Eunice e Lóide, mães espirituais. II Timóteo 1.5 e 3.15
Cada personagem da Bíblia tem o seu valor único e seus nomes não são citados por acaso. Timóteo é muito conhecido como discípulo do apóstolo Paulo, que o chama de “filho na fé” (I Timóteo 1.2). Mas Timóteo tinha além da herança paulina, um legado familiar valoroso.
Como diz o ditado: ‘por traz de todo grande homem existe uma grande mulher’. Eunice e Lóide, a mãe e a avó de Timóteo, exerceram importante influência sobre sua formação cristã ao ponto de o apóstolo Paulo reconhecer isso. Além de cumprir seu papel maternal, também cuidavam da vida espiritual de seus filhos.
Como ser uma mãe, um crente espiritual?
Vamos refletir sobre algumas características destas duas mulheres:
1- FÉ sem fingimento. II Timóteo 1.5 “pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti”. Lóide ensinou sua fé para sua filha Eunice, e juntas transmitiram sua fé para Timóteo.
2- PALAVRA de Deus. II Timóteo 3.15 “e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”. Por isso é importante “ensinar a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22.6). No dia a dia em família é preciso haver espaço para falar e estudar as Escrituras. Uma mãe, um crente espiritual ensina a Palavra de Deus para os filhos!
3- TESTEMUNHO de Vida. Atos 16.1 “Chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego”. Desta vez Lucas é quem está falando sobre a família de Timóteo ao descrever como este conheceu ao apóstolo Paulo. Nesta citação, revela que Eunice, mãe de Timóteo, e por consequência a avó Lóide, eram de origem judia, mas cristãs. O testemunho de conversão destas mulheres era conhecido pela igreja. Além disso, Timóteo via o tratamento que Eunice dava para Lóide, honrando-a (Efésios 6.2) e com este exemplo aprendeu também a ser obediente. A incoerência entre o que falamos e o que fazemos impede que os filhos também vivam o evangelho. “se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (I Timóteo 5:8. O testemunho de vida é imprescindível para educar os filhos (Tiago 1.22). Uma mãe, crente espiritual procura dar testemunho de vida!
O nome de Eunice significa ‘vencendo gloriosamente’. Já o nome de Lóide foi muito usado por grandes companhias de navegação, dando a conotação de prosperidade. Ap Anderson Camargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário