Pelicano no deserto.
Salmos 102:6,7. Esse Salmo, traduz duas situações: A de Davi (doente) e a de Jerusalém (abatida por estrangeiros, com muros derrubados e Israelitas levados cativos). Dentro desse cenário, o Salmista traça, no decorrer dos versos, um paralelo entre ele e Jerusalém. Apesar de triste, ele sente esperança: Jerusalém seria reedificada e exaltada, ele, teria sua descendência firme perante o Senhor (Sl 102: 13 e 28). Ainda no Salmo, Davi se compara a três pássaros: Pelicano, mocho e pardal. Qual seria o significado das comparações?
PRIMEIRO - "Sou semelhante ao pelicano no deserto" Salmos 102:6. O pelicano no deserto - fala do crente que vive em sequidão espiritual, e provações: O coração está seco - Não consegue amar, perdoar - Pv 4:23 - Uma das estratégias de satanás é secar a vida de nosso coração - Pv 4:23. As palavras são secas - Abre a boca não sai louvor a Deus - Só palavras ásperas e agressivas - Colossenses 4:6; Pv 16:24; 25:11. As atitudes são secas - Comportamento marcado pela indelicadeza e pela agressividade. O que significa ser cheio da Graça - (Um aspecto da Graça que não é falado - Graça como elegância, gentileza...)
SEGUNDO - "Sou como um mocho nas solidões, O que representa a coruja, no sentido figurativo deste Salmos? Neste Salmos, a coruja representa o tipo de pessoa que vive sobre as lembranças das derrotas, e dos fracassos do passado. E, este tipo de pessoa, acabam se isolando ficam frustradas. E ficam se torturando por causa de fracassos que sofreu, no decorrer de sua vida. (Não se isole aceite ajuda).
TERCEIRO - "Vigio, sou como o pardal solitário no telhado" Representa o crente que diz que só ele é que sofre...Imagine a cena triste de um pardal todo arrepiado de frio, levando chuva e vento...Só que não sai do telhado... Saia do telhado - é um lugar vulnerável.... Venha para dentro da casa. Salmo 84:3 "Até o pardal encontrou casa...junto de teus altares..." Deus espera de nós não o queixume - Mas, o louvor (Exemplos: - Habacuque - Paulo e Silas)
Servos de Deus TAMBÉM se assemelham a "pelicanos no deserto" como, quando enfrentam situações adversas sem compreender os motivos que o conduziram até elas. Tal qual Jó: "pássaro robusto" surpreendido por um vento contrário, lhe impelindo ao "deserto". A palavra de Deus contudo, nos assegura: "Fiel É Deus que vos não deixará tentar acima do que podeis suportar". 1 Coríntios 10:13.
Poderemos encontrar silêncio nesse "deserto", porém, saibamos que Deus ali está a nos falar. A nós, cabe a missão de em todo o tempo confiar.
Ap Anderson Camargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário