 -   A VISTA TE ENCHE DE MEDO, A VISÃO TE ENCHE DE VALOR. (13:32-33... 14:1-2; 14:9) Os 10 espias preferiam, morrer no deserto do que entrar na terra prometida. Josué preferia morrer lutando a viver mais 1 dia no deserto. As galinhas vivem por vista as águias por visão, a galinha só vê seu galinheiro, a águia vê há 3 km de distância. Quando uma galinha vê uma tempestade ela cacareja e corre, quando a águia vê a tempestade ela vai em direção à tempestade e voa mais alto, é lançada mais longe.

4 -   A VISTA OLHA O PRESENTE A VISÃO SONHA COM O FUTURO (14:2-4; 14:6-9) A vista caminha por lógica, a visão caminha por fé a vista dizia aos 10 é impossível, a visão dizia a Josué e Calebe creia que tudo será possível. Os 10 que foram e trouxeram um relato baseado na vista, disseram à Moisés vamos voltar para o Egito. Se você não tem uma visão para o seu futuro mais cedo ou mais tarde você vai voltar para o seu passado (Egito) Mas o teu futuro não está no Egito, está na terra prometida. Nosso passado pode ser bom, mas nosso futuro será melhor não determine seu futuro olhando para seu passado.

Ap Anderson Camargo.

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Levanta-te porque o céu não está em crise!


 Levanta-te porque o céu não está em crise! (Posicionamento) 

Ezequiel 2:1. E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. 

Atos 26:16. Agora, levante-se, fique em pé. Eu apareci para constituí-lo servo e testemunha do que você viu a meu respeito e do que lhe mostrarei. 

1 Reis 19:7. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. 

Daniel 8:18. E, estando ele falando comigo, caí adormecido com o rosto em terra; ele, porém, me tocou, e me fez estar em pé. 

Salmos 113:7-9.  Levanta o pobre do pó e do monturo levanta o necessitado. Para o fazer assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo. Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor.

Isaias 60:1. Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti; 

Se posicione em meio as crises da vida, o céu não está em crise!

Ap Anderson Camargo.

Os fantasmas.


 Os fantasmas.

Marcos 6.49 “Eles, porém, vendo-o andar sobre o mar, pensaram tratar-se de um fantasma e gritaram.” Os discípulos ao se assustar com Jesus andando sobre as águas pensaram ser um fantasma. Desde muito tempo as pessoas falam de fantasmas e contam histórias.

Fantasmas são ilusões da mente, mas também podem ser assombros espirituais (2Coríntios 11.14).

Três tipos de fantasmas:

1- PASSADO - As pessoas que estão presas ao passado, vivem assombradas por ilusões e lembranças negativas. Veem coisas que não existem e por isso não conseguem prosseguir.

2- CULPA - A culpa é um peso que ninguém aguenta carregar. Talvez por um erro do passado ou até mesmo uma injustiça, sendo como responsável de algo que não fez.

3- MEDO - O medo também é como um fantasma, que cria ilusões e reações descontroladas. Quando se tem medo de algo, acredita-se que aquilo é maior e perigoso.

Não deixe que fantasmas assombrem sua vida, mas viva livre e feliz, sem carregar o peso do passado, da culpa e do medo.

Ap Anderson Camargo.

Uma pesca maravilhosa!


 Lucas 51- 11. Uma pesca maravilhosa! 

PRIMEIRO – Quem ensina é apertado!

SEGUNDO - Não tem espaço para Jesus em um barco cheio de Pedro, eles desceram. (Jesus só entra no barco quando o Pedro desce).

TERCEIRO - Se distancie de tudo aquilo que é terreno.

QUARTO - A direção que eu recebo mostra o quanto eu preciso ser tratado no meu caráter, a resposta é, trabalhando a noite toda nada apanhamos, o tom do nada apanhamos revela o caráter, o caráter não é MODELADO por aquilo que eu TENHO, mas por aquilo que FALTA, a partir das minhas habilidades, experiências, que farão que o meu caráter seja modelado. Esse acúmulo de frustrações, decepções etc. 

QUINTO - Redes se rompem e barcos afundam, mesmo com Jesus no barco, precisamos desmistificar, que Jesus estando no barco o barco não afunda. Ainda que a gente carregue Jesus. 

SEXTO – Jesus se assentou-se, tomou espaço, deixe jesus ocupar espaço.

SETIMO – Rede suja não combina com milagre. (Limpe as redes)

OITAVO – Mesmo com Jesus no barco a rede rasga e barco afunda. Se não tomarmos cuidado o barco afunda, eles chamaram o outro barquinho para ajudar, caso contrário o barco afundaria, o milagre é com Deus, mas a administração é toda nossa!

NONO - Compartilhar o que Deus está te dando. (Evangelho). 

DÉCIMO – O que importa é a presença Dele (Jesus) não os peixes.

Ap Anderson Camargo.

As 4 Capas.


As 4 Capas. Josué 7:20-24. Na Bíblia aparecem muitas capas importantes, que mudou a vida de quem as possuíam.

Primeira Capa – PASSADO - Acã Josué 7;20-24 

Segunda Capa - IMPOSTA Marcos 10:50-51. 

Terceira Capa - DESEJADA foi uma Herança 2 Reis 2:9-14.

Quarta capa – RESTITUIDA Atos 12.

PRIMEIRO – PASSADO - Para dizer, Sou Nova Criatura é necessário fazer algo antes: SE LIBERTAR DO PASSADO! Quando você se liberta da capa, tudo começa a mudar, COLOQUE FOGO no que atrapalha seu crescimento!

SEGUNDO – A CAPA QUE É IMPOSTA. No vers 49. E lançando sua capa para o lado, deu um SALTO pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus. Significa que quando Bartimeu foi chamado ele jogou fora a capa e deu uma VIRADA NA VIDA! Ex: (Jabes 1 Crônicas 4:9-10 foi o mais ilustre de todos os seus irmãos). Então Raquel, ao sair-lhe a alma (porque morreu), chamou ao filho Benôni; mas Jacó chamou-lhe Benjamim. Gênesis 35:18. Jogue fora a capa!

TERCEIRO – A CAPA DESEJADA, Capa de Elias a capa de autoridade. 2 Reis 2:9-14. Joel 2:28-19 – Há uma promessa, deseje essa capa ardentemente!

QUARTA – A CAPA QUE VOCÊ PRECISA RECUPERAR! Atos 12:8. Ap Anderson Camargo.

Jesus transforma água em vinho


 Jesus transforma água em vinho (João 2:1-11)

Maria chega a Jesus com um pedido: "Acabou o vinho'. E Jesus responde de forma estranha: “À minha hora não chegou". Ele estava falando de quê? Crucificação? Não! Jesus estava falando do seu ministério que estava começando. Então, Ele transforma, milagrosamente, seis jarros de água em vinho.

Mas por que Jesus ESPEROU para fazer esse milagre? Ele esperou que cada jarro, cada copo dos convidados da festa se esvaziasse até que todos ficassem preocupados. Jesus esperou que todos os recursos se esgotassem! Nada poderia resolver aquele problema, senão um milagre.

Foi quando o poder de Deus entrou em ação! Ou seja: Jesus estava mostrando para as pessoas como Ele age diante das situações difíceis. Até o momento Ele era apenas um convidado do casamento, mas quando o vinho acabou, as pessoas voltaram os seus olhos para Ele. Vejamos um outro exemplo disso: "Então informaram a Josafá: 'Um exército enorme vem contra ti de Edom, do outro lado do mar Morto. Já está em Hazazom-Tamar, isto é, En-Gedi". Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá. Reuniu-se, pois, o povo, vindo de todas as cidades de Judá para buscar a ajuda do Senhor" (2 Crônicas 20:2-4).

Josafá recebeu uma mensagem terrível. Foram momentos de trevas, de profunda tristeza. Não havia saída: "O nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti. 2 crônicas 20:12.

E qual foi a resposta? 'Ele disse: 'Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus' (2 Crônicas 20:15).

No desespero, brotou a fé! Então, o povo louvou e Deus enviou um anjo e pôs uma emboscada, que destruiu todo o exército inimigo. Ou seja: na hora do desespero, veio o livramento.

Essa geração está sem vinho. Só um milagre pode salvá-la!

O Salmos 104:15 diz que "O vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que faz brilhar o rosto, e o pão que sustenta o seu vigor" Vemos com isso que, na Bíblia, o vinho representa a alegria. Mas hoje, a igreja está repleta de jarros vazios: muitos têm mágoa do pastor e outros tantos bebem do velho vinho deste mundo. Mas não é isso que Jesus deseja. Ele está esperando apenas a hora certa para agir (Os jarros se esvaziarem totalmente) para depois fazer grandes milagres. Para QUE isso aconteça, você deve seguir o conselho de Maria, que disse: "Façam tudo o que Ele mandar! Deus é fiel e não te desamparará, basta que você O obedeça! 

Ap Anderson Camargo.

DECEPÇÃO, FRUSTRAÇÃO E AMARGURA.


 DECEPÇÃO, FRUSTRAÇÃO E AMARGURA. Êxodo 15:22-27 

Na corrida para saciar a sede o primeiro a experimentar a água também foi o primeiro a concluir que era amarga. Resultado: cerca de dois milhões de pessoas decepcionadas, frustradas e amarguradas. A água não era aquilo que eles pensavam, A frustração tomou conta de você? 

A água não foi aquilo que você imaginava? 

Você se casou e achou que seria diferente do que é hoje? Seu namoro está causando amargura? Você está decepcionado com as pessoas? Ou em Outras áreas da sua Vida? Calma, quero lhe dizer nesta hora, em nome de Jesus, que nosso Deus tem poder para transformar amarguras em bênçãos! 

Acredite! Vamos acompanhar a história. O POVO NÃO PRECISAVA BEBER ÁGUA AMARGA. 

Reparou em algo no texto? Moisés era o porta-voz de Deus, o líder, e ninguém se aproximou para lhe pedir um conselho, uma orientação, mais ou menos assim: “Moisés, o povo está com sede, o que você acha do poço de Mara?” Vejam, ninguém o procurou, cada um queria resolver seu problema do seu próprio modo. 

Hoje, muitos manifestam esse mesmo espírito: Da minha vida cuido eu, quem é o pastor para me dizer o que fazer? Eu sou dono do meu nariz! O resultado é o mesmo: frustração, decepção e amargura, quando Deus lhe diz que algo não é para o seu bem ouça, pois todo não de Deus é um sim para sua felicidade. 

Quantas são as pessoas que estão provando às DECEPÇÕES, FRUSTRAÇÕES E AMARGURAS Porque não aceitam conselhos ... Quando seus pais ou Pastores lhe dizem não, acredite que eles desejam somente o seu bem! 

Muitas vezes, sentimos que estamos perdendo nossa liberdade, mas não se trata disso! o povo de Israel não precisava ter passado pelo que passou se buscasse e acatasse as orientações. Sofremos nesta vida, mas há muita água amarga que não teríamos precisado consumir se ouvíssemos mais. 

É exatamente isso que diz o verso 26. ÁGUA AMARGA E AGORA? Deus tem a solução, nosso Deus é maravilhoso! Por meio de sua palavra Moisés jogou o madeiro nas águas e elas se tornaram saudáveis! 

A palavra de Deus tem poder e pode transformar qualquer água amarga em bênção! Não sei qual é a sua água amarga, mas, em nome de Jesus, ela vai se transformar em oportunidade para que você veja a manifestação do poder de Deus em sua vida!                     Ap Anderson Camargo.

Cumprindo o chamado

 Cumprindo o chamado. Marcos 14:32-41

Getsêmani lugar de PRESSÃO, um lugar de ORAÇÃO e um lugar de PRIORIDADES. Estes aspectos têm valiosas lições a nos oferecer.

GETSÊMANI FOI UM LUGAR DE PRESSÃO (Mc 14:32-34) “Getsêmani” em aramaico significa “Pressão de Azeite”, processo de extrair azeite sob intensa pressão. Era um refúgio frequente para Jesus e Seus discípulos, um lugar de solidão, comunhão com o Pai e abrigo contra os ataques inimigos. Getsêmani era um santuário especial, um local de refrigério após longos dias de ministério (Lucas 22:39).

PRIMEIRO – PRESSÕES INTERNAS. Sua angústia era única e incomparável. Ele sofreu o peso: Demonstrando grande angústia e aflição, Jesus sentiu um fardo esmagador. Sua alma estava extremamente TRISTE: Ele estava cercado por uma tristeza avassaladora, uma angústia profunda que o envolvia completamente. Sua angústia era tão intensa que poderia levar à morte. Esses detalhes revelam a extrema provação emocional e espiritual que Jesus experimentou ao entrar no Getsêmani. Ele ANTEVIA A DOR FISICA.

SEGUNDO – HOUVE PESSÕES EXTERBAS. Quando lemos o relato de Lucas, vemos que durante a oração, o suor de Jesus tornou-se como grandes gotas de sangue caindo no chão (Lucas 22:44). Apesar de ser Deus encarnado, Jesus experimentou a fragilidade humana, com seu corpo sujeito à fadiga, dor, fome, sono e cansaço. As emoções foram tão intensas que seu corpo humano quase não suportou. No entanto, Ele PERSEVEROU, superando a agonia do Getsêmani PARA CUMPRIR O PROPÓSITO da cruz.

TERCEIRO – HOUVE PRESSÕES INFERNAIS. satanás tentou sobrecarregá-lo emocionalmente, a ponto de fazê-lo morrer ali mesmo. A presença de um anjo enviado do Céu para fortalecê-lo sugere uma intervenção celestial diante desse ataque. Satanás, embora não quisesse a cruz, tentou impedir Jesus de chegar lá, pois sabia que seria sua derrota final. No Getsêmani, Jesus PASSOU por pressão interna, externa e até infernal, mas chegou firme para cumprir a missão redentora na cruz. CUMPRINDO SEU PROPÓSITO! 

QUARTO - GETSÊMANI FOI UM LUGAR DE ORAÇÃO (Mc 14: 35-36) Abba, Pai: Jesus, em um momento de intensa intimidação, chama Seu Pai de “Abba”, uma expressão aramaica equivalente a “papai”. Este termo denota proximidade e relacionamento afetivo, algo incomum ao falar de Deus. Essa intimidade é contínua a nós, por meio de Jesus, que nos permite clamar “Aba, Pai”, estabelecendo uma relação próxima!

QUINTO - GETSÊMANI FOI UM LUGAR DE PRIORIDADES (Mc 14:37-41). Jesus tinha uma prioridade fundamental e abrangente em sua vida!

SEXTTO - As Prioridades dos Discípulos. Enquanto Jesus orava e enfrentava a carga mais pesada que qualquer homem já havia carregado, os discípulos estavam dormindo. Embora Jesus tivesse instruído a “vigiar “, eles estavam cansados e todos adormecidos. Estes mesmos três homens já dormiram durante a transfiguração (Mateus 17). Jesus sai para orar mais duas vezes, e em cada retorno, encontra os discípulos novamente dormindo. Esta passagem destaca que os discípulos mantiveram prioridades diferentes de Jesus.

A lição evidente aqui é clara. Jesus alcançou a vitória porque foi vigilante e diligente na oração, confiando no poder de Seu Pai. Em contraste, os discípulos confiaram em si mesmos e, quando chegaram à hora da prova, falharam (v. 50). Se quisermos experimentar a vitória em tempos de provação, devemos confiar no Senhor e em Seu poder. Não podemos depender de nossa própria força, mas somente na dEle (Efésios 6:10-12).

Ap Anderson Camargo.

Brasas, peixe e pão


 Brasas, peixe e pão 

João 21.1-14: Jesus, após ressuscitar dentre os mortos, vai manifestar-se pela terceira vez a Seus discípulos. Nessa ocasião Ele apareceu a sete de seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades, também conhecido como mar da Galileia. Os sete discípulos estavam juntos; são eles: Simão Pedro, Tomé, Natanael, João, Tiago e mais dois discípulos cujos nomes não são mencionados. E Simão Pedro disse aos outros seis discípulos: Vou pescar. Os outros lhe disseram: Também nós vamos contigo. Mas naquela noite nada pegaram. Ao clarear do dia eles chegaram na praia, e Jesus estava na praia, mas não o reconheceram, não perceberam que era Ele. E Jesus lhes perguntou: Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? Eles responderam- Lhe: Não. Então Jesus lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Eles lançaram a rede e a puxaram cheia de 153 grandes peixes.

Diante do ocorrido, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor! Ao ouvir que era o Senhor, Pedro vestiu-se com sua veste, pois se havia despido, lançou-se ao mar. Os outros discípulos vieram em um barquinho e, puxando a rede com os 153 grandes peixes, chegaram à praia, pois não estavam longe da praia senão uns 90 metros. Assim que os discípulos saltaram na praia viram ali umas BRASAS e, em cima, PEIXES; e havia também PÃO. 

O desânimo contagia e nos induz ao retrocesso: Vou pescar. Também nós vamos contigo. Que bons resultados colhemos quando desanimamos e retrocedemos? NENHUM! Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? NÃO. Este simples "NÃO" dos discípulos significa muita coisa, especialmente o que Jesus diz em João 15.5: Sem Mim nada podeis fazer. 

Significado desses três elementos 

BRASAS poder, Espírito Santo.

PEIXE cristianismo, ou seja, nós.

PÃO conhecimento, Jesus estava dizendo os três devem andar juntos sempre com vocês Espírito Santo e Conhecimento.                                                                   Ap Anderson Camargo.

Deus não quer pessoas mimadas!


 Deus não quer pessoas mimadas! (Como a decepção pode me tornar uma pessoa melhor?) 1 Coríntios 11:23 

Jesus sabia que seria traído? Por quem, como, todas as perguntas a estas questões é sim Ele sabia!

Como Jesus reage aquela traição? a negativa de Pedro, como Jesus reage as pessoas de índole duvidosa?

Obviamente Jesus se decepcionou com Pedro, judas, comigo com você!

Como a decepção pode me tornar alguém melhor? Quando Jesus se assentou naquela mesa em Lucas 22:14-15. Isso significa que tudo isso Jesus já sabia! Em Mateus 26:56 diz que todos o deixaram e fugiram. Jesus já sabia.

O pior das pessoas não pode reprogramar você! O pior das pessoas não pode mudar o percurso!

Eu não posso deixar de fazer o que Deus quer que eu faça por causa do pior das pessoas!

O pior das pessoas está fazendo você ser uma pessoa arredia, rancorosa, áspera, difícil, cheia de ressentimentos, melindrosa? Eu não vou deixar de fazer o que Deus me mandou fazer por causa do pior das pessoas.

Vamos aprender com Jesus! Jesus perdoou Pedro, discípulos, povo Etc. Judas só não foi perdoado por ele não procurou Jesus, Ananias e safira também.

As dores fazem parte da construção da pessoa que somos.

Jesus no caminho de Emaús em Lucas 24:26 Jesus vai dizer - Não convinha que o Cristo padecesse. Dores fazem parte da construção da pessoa que somos, as lutas são bons exercícios para crescermos!

Deus não quer pessoas mimadas!

Para não nos tornamos pessoas mimadas Deus permite lutas, perdas, sofrimento, dores Etc.

Você já agradeceu a Deus?

O pior das pessoas não pode me tornar uma pessoa pior!

Ap Anderson Camargo.

Por que Jesus cuspiu no chão?


 João 9 Por que Jesus cuspiu no chão? Duas informações importantes!

Primeira – por ser um cego de nascença – Segundo os pais desse cego estavam vivos.

O fato dos pais dele estarem vivos revelam uma informação muito importante, segundo a tradição judaica se você tivesse um filho deficiente de nascença, quando ele completasse 13 Anos você poderia deserdá-lo.

Esse homem além de cego foi rejeitado pelo seus pais, por isso ele estava mendigando, naquela época as doenças eram consideradas maldição, por isso os discípulos perguntaram? Quem pecou ele ou o seus pais?

2º Historiadores CUSPIR NO CHÃO ERA UM ATO COMUM QUANDO VOCÊ ENCONTRAVA ALGUÉM QUE TINHA UMA DOENÇA DE NASCENÇA, ESSA PESSOA ERA CONSIDERADA AMALDIÇOADA.

Imagine o cenário o cego que rejeitado pelos seus pais desde os treze anos, agora como homem que cresceu ouvindo CUSPE CAINDO NO CHÃO, pessoas dizendo você é um rejeitado, você é um amaldiçoado, Deus não te aceita, quando Jesus se encontra com esse cego a primeira coisa que Jesus faz é CUSPIR no chão, mas o cuspe de Jesus foi diferente, quando Jesus cura aquele homem através do cuspe Jesus estava dizendo, OLHA! POR MAIS QUE VOCÊ TENHA SIDO REJEITADO PELO SEUS PAIS, POR MAIS QUE A CULTURA DIGA QUE VOCÊ FOI REJEITADO POR DEUS, EU NÃO REJEITO, EU VOU USAR O INSTRUMENTO DA MALDIÇÃO E DA SUA VERGONHA PARA MOSTRAR QUE VOCÊ É AMADO E ACOLHIDO POR DEUS!

Deus está dizendo através dessa palavra aos nossos corações, por mais que você tenha sido rejeitado (a) por mais que você tenha sido envergonhado (a) DEUS VAI USAR O INSTRUMENTO DA SUA VERGONHA PARA MOSTRAR QUE VOCÊ É AMADO POR ELE AMEM! 

A tradição e o uso do cuspe: No Talmude há pelo menos duas referências ao uso do cuspe para cura de doenças. A saliva de um filho primogênito tinha poderes curativos, por isso, era recomendado que todo primogênito passasse cuspe nos ferimentos dos demais familiares. Não era permitido passar cuspe em ferimentos aos sábados. Ao observarmos todo o contexto do Evangelho de João, em que o milagre do cego de nascença está inserido, veremos que em João 8 Jesus dialoga com os fariseus tentando mostrar-lhes que Ele era filho de Deus. Em João 9, Jesus tenta transmitir a todos que era lícito curar também aos Sábados. Assim, ao analisarmos o Evangelho de João para o contexto histórico em que estava inserido, podemos interpretar que ao utilizar cuspe na cura de doentes, Jesus afirmava ser o primogênito de Deus - Ele é o primogênito de toda criação Colossenses 1:15. O primogênito estava doando Sua vida para salvar o homem por completo! Jesus transmitia que o Sábado não era maior que o homem. Jesus era superior a toda e qualquer tradição, estas não eram guia de salvação, más Cristo. O cuspe ou saliva de Jesus ERA ELE DIZENDO minha vida sendo transferida para os doentes. E essa doação repele o mal, cura o corpo, a alma e o espírito. Ap Anderson Camargo.

Ponha os seus olhos em Deus!


 II Crônicas 20.12-28. Ponha os seus olhos em Deus!

Josafá foi surpreendido por uma guerra inesperada e seu contingente era bem menor do que os adversários, Josafá até então não sabia que não precisaria levantar uma sequer espada. A partir do momento que ele buscou a Deus em oração, aquela batalha não era mais dele, mas de Deus! Josafá não sabia o que fazer então ele OLHOU para Deus!

PRIMEIRO - Olhar para Deus - v.12 “nossos olhos estão postos em Ti” 

SEGUNDO - Quando os ataques vêm de pessoas que estão perto de nós, o ataque veio de perto, veio dos Amonitas, Moabitas, Zedomitas. Muitas vezes os ataques vêm de onde jamais imaginávamos. Que Deus blinde o nosso coração!

TERCEIRO - A notícia da terra (V.2) não é maior do que a do Céu (V.17).

QUARTO - Até os inimigos se unem para tentarem destruir uma pessoa de Deus. Esses povos eram inimigos.

QUINTO - Sempre que você estiver agradando a Deus vai acontecer os ataques.

SEXTO - Lembre-se das PROMESSAS V.20:7. Ponha os seus olhos em Deus! 

SÉTIMO - Deus luta e você tem que ficar de pé, Deus disse para Josafá que aquela luta era de Deus, Josafá só teria que ficar de pé, SE POSICIONAR – POSICIONAMENTO! 

OITAVO - Coloque a ADORAÇÃO NA FRENTE DA PREOCUPAÇÃO! 

NONO - Seu tempo de vitória será maior do que seu tempo de problemas, adversidade, guerra etc. a guerra não durou nem um dia, mas Josafá passou três dias recolhendo despojos.

DÉCIMO – O LUGAR DE MORTE SE TRANSFORMOU EM LUGAR DE BENÇÃOS! Esse lugar de caos pode se transformar em um grande palco de grandes milagres em nome de Jesus!  Ap Anderson Camargo.

O "ainda não" de Deus.


 O "ainda não" de Deus. Disse-lhes, pois, Jesus: O meu tempo ainda não chegou, mas o vosso sempre está presente” João 7.6

Deus reponde nossas orações com um 'sim', um 'não' ou 'ainda não', que é 'espera'. Significa uma negativa temporária, aparece 11 vezes no evangelho de João sendo dita por Jesus ou referindo-se a Ele. 

Quando não entendemos o que está acontecendo em NOSSO TEMPO ficamos confusos, mas Deus que é o dono do tempo pode esclarecer tudo no momento certo.

Quando Deus diz: ‘ainda não’?

PRIMEIRO - Quando AINDA NÃO entendemos o que Deus faz. (Mas nós não conseguimos entender o que Deus está fazendo João 13.1-9). 

SEGUNDO - Jesus sabia a sua hora certa para cada coisa João 8.20. 

TERCEIRO - No momento certo Jesus revelaria sua glória João 7.39)

João 11.30, “pois, Jesus AINDA NÃO tinha entrado na aldeia, mas permanecia onde Marta se avistara com ele”. Quando Jesus foi chamado para ver Lázaro doente, parecia que demorava e teria chegado tarde demais (João 11.17 e 39). Já estava perto do túmulo e JESUS AINDA FEZ UMA PARADA (João 11.30), que parecia demorado. Mas na verdade Jesus sabia o tempo certo para realizar aquele milagre. Se apenas curasse Lázaro seria um milagre comum diante dos outros que realizava (João 11.37), mas queria mostrar a glória de Deus (João 11.40).

Se você ainda não entende o que Deus faz, APENAS OBEDEÇA!

QUARTO - Quando AINDA NÃO entendemos o que Deus fala. Deus sempre fala conosco (Hebreus 1.1-3), mas nós muitas vezes não conseguimos ouvir sua voz (Isaías 59.2). João 16.12 “Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora”. Quando Jesus disse para Maria sua mãe: “ainda não é chegada a minha hora” (João 2.4), Tudo indica que ela entendeu, certamente “sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração” (Lucas 2.19 e 51). Se você ainda não entende o que Deus faz, apenas creia! Compreenda o ‘ainda não’ de Deus! Deus diz “ainda não” porque está preparando nossas vidas para receber o que já está preparado por Ele.

Espere e confie no “ainda não” de Deus!                                                                   Ap Anderson Camargo.

Como lidar com o silêncio de Deus?


 Como lidar com o silêncio de Deus? Mateus 15:21-28.

Jesus entrou nos termos de Tiro e Sidom, na geografia bíblica significa sair do país.

O grito dessa mulher é por sua filha, e Jesus não lhe respondeu palavra, ela recebe o silencio, e o pior, os discípulos aproximando diziam manda ela embora, eles entenderam que Jesus não queria dar atenção para ela e quiseram adiantar o processo, eles ainda não tinham entendido a missão de Jesus e ativaram o modo religioso, eles ainda eram alunos, a religiosidade provoca isso, tornam inspetores da espiritualidade dos outros, juízes etc. a massa do farisaísmo é condenar hoje o que você fez ontem, os discípulos também gritaram no Cap 14:22-33.

Quando Jesus quebrou o silêncio dizendo: Eu não fui enviado senão as ovelhas perdidas da casa de Israel. Jesus estava dizendo que ela não estava na lista de prioridades dEle. (Jesus apenas esclareceu aquela mulher que os judeus deveriam ser os primeiros a ter a oportunidade de aceitá-lo como Messias). Ela, porém, aproveitou a oportunidade. Más se isso fosse hoje, certamente essa mulher se tornaria uma Heter que significa ódio, odiador, certamente ela diria, eu não esperava isso dEle etc. 

Ela, PORÉM, veio e o adorou, esse, PORÉM pode ser trocado por APESAR, CONTUDO, MESMO ASSIM. (Ela se ajoelhou e o adorou)

Como a gente se comporta ao saber que a nossa dor embora é grande não está no primeiro lugar da fila, sua senha não é a próxima a ser chamada, como você reage quando a sua situação requer ajuda, mas a sua senha não é chamada? Como se processa seu amor, devoção, adoração DIANTE DO SILÊNCIO DE DEUS?

Ela poderia ter reclamado dos discípulos. (Pare de reclamar, se vitimizar, pare de encher sua TIMELINE DE MURMURAÇÃO, passe a ADORAR A JESUS! 

Sua casa esta do jeito que você gostaria agora? Seus filhos, casamento, família etc. se a sua resposta é não? Mesmo assim somos convidados a dobrar os nossos joelhos e adorar a Jesus mesmo que não sejamos o primeiro da fila, essa mulher enfrentou a resistência dos discípulos, silêncio de Jesus, o choque de realidade e o papo reto de Jesus.

Na graça temos latência para falar com Jesus, ela tocou em um ponto importante, as migalhas é o suficiente para mim. Ap Anderson Camargo.

Seja Forte e corajoso o melhor está por vir!


 Seja Forte e corajoso o melhor está por vir!

PRIMEIRO - Números 11:15. Moisés achou que a missão era pesada demais!

SEGUNDO - Jó 3:3-26. Jó amaldiçoa o dia que nasceu.

TERCEIRO - Jeremias 20:14. Jeremias disse, maldito o dia em que eu nasci, Jeremias clamou; misturou desespero e louvor, aliviando seu coração na presença de Deus. Ele havia proclamado a Palavra do Senhor fielmente, e NADA recebeu além de perseguição e tristeza. Mas quando ele se calou sentiu fogo nos seus ossos. 

QUARTO – 1 Reis 19:4. Elias pede a morte por conta das ameaças.

QUINTO – Jonas 4:3. Jonas fugira do compromisso de transmitir a Ninive a mensagem de Deus sobre sua destruição, em seguida, desejou morrer porque essa destruição não mais aconteceria. Como se ESQUECEU rapidamente da misericórdia que recebera de VS 4.1. Deus quando estava dentro do peixe! (2.9,10). Ele ficou muito feliz quando Deus o salvou, mas irou-se quando Nínive foi salva. No entanto, agora aprendera a valiosa lição a respeito do perdão e da misericórdia de Deus, que não eram apenas para ele ou para Israel, mas a todos aqueles que crêem e se me arrependem.

SEXTO – 2 Samuel 18:33 Davi está se culpando pela morte de seu filho Absalão, Davi amava verdadeiramente este seu filho, embora ele nunca tivesse feito algo para merecer esse amor. (PARE DE SE CULPAR).

Todos eles por motivos e circunstâncias diferentes desejaram morrer, mas apesar disso VIVERAM grandes vitórias!

Não queira interromper o proposito de Deus na sua vida, independentemente do que você esteja passando, creia o melhor está por vir! 

O desânimo profundo, a dor, o desespero, as tempestades não os destruíram e não vão destruir você, o seu nascimento não foi por acaso! Deus tem um grande propósito na sua vida, e Ele vai cumprir!

Seja forte e confie nEle. Lembre-se no que Isaías 40:29-31 - Diz Ele fortalece o cansado, e dá grande vigor ao que está sem forças.

Seja forte e corajoso o melhor está por vir! Ap Anderson Camargo.

Não deixe nada te afastar do altar


 Não deixe nada te afastar do altar Gênesis 22:1- 12 

Jerusalém hoje é conhecida pela cúpula dourada, domo da Rocha, onde Isaque seria sacrificado. Templo de Salomão foi edificado sobre o templo Moriá.

Retrospecto: Abraão era engenheiro agrônomo, morava na mesopotâmia (Iraque).

Abraão era primogênito do S.r. Terá que tinha três filhos, os três se casaram, Abraão era o primogênito e se casou com sarai, seus irmãos geraram filhos, Abraão não, sarai era estéril.

Abraão aprendeu que tinha um deus segundo seu pai, deus Marduque o deus da Mesopotâmia, o sonho de Abraão era ser pai, ele era muito rico, Abraão acaba adotando o filho do seu irmão caçula que havia morrido, seu sobrinho Ló.

Deus faz promessas a Abraão, Deus vai dar muito mais, Deus vai dar princípios, aquele que quebra princípios os princípios o quebrarão, Abraão tinha 75 anos Gênesis 12:1-4. Ele saiu de suas terras com intento de ser pai.

Nos carvalhos de Maré edificou um altar, Genesis 12:7, todos os dias Abraão ia para o altar. Foi para Bétel Gênesis 12:8 edificou um altar.

Gênesis 13:4 edificou um altar quando voltou do Egito.

25 anos de espera, 9.125 dias no altar!

Gênesis 17:16-17. Gênesis 18:11-12. OS DOIS RIRAM! 

Quando aparentemente acabou, todos os recursos humanos, não havia possibilidade nenhuma dos dois serem pais, aí Deus entra com provisão, Deus é Deus das causas impossíveis!

Der repente Abraão sentiu uma alegria, e os dois velhinhos se alegraram rsrsrs. Quando Isaque nasceu, veio o sorriso, alegria em 2024 vai ter Isaque! Sara morreu com 120 anos, e Abraão ainda casou de novo e teve mais seis filhos Gênesis 25:1-2.

Durante 25 anos Abraão ia ao altar sem faltar um dia, depois que Isaque nasceu ele não foi mais, se alegrando com o presente que Deus deu, Abraão fica TREZE anos sem aparecer no altar, Deus aparece e pede Isaque para que Abraão volte para o altar! (Isso é normal do ser humano se afastar.)

Volte ao altar! Não saia do altar! Oferta divina tem nome! Ele viajou três dias, Deus só queria ver Abraão de volta ao altar. Que as bençãos que Deus vai derramar, não nos afaste do altar! Ap Anderson Camargo.

7 Pessoas centrais do Natal


 7 Pessoas centrais do Natal. Mateus 2. Lucas 1:26-38 

PRIMEIRA – Deus é a primeira pessoa central do Natal, Deus é o idealizador do nascimento de Jesus João 3:16. 

SEGUNDA – José é a segunda pessoa central do Natal, José teve hombridade, sabendo que o filho não era dele, não teve coragem de enfrentar o casamento, mas amando-a ele não tem coragem de expor a mulher que ele ama. Enquanto ele planeja ir embora para fugir o mesmo Anjo aparece a ele. José entra no plano de Deus! 

TERCEIRA – Maria é a terceira pessoa central do Natal, Lucas 1:26. Maria NÃO é uma figura descartável na história, ela disse eis-me aqui, ela não sai dizendo para ninguém, ela guardava todas as coisas em silencio no seu coração Lucas 2:19. A pessoas não iram entender algo tão extraordinário. 

QUARTA – Pastores representa a quarta pessoa central do Natal. Os anjos cantaram para os pastores (Lucas 2:8-20). Os anjos não cantaram para a corte, sinédrio, para os líderes, sacerdotes, por quê?  Nessa época a função dos pastores não eram bem-vistos, quistos, eram tratados como desprezados, rejeitados, sem moradias, sem direitos, sem acesso ao templo, por que os pastores? O céu estava anunciando que no Natal os rejeitados a partir de então seriam atraídos ao céu, porque a FUNÇÃO DE JESUS ERA TRAZER OS QUE ESTAVAM DISTANTES!

QUINTA – Magos representam a quinta pessoa central do Natal, os magos vêm de longe, da Pérsia, eles reconheceram Jesus como REI trazendo-lhe presentes (Ouro fala de sua natureza Real) – (Incenso fala de sua natureza sacerdotal) – (Mirra fala de sua natureza sacrificial). Ele é o cordeiro de Deus! 

SEXTA – Jesus é a figura PRINCIPAL e central do Natal é o protagonista do Natal. O mundo celebra o Natal do champanhe, das músicas, luzes etc... Os cristãos celebram o Natal de Jesus! 

Ap Anderson Camargo.

Manassés e Efraim


 Manassés e Efraim - Gênesis 41.50-52 - Manassés ESQUECIMENTO! Se José fosse contar com problemas viveria uma vida amargurada e não conseguiria ir adiante. José sempre se lembrava dos sonhos de Deus para sua vida e para alcançar este sonho, precisou tomar uma decisão em sua vida de libertar-se de seu passado. Quando José chegou ao governo do Egito, antes de vir a fome (v.50). Quando José decidiu passar por uma mudança, resolveu usar os nomes de seus dois filhos para representar a obra de restauração em sua vida.

COMO SER LIBERTO DO PASSADO? 

Quando nasceu o primeiro filho de José, sua vida estava tão abençoada que ele percebeu que havia se esquecido de todo sofrimento que viveu e das dores que sentiu. Por isso José chamou seu filho primogênito de Manassés com o sentido de ‘esquecimento’. Se José ficasse pensando no passado não conseguiria ir adiante. (Miquéias 7.19). O que você precisa esquecer?

Deixe Deus apagar seu passado! - Efraim PROSPERIDADE!

Quando nasceu o segundo filho de José, colocou-lhe o nome de Efraim que significa ‘duplamente frutífero’. Com isso estava profetizando que chegou o tempo para realizar o sonho de Deus em sua vida. A vida José havia prosperado grandemente depois que interpretou o sonho de Faraó e ensinou a estratégia de guardar mantimentos em celeiros para o tempo da fome, ao ponto de faraó dar a José o seu próprio anel de autoridade (v.42). Deus prosperou tanto o governo de José que “havia fome em todas as terras, mas em toda a terra do Egito havia pão” (v.54)

Gênesis 48.20 “Em ti abençoará Israel, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés” Quando José foi pedir a bênção de seu pai para seus filhos, colocou os dois rapazes diante do idoso Jacó em ordem de idade, o mais velho à direita para receber a bênção da primogenitura e o mais moço à esquerda para receber apenas a bênção paternal. Contudo Jacó cruzou as mãos e colocou a mão direita na cabeça de Efraim e a esquerda em Manassés. José corrigiu seu pai e Jacó lhe disse que fez de propósito, pois Efraim representava a prosperidade e Manassés o esquecimento do passado de tristeza. Então José aceitou a bênção com Deus mostrara (Gênesis 48.12-22). Ap Anderson Camargo.

Lembrai-vos da mulher de ló.


 Gênesis 19:17-26 e Lucas 17:32

Lembrai-vos da mulher de ló.

A mulher de ló havia saído de Sodoma, mas a Sodoma não havia saído do seu coração!

Ela não havia se libertado do passado.

Como o povo hebreu quando saíram do Egito, saíram do Egito, mas o Egito não havia saído do coração.

A - Devemos quebrar o retrovisor.

B - Nem se compara o que Deus vai fazer.

C - Falta de aviso não foi para a mulher de ló e o povo hebreu.

Gênesis 19:17 - Quatro ordens de Deus a Ló.

Salva a sua vida, salvação é individual.

Não olhe para trás.

Não pare na caminhada.

Foge para o monte, Zoar lugar alto. 1 Coríntios 2:9.

Ap Anderson Camargo.

Josué sim Oséias nunca mais!


 Josué sim Oséias nunca mais! Numeros 13:16 e Exôdo 17:11. Josué 6:27.

Oséias nos fala do Egito, amassar barro, escravidão, servidão etc.

Vamos declarar a morte do seu Oséias, Vida Oséias estão com as horas contadas!

Casamento, Vida financeira, espiritual, ministerial, familiar, profissional, Saúde etc.

Pai de Oséias; Num Significa Peixe, Oseias Significa Salvação, Josué Deus é a Salvação!

Três mil ex escravos venceram 500 mil amalequitas não sobraram nenhum! 

Perderam apenas 40. 

Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir os fortes;

E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele.  1 Coríntios 1:27 – 29.                                                                 Ap Anderson Camargo.

Os Cinco Poços


 Os Cinco Poços 

Gênesis 26.16-22  No tempo antigo, cavar poços era uma necessidade vital para tudo que faziam. Antes de plantar ou criar animais era preciso saber se os poços seriam suficientes para o sustento. A riqueza de uma pessoa seria medida pelos poços que tinha.

Isaque, filho de Abraão era um cavador de poços. Aonde ia Deus prosperava sua vida mesmo em tempo de fome (Gênesis 26.1). Por causa disso muitas pessoas tinham inveja dele (Gênesis 26.12-16), mas Isaque não desanimava e continuava cavando poços deixando sua marca em cada lugar.

Você está cavando poços para o futuro? Vamos refletir nos 5 poços que Isaque cavou e entender o que Deus quer para nosso futuro.

1º Poço - Gerar- ENTULHADO: V.17,18 Se entulharem seus poços, não pare de cavar, continue limpando seus poços e nunca deixe que seja cheio de pedras. Lance fora tudo que não te edifica. Não aceite sujeira no seu poço!

2º Poço - Ezeque - CONTENDA: V.19.20 Pessoas invejosas não sabem cavar, mas quando você encontra água, logo dizem ‘eu quero’. Assim como fez Isaque, deixe pra lá o poço de contendas de Ezeque e continue sua caminhada cavando poços por onde for. Deus tem águas melhores para você. Não beba água amarga!

3º Poço - Sitna - INIMIZADE: V.21 -- A palavra Sitna é da mesma raiz do nome Satanás, inimigo ou adversário. diabo. Procure cavar poços de amizade onde você possa se refrescar com alegria. Não beba água de inimizade!

4º Poço - Reobote- PROSPERIDADE: v. 22 Se você está sendo perseguido por causa do fluir de Deus em sua vida lembre-se que tem promessas de “vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação” (Isaías 12.3). Deus tem águas de prosperidade pra você!

5º Poço - Berseba- PROMESSA: V.25--32,33 Berseba significa ‘lugar de juramento’ de aliança ou promessa (Gênesis 21.31). Ali em Berseba, Isaque e Abimeleque “juraram de parte a parte; Isaque os despediu, e eles se foram em paz” (Gênesis 26.31). Foi neste lugar que Isaque fez aliança novamente com Abimeleque, com quem tinha tido um mal entendido se arrependendo de seus erros do passado (Gênesis 26.6-11).

Berseba foi um lugar de bênçãos definitivas para o resto da vida de Isaque. Ele já estava tranquilo e prosperando, mas enquanto isso fez algumas coisas importantes para não perder mais seus poços (Gênesis 26.25):

1. Ergueu um altar: “levantou ali um altar”

2. Vida de Oração: “tendo invocado o nome do SENHOR”

3. Cuidado com a família: “armou a sua tenda”

4. Continuou cavando poços: “os servos de Isaque abriram ali um poço”

5. Perdão: se reconciliou com Abimeleque (Gênesis 26.26-33).

Não beba águas entulhadas, amargosas de contendas e nem águas do diabo. Deus tem águas de prosperidade e promessas infinitas para sua vida.

Ap Anderson Camargo

Não saia do lugar onde Deus te colocou!


 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou! 

Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido no passado, ficando mais de 20 anos no Egito. Abraão já estava morto quando Deus falou com ele, Isaque orou por mais de vinte anos pedindo a Deus um filho pois a sua esposa era estéril, Genesis 25:19-21. (A oração não só prepara o que queremos, a oração também prepara o nosso coração para receber). Deus está preparando o seu coração, em momento algum Deus virou as costas para as suas orações, em momento algum Ele fechou as portas das suas orações, em momento algum Deus fechou os seus ouvidos, continue pagando preço, continue orando que Deus está trabalhando! 

Notemos que Deus disse: “não desças ao Egito”, pois descer ao Egito, é regredir, voltar atrás, abandonar nossa posição, rejeitar nossa categoria de moradores de Canaã. Mesmo em lutas, problemas ou debilidades, ainda estamos em um lugar melhor do que o mundo. Por mais que seja difícil, não voltemos nossos olhos para o mundo, mas deixemos todas as nossas dores ao pé da cruz, pois com Jesus venceremos as lutas e seremos pessoas verdadeiramente livres.

Muitas vezes traçamos planos, obras e projetos sem consultar a vontade de Deus. Dizer que Deus sabe de todas as coisas e não consultá-lo na hora de tomar as nossas decisões. Diz a Bíblia que: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. (Pv 14:12). Isaque queria descer ao Egito, não fosse assim, Deus não teria dito: “não desças ao Egito”.

Quando abrirmos mão do nosso próprio caminho para andarmos nos caminhos de Deus, certamente seremos abençoados. O que o Senhor queria de Isaque, é o que quer de nós também: “andarmos nos caminhos que Ele nos disser”. Muitas vezes pode não ser o caminho que queremos andar, ou não entendemos o porquê andar, porém, “os planos do Senhor nunca são frustrados”. O querer de Deus em nós é o bem melhor! Ap Anderson Camargo.

Tem cestos cheios de pães te aguardando!


 Joao 6:1-15. Tem cestos cheios de pães te aguardando!

Essa não é a primeira multiplicação de pães da BIBLIA, 2 Reis 4:42-44. Elizeu multiplica 20 pães para 100 homens comerem, Jesus faz duas multiplicações essa é a primeira, na primeira são 5 pães na segunda são 7 pães, se juntarmos as duas são 12 pães, no antigo testamento no tabernáculo havia 12 pães na mesa da PROPOSIÇÃO, aqueles pães só os sacerdotes poderiam tocar, JESUS não somente toca, Ele multiplica os pães, isso aponta para o sacerdócio de Jesus. 

Esse milagre é o único que é contado pelos 4 evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas e João, evangelhos SINÓTICOS significa a mesma ótica, no evangelho de João algumas coisas que só João contou, Transformação água em vinho, paralitico do tanque de bestesda, ressurreição de lazaro. De tão importante João decidiu registrar João 6:1-15. A multiplicação.

Felipe está colocando a solução do problema naquilo que não tem, 200 dentários 8 meses de trabalho. 

André vai dizer, tem cinco pães de CEVADA, André não acredita na solução por menosprezar o que tem. pães de 2° classe 2 Reis 7 uma medida de farinha por um Cillo e duas medidas de Cevada por Ciclo, 1 Reis 4:28 era alimento de animais. 

Deus é especialista em esconder grandes coisas dentro de menores, coisas pequenas, Deus quer usar as coisas simples, João entendia de peixes Lucas 5 tinha uma sociedade de pesca, João 21 ele vai dizer, quando puxaram as redes, eram 153 Grandes peixes, peixe pequeno é pejorativo no nosso português, Deus é especialista em usar peixes pequeno (Mateus 17:24 a seguir). A resposta veio na boca de um peixe pequeno. O nosso maior valor esta do lado de dentro. 

Detalhe importante, Jesus fala para mais de 5 mil pessoas, manda formarem grupos de 50. Marcos e Lucas, Jesus está dizendo O Milagre é comigo a organização é com vocês, como podemos aplicar isso para a nossa vida? 

As vezes queremos milagres em áreas desorganizadas de nossas vidas, VAMOS AFUNDAR O PREGO?! Como quero milagre financeiro se não dízimo nem oferto? Cinco pães e dois peixinhos nas minhas mãos não dão para nada, mas coloca nas mãos de Jesus o pouco se transforma em muito! Quando eu dou graças pelo que eu tenho, Deus acrescenta o que eu não tenho. Não vai faltar, vai sobrar! Guarde para que nada se perca, sobraram 12 cestos o salário dos discípulos. O salário dos discípulos por 3 anos era alimento Mateus 10:10 (MARCOS 6:31 ELES ESTAVAM COM FOME, DEUS NOS USA NA AREA QUE ESTAMOS PRECISANDO). Se fiel no pouco porque 12 cestos estão te esperando! Deus te viu partindo pão com fome, tem cestos cheios de pães te aguardando!

Pode ser peixe pequeno, mas se tiver no azeite! 

Ap Anderson Camargo.

OITO LIÇÕES! Jefté

 Juízes 11:1. OITO LIÇÕES! Jefté  PRIMEIRA – Não deixe o, PORÉM te parar, sempre haverá um, porém para nos tentar parar, havia um, porém na ...