segunda-feira, 19 de maio de 2025

As três tempestades. Em qual delas você está?


 As três tempestades. Em qual delas você está?

A vida não é feita apenas de momentos alegres e tranquilos. Também existem dias cheios de problemas, que nos deixam angustiados e tristes. São como tempestades que, mais cedo ou mais tarde, vamos enfrentar. E isso não muda só porque somos cristãos e servimos a Deus. Afinal de contas, o próprio Jesus disse que no mundo nós teríamos essas aflições (João 16:33). As dificuldades são inevitáveis.

PRIMEIRA - A tempestade que vem para tentar nos destruir. Mateus 8:24-27. Lucas 8:26-39.

SEGUNDA – A tempestade que vem para testar a nossa fé. Mateus 14:13-21. Marcos 6:47-52.

TERCEIRA – A tempestade que nós mesmos causamos. Jonas 1:1-3. No livro de Oséias 8:7 vai dizer que, quem semeia vento vai colher tempestade. 

Uma observação na TERCEIRA tempestade, Jesus disse que devemos VIGIAR, Mateus 26:41. Por exemplo uma pessoa pode ser dizimista fiel, mas se ela não vigiar, de nada vai adiantar.

Devemos estar bem atentos ao Gafanhoto Migrador - Joel 1.4, 2.25. O gafanhoto migrador, como o nome diz, representa a fase migratória, espalhando um RASTRO de destruição, pois quando acabam de comer em um lugar, logo passam para outra plantação. Uma vertente bem clara para esse gafanhoto é representada por pessoas que aparecem em nossas vidas somente para dar PREJUÍZOS, uma frase clássica em uma das pregações passadas – QUEM AJUDA LASCACO SE LASCA!

Ap. Anderson Camargo.

Você precisa ter foço!


 Lucas 10:38-42. Você precisa ter foço!

Uma frase de OG Mandino. Aqueles que se concentram em apenas uma única coisa são os que avançam neste mundo. Se você focar em duas coisas ao mesmo tempo você pode até conclui-las, mas ficarão ambas malfeitas, embora essa frase esteja falando de coisas materiais desta vida, a mesmo se aplica também às coisas espirituais. A possibilidade de ter sucesso em tudo que se faz depende se você é focado ou não.

O grande problema nessa passagem não é Marta estar envolvida com a cozinha da casa, é ela estar envolvida com a cozinha da casa, mas de olho no que está acontecendo na sala. (A FALTA DE FOCO). O seu foco estava dividido.

A FALTA DE FOCO NA VIDA ESPIRITUAL PODE TRAZER RESULTADOS DANOSOS PARA A VIDA DO CRENTE. Quais resultados são estes?

PRIMEIRO RESULTADO DANOSO É – AGITAÇÃO Vers 40. Ela estava agitada de um lado para o outro sem saber o que fazer. Importante saber que Jesus disse que no reino de Deus existe muito serviço Lucas 10:2. O serviço está sobrando, se tentarmos fazer tudo que precisa ser feito vamos ficar como Marta agitada de um lado para o outro. Mas o que precisamos fazer? 

Precisamos fazer como os apóstolos em Atos 6:4. Eles aprenderam a focar naquilo que era mais importante. (ORAÇÃO E PALAVRA) (PRIORIDADE). O estado de agitação faz você perder força e energia te deixando esgotado, estressado etc. Aprenda discernir a fazer aquilo que é mais importante no momento.

SEGUNDO RESULTADO DANOSO É – ANSIEDADE vers 41. Tem sido o mal do século. Mateus 6:25-32 Não andeis preocupados. Jesus estava falando da ansiedade que tira nossas forças do presente, tira as forças de agir, de fazer algo que mude o nosso futuro. Filipenses 4:7.

TERCEIRO RESULTADO DANOSO É – FADIGA vers 41. Se cansa facilmente, por mais que tente descansar está sempre cansado(a). Mateus 11:28. SE CORRIGIRMOS NOSSO FOCO E PRIORIZARMOS NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS, HAVERÁ ALÍVIO PARA O CANSAÇO E A ANSIEDADE.

Como viver uma vida sem agitação, sem ansiedades, sem fadiga? Fazendo como Maria escolhendo a melhor parte a comunhão com Deus.                                                                                                             Agora, se o seu foco está divido como Marta na cozinha com os olhos na sala, você vai ser uma pessoa AGITADA, ANSIOSA E FADIGADA.  Mateus 6:33 Jesus estava dizendo que a comunhão com Deus é que abençoa as demais coisas da nossa vida!

Ap. Anderson Camargo.

TIRE AS SANDÁLIAS DOS PÉS PARA TER ENCONTRO COM O FOGO!


TIRE AS SANDÁLIAS DOS PÉS PARA TER ENCONTRO COM O FOGO! (Êxodo 3:1-5).

Midiã se situava no noroeste da península Arábica, na margem oriental do golfo de Acaba no mar Vermelho, uma área que só foi povoada intensivamente a partir dos séculos VIII e VII antes de Cristo. Do Egito as terras de Midiã 450 Quilômetros. No deserto Deus estava trabalhando em Moisés, as vezes pessoas saem do Egito mas o Egito não sai do coração, certamente que não era a mesma sandália de quando Moisés saiu do Egito, mas sempre havia caravanas comerciais inclusive de escravos Gênesis 37:27-28. Que vinham e iam para o Egito, Moisés deve ter comprado muitas sandálias Egípcias ao longo dos 40 Anos, ele não abria mão das sandálias Egípcias.  

Quais as lições que podemos aprender desta ordem divina feita a Moisés no Monte Horebe...

Lucas 10:1-11 - NÃO LEVE SANDÁLIA. Jesus disse: não leve a bolsa, nem alforje e nem SANDÁLIA... se nos prestarmos bem atenção iremos perceber que Jesus estava na verdade ensinando e preparando os seus discípulos para servi-lo de maneira completa. Na caminhada com Jesus precisamos compreender que temos que nos livrar de algumas coisas e outras nós temos que carregar. Observe. Para crescer na vida espiritual e servir a Deus com alegria precisamos deixar de lado algumas coisas. Nos dias da bíblia algumas coisas identificavam um viajante: um bom cajado, 2 ou 3 pares de sandália, uma bolsa e um alforje, geralmente as pessoas viajavam em animais de transporte daquela época. Porém parece que Jesus veio quebrar os costumes da sua época e aplicar uma nova visão espiritual. Os costumes nos prendem a uma visão humana das coisas de Deus e nos impedem de ter um relacionamento direto com Deus. Viajar sem bagagem tem um significado espiritual: Deixar de lado a forma costumeira de fazer as coisas. O que Deus quer daqueles que querem servir a ele com alegria e que nos deixemos de usar a bagagem do mundo. 

Interessante que Quando Moisés foi chamado por Deus na Sarça ardente, Deus disse para ele: Moises! Tira a sandália dos seus pés, pois a terra onde tu pisas é terra santa. Ex 3:5. Quando Moisés retira as suas sandálias dos teus pés, simbolicamente está colocando de lado a sua educação como príncipe no Egito, dos conhecimentos de política, sociologia, artes, e de todos os princípios humanos no qual foi educado para receber poder e conhecimento vindos do reino. Vamos deixar claro que Moisés não estava se livrando destas coisas e sim colocando o poder de Deus acima delas. A sandália representa o lugar, a cultura, e as convicções nas quais estamos calçados, significa por onde andamos. Ef 6.15 nos diz qual é o nosso calçado. Calçado fala de caminhos por onde passamos e convicções nas quais estamos calçados. Onde estão calçados os seus pés? 

PRIMEIRA LIÇÃO: SANDÁLIAS DO PASSADO! Moisés estava servindo a seu sogro Jetro, como pastor de ovelhas, chegou a ser confundido com um egípcio Êxodo 2:19. Para encontrar este fogo você precisa se livrar do seu passado! MOISÉS AINDA TINHA (A) CARA DE EGÍPCIO, (B) JEITO DE EGÍPCIO E ATÉ (B) SOTAQUE DE EGIPCIO! (II CORÍNTIOS 5:14 O Amor de Cristo nos constrange) Imediatamente ao ouvir a divina ordem, Moisés tira as suas sandálias. As bençãos são derramadas a partir de um coração submisso a Deus - Deuteronômio 28:1-7.

SEGUNDA – ORGULHO: Ao tirar as sandálias, Moisés desceu um pouco, ficando na sua real estatura. Os calçados do orgulho e prepotência nos impedem de sermos usados por Deus - 1 Pedro 5:6.

TERCEIRA – LANÇAR FORA TUDO QUE NOS ISOLA DO FOGO! Ao tirar as sandálias, Moisés tocou o solo impregnado pelo fogo. É desejo de Deus, que lancemos fora tudo que nos isola do fogo do Espírito - Atos 2:1-4. Alguns exemplos: Pecado, Dúvida, questionamentos, falta de oração, vícios ou comportamentos negativos, conflitos ou mágoas, isolamento social; por isso que está escrito em Hebreus 10;25 que nós não devemos deixar de congregar. 

QUINTA – LIÇÃO; RENÚNCIA! É digno de nota o fato de os dois únicos homens na Bíblia que Deus deu a ordem de tirar os sapatos dos pés - Moisés (Êxodo 3:5) e Josué (Josué 5:15) - Foram os dois homens relacionados para conduzir e introduzir o povo de Israel na Terra prometida. Isto nos diz - que a possessão das promessas e bençãos estão condicionadas a nossa renúncia e obediência a voz de Deus - Isaías 1:19.


Tirai as raposinhas.

 Tirai as raposinhas. Cantares 2:15. Lucas 13:32-33.  Salomão conhecia a sagacidade das raposinhas quando ordenou que elas fossem apanhadas ...