Roubadores do Tempo. Efésios 5.16 “remindo o tempo, porque os dias são maus”
O tempo é um recurso valioso dado por Deus, que não podemos desperdiçar. O tempo passado, nunca mais voltará, por isso devemos contar o valor de cada segundo que temos, para usar de forma sábia porque “há tempo para tudo e tempo para cada coisa debaixo do céu” (Eclesiastes 3.1-8). Então na verdade nós temos tempo, mas devemos usar com sabedoria. (Tempo não falta o que falta é propósito).
Estatísticas sobre como as pessoas gastam seu tempo: - Internet: 10 horas por dia - Redes Sociais: 3 horas e 42 minutos por dia - TV: 3 horas e 45 minutos por dia.
Como você tem gastado seu tempo?
PRIMEIRO – Vamos identificar os roubadores do tempo. Efésios 5.14 “Por isso é que se diz: “Desperte, você que está dormindo, levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará.
Existem coisas que tomam nosso tempo de forma improdutiva, como: Detratores digitais: - Mídias sociais, jogos e aplicativos excessivos. - Vício em telefone e tablets. - Assuntos que não edificam. Procrastinação e falta de planejamento: - Deixar para fazer as tarefas no último minuto. - Falta de priorização e definição de objetivos claros. - Desorganização.
Como devemos usar nosso tempo.
SEGUNDO - O chamado à sabedoria no uso do tempo. Efésios 5.15 “Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, e vivam não como tolos, mas como sábios” Paulo também exorta a não gastar tempo com tolices, coisas desnecessárias, que nos distraem e o tempo passa sem percebermos. Para aprender a usar o tempo corretamente é preciso buscar sabedoria:
Ser consciente das escolhas que fazemos. - Buscar a sabedoria de Deus para gerenciar nosso tempo. - Aproveitar o presente, pois o tempo é precioso. Discernir a vontade de Deus: - Buscar a orientação de Deus em nossas decisões. - Usar o tempo para edificar nossas vidas e nas vidas dos outros. - Ser intencional em nosso uso do tempo para glorificar a Deus.
Algumas práticas para combater os roubadores de tempo.
TERCEIRO - Combatendo os roubadores do tempo. Efésios 5.17 “Por esta razão, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.” Paulo também deixa claro que quando buscamos a vontade de Deus, ganhamos tempo. O presente é um presente de Deus para nós, que não podemos desperdiçar. Mesmo tentando nos organizar, precisamos persistir em lutar contra coisas que roubam nosso tempo:
Estabelecer limites: - Definir horários específicos para verificar e-mails e mídias sociais. - Estabelecer metas realistas e priorizar as tarefas importantes. - Utilizar técnicas de gestão do tempo, como lembretes e despertador. Reorganizar a rotina: - Fazer listas de tarefas mais importantes. - Planejar a agenda com atividades produtivas. - Calcular o tempo gasto em trânsito e outras atividades.
Os ladrões do tempo devem ser combatidos insistentemente para não recair em uma rotina improdutiva.
Aproveite melhor o seu tempo! Invista tempo com Deus!
Ap Anderson Camargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário