RADIO

sábado, 31 de dezembro de 2016

O Jardim de Deus

“Plantarei no deserto o cedro, a acácia, a murta, e a oliveira; e porei no ermo juntamente a faia, o olmeiro e o buxo”;
Isaias 41: 19

Pode nascer alguma coisa no deserto?
Pode haver vida aonde só existe desolação?
Isaías foi um dos profetas bíblicos do antigo testamento, seu texto revela que ele era um homem fantástico, suas palavras são repletas de analogias inteligentíssimas, suas palavras em muitos momentos são poéticas e cheias de significados.

Neste texto especifico ele afirma que Deus promete vai plantar um jardim no deserto. Claramente ele está fazendo uma metáfora dizendo que a alma humana que busca se reconciliar com o Criador verá brotar um jardim dentro de si, aonde antes só havia deserto.

Como se não bastasse a metáfora do jardim, Isaías passa a descrever as plantas deste jardim, e o interessante é percebermos que cada uma destas plantas vai muito além de um carater meramente decorativo, pois quando pensamos num jardim o que vem a nossa mente são plantas ornamentais e decorativas, mas no texto de Isaías, cada uma destas plantas, além de beleza tem funcionalidade.

O cedro
Cedro é uma madeira nobre, resistente a tempestade,fogo,enchentes etc,pode ser encontrado na floresta tropical e no oriente médio, mas sempre com uma característica marcante, que é a RESISTÊNCIA da sua madeira. O tronco do cedro é tão forte como uma coluna de concreto. A bíblia fala que as colunas do templo de Salomão eram de Cedro do Líbano.Deus está dizendo ao povo de israel quero que vcs tenham crescimento e sejam RESISTENTES ! pode atingir de 35 a 40 metros de altura e a unica coisa que pode destruí la e se ela ultrapassar o LIMITE de crescimento ela se auto destroi ou Seja Deus está dizendo que era para que aquele povo tomasse cuidado para não se tornarem vaidosos e crescerem no orgulho mas crescerem com RESISTÊNCIA !!! E UMILDADE.

Acácia
Acácia é uma árvore menor, sua madeira não é tão forte e cheia de ESPINHOS E SEMENTES VENENOSAS essa Madeira foi a que Deus pediu a Moisés para que fizesse os utensílios para o tabernaculo ou seja Deus esta plantando essa arvore em nós pra que possamos nos Lembrar como Erámos cheios de espinhos e sementes venenosas mas Deus sempre viu dentro de nós uma alma preciosa para Ele !!!..Ele quer nos Usar Amém !!!..Tirar os espinhos e sementes venenosas..

Murta
Representa Fragilidade,Perfume Deus quer ficar aonde o Cheiro é AGRADAVEL...sem engano,Mentira ETC.

Oliveira
A oliveira é a árvore que produz a azeitona de onde vem o azeite. Uma árvore forte que consegue crescer em terrenos pedregosos e mesmo em áreas com poucas chuvas e muito calor ela prospera.
Cresce lentamente nunca mais para de produzir frutos,Ela se renova quando envelhece Ela aponta para Jesus Quando deram por acabado ELE ressuscitou Portanto Deus está Dizendo que não á aposentadoria Espiritual Deus está Dizendo eu Vim pra Ficar !!!

E para o Hermo Deus planta Três arvores....
Cipreste(Faia)
Foi Usada para construir a ARCA Que aponta para a Salvação que Aponta para JESUS.

Olmeiro ou Pinheiro
A madeira era usada para fazer pavimentação para suportar Peso Jesus suportou o peso do nossos pecados..

Buxo ou Alamo
Tem muitas utilidades entre elas a Grande Sombra que ela proporciona Salmos 91 O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente
Por ultimo o Buxo é um arbusto cuja as folhas eram muito usadas como remédio no passado. Elas funcionam como purgante natural, e estimulam as glandulas sudoríferas de maneira que era usada para combater a febre, no passado o buxo era usado até mesmo contra a malária.

Alguns estudiosos crêem que Isaías estava falando da Bucha que é outra espécie vegetal e neste caso ela é usada para o banho, para que a pessoa esfregue o corpo e tire a sujeira, mas é quase certo que ele se referia à planta que serve como remédio, e que proporciona a cura.

Como vemos o jardim de Deus proposto no texto de Isaías não é apenas decorativo, tem sua beleza e sua utilidade, é uma metáfora belíssima de como somos diferentes e úteis, e que cada um de nós tem seu valor e tem sua funcionalidade.
Isaías descreve que esta é a proposta do Deus criador para nossas vidas, dar ao ser humano beleza,Crescimento,Utilidade e Vitoria, beleza.Para 2017 Amém !!!!!
Bispo Anderson Camargo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...