RADIO

sábado, 31 de maio de 2014

DEFENDA SEU CAMPO DE LENTILHAS
2 Samuel 23.11-12
No tempo do rei Davi eram muitos os desafios, mas ele contava com seus “Valentes”. Eles eram os heróis que realizaram grandes feitos, registrados nas Sagradas Escrituras. Um deles chamava-s...e Samá. Mas o que fez Samá para ser considerado um herói? Ele defendeu um terreno com um campo de lentilhas em Israel, enquanto o povo israelita fugia. O que são lentilhas? São leguminosas tipo sementes, contendo muito ferro, muito nutritivas mas, de pouco valor comercial. Segundo a Bíblia, Esaú cedeu a Jacó seu direito de primogenitura em troca de um prato de lentilhas. Mas Samá achou um desaforo que os filisteus subissem para destruir as plantações de Israel. Samá também sabia que estava ao lado de um povo acostumado a fugir. Por que defender algo de tão pouco valor? Aquele campo poderia ser sem valor para outros, mas tinha valor para Samá. Devemos valorizar o que Deus nos deu. A Palavra diz que “os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”. O que significa isso? Que aquilo que Deus nos dá ele não invalida, nem toma de volta. Será que Deus está preocupado com lentilhas? Na verdade Deus quer que aprendamos as lições desse episódio. Muitos estão deixando que os demônios (os filisteus atuais) destruam o que é seu. Então, o que devemos defender?
A unção de Deus precisa ser defendida
Só tem a visão de Deus quem tem a unção do Espírito Santo. A unção é o chamado de Deus, a capacitação para realizarmos a sua obra. Foi pela unção do Espírito Santo que Davi se tornou um rei vencedor em Israel. Por isso Paulo disse que foi fiel à visão celestial (At 26.19). Então, como defendemos a unção? Quando nos afastamos do pecado, guardamos a Palavra e a praticamos, permanecendo na presença do Senhor (Sl 119.11 e 105.4). Hoje temos a Palavra de Deus em nossas mãos e também o Espírito Santo conosco, que nos guia, nos ensina e nos capacita com sua unção e seus dons maravilhosos. Ora, se Samá deu a sua vida para defender um campo de lentilhas, nós também devemos defender a unção que Deus nos deu.
Defenda sua família
Vivemos dias difíceis, dias trabalhosos. O inimigo tem levantado um grande cerco contra a família instituída por Deus. Vivemos a era da crise familiar. Mas se Deus te colocou numa família, defenda-a. Honre seu cônjuge. Respeite-o e ame-o profundamente. Clame ao Senhor pelas promessas que ele fez para a sua família.
Defenda seus filhos
Os seus filhos são também o seu campo de lentilhas. Procure saber quem são os amigos de seu filho ou de sua filha, pois hoje há muitas “invasões” sobre crianças, adolescentes e jovens, tais como as drogas, os vícios e impurezas,como imoralidades, O que acontece com um campo que não tem cerca? Imponha limites aos seus filhos, enquanto são menores. Oriente-os, se são maiores. "Ensina o teu filho no caminho que deve andar" (Pv 22.6). Não deixe seus filhos dormirem na casa de seus colegas, a não ser que você conheça bem os seus pais. Mesmo assim, o melhor é não permitir. Seus filhos podem não ter valor para os outros, mas são valiosos pra você!
Defenda sua fé
Onde está a tua fé? Em que ela está baseada? O que você está fazendo com a fé que uma vez por todas foi entregue aos santos? "Está escrito: o meu justo viverá pela fé", diz o Senhor (Rm 1.17b). A fé só se baseia na Palavra de Deus, que não passa mas, permanece para sempre. Por isso Paulo disse “combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé!”.
Então, como fazer para defender o seu “campo de lentilhas”?
Não fuja como o povo israelita
V. 11c - Levante-se com coragem, posicione-se e não siga o caminho da fuga. Se você não defender seu campo de lentilhas, ou seja, um bem quase sem valor, como você defenderá os bens mais valiosos? Não esqueça que se Deus está conosco nós já somos maioria. Coloque-se no meio do seu campo de lentilhas, e resista corajosamente.
Lute por seu campo
V. 12a - Não aceite que o medo, a crítica ou o desânimo te assustem. Não desista no primeiro obstáculo. Lute pelo que Deus te deu. Jesus nos disse que tudo o que pedirmos em oração, crendo, receberemos (Mt 21.22). É a mesma coisa nas nossas lutas: se perseverarmos venceremos! Quem sabe você está orando por alguém da sua família. Então declare: “eu e minha casa serviremos ao Senhor!”
O Senhor te dará grande livramento
V. 12b - Samá tomou posição naquele terreno, isto é, ele se posicionou decisivamente e defendeu aquela plantação. Então diz o texto que “o Senhor efetuou um grande livramento”. Deus estava com Samá, e lhe deu grande vitória. Assim também o Senhor fará contigo, na defesa do teu campo de lentilhas.
Conclusão
A bíblia diz que o diabo não tem nada e não dá nada pra ninguém, pois “ele vem para roubar, matar e destruir”. Mas Jesus veio para dar vida, e vida com abundância. Jesus veio para libertar o cativo e restaurar-nos para a glória de Deus. Portanto, não arrede o pé do seu campo de lentilhas. Não abra mão daquilo que Deus te deu. Veja o que Deus te deu: sua vida, sua saúde, seu casamento, seus filhos, sua família, seu negócio, seu emprego, a unção de Deus, seus sonhos etc. Não fuja, mas lute e seja valente, e o Senhor te dará grande livramento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...