segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A libertação do endemoninhado gadareno ( Marcos 5:1-5 )
E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos.
E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;
O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender;
Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.
E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.
Marcos 5:1-5
Esta passagem Bíblica começa com a seguinte frase: " E chegaram do outro lado ", depois de uma experiência no mar da Galiléia, aonde os discípulos, com Jesus no barco, passaram por uma grande tempestade, e com este episódio Jesus lhes ensinou uma grande lição sobre FÉ.
E do outro lado tinha uma pessoa que precisava de muita ajuda, e Jesus estava indo ao seu encontro.
Jesus e os seus discípulos foram para região de Gadara, que fazia parte de um conjunto de cidades chamado Decápolis ( 10 cidades ), e era uma região Gentílica ( não Judaica ), onde imperava a cultura Grega e Romana.
Jesus por algumas vezes no seu ministério terreno foi de encontro aos gentios, para ministrar a Palavra e realizar muitos milagres.
E diz a Palavra que ao descer do barco, veio ao seu encontro, um homem, não sabemos o seu nome, mas conhecemos a sua história, e era um homem que vivia aprisionado por forças malignas.
A Bíblia fala que ele vivia nos sepulcros, e nem mesmos as cadeias ( correntes ) podia prende-lo, e ele andava sempre de dia e de noite gritando e se ferindo com pedras.
Que história triste, este homem por causa dos espíritos malignos, perdeu sua casa, família, sua identidade, e se tornou um fugitivo, as pessoas tentavam prende-lo, mas não conseguiam devido ao seu estado de possessão demoníaca.
Não sabemos quanto tempo ele estava neste estado, mas as pessoas o evitavam, pois ele era imundo aos olhos da sociedade, pois vivia nos sepulcros, e era um homem abandonado por todos, até o dia que Jesus Cristo veio ao seu encontro.
Quantas pessoas hoje precisam de libertação, estão com suas vidas amarradas por causa de espíritos imundos, pessoas que estão sofrendo diversos tipos de males, e muitas vezes não encontram respostas, mas eu quero te dizer algo!!! Jesus Cristo liberta.
Jesus tem toda autoridade no céu e na terra, é o nome que esta acima de todo nome, e tem todo o poder, e da mesma forma como Ele foi ao encontro daquele homem, Ele vai ao seu encontro, para te libertar e te dá vitória.
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
João 10:9-10
Muitos estão sem esperança, não tem mais forças, estão desistindo de viver, desejo de suicídio, depressão, mas quero te dizer: Ainda não é o fim, creia, entrega a sua vida para Jesus, e deixa Ele mudar a sua história.
E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.
(Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)
E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
Marcos 5:6-9
Quando aquele homem possuído pelo demônio viu Jesus, se prostrou diante Dele, sabe porque? Diante de Jesus todo joelho se prostrará e toda língua confessara que Ele é o Senhor.
E Jesus libertou aquele homem da escravidão, transformou a sua vida:
E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram.
Marcos 5:15
Aqueles demônios que se chamavam legião (porque eram muitos), saíram daquele homem e entraram numa manada de porcos ( com a autorização de Jesus ), que morreram se precipitando de um despenhadeiro.
Agora aquele homem já não era um endemoninhado, mas uma pessoa liberta pelo poder de Deus, em perfeito juízo, totalmente transformado... e isto deixou as pessoas com medo, talvez pela perda dos porcos, porém o que Deus estava mostrando para todos naquele momento, é que para Deus não há impossíveis.
E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado, e acerca dos porcos.
E começaram a rogar-lhe que saísse dos seus termos.
Marcos 5:16-17
O interessante em tudo isto, é que os moradores queriam que Jesus fosse embora, não queriam a presença de Dele naquele lugar.
Jesus acabou de descer do barco, libertou o homem, e teve que entrar novamente no barco, e voltar para o outro lado, não tomou nem um suquinho, nem comeu um pedacinho de pão, nada... teve que sair imediatamente dos domínios de Gadara.
E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.
Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti.
Marcos 5:18-19
O interessante é que Jesus, também não permitiu que o homem agora liberto, o seguisse, porque?
Quantos casos encontramos na Palavra, aonde depois de um encontro milagroso com Jesus, as pessoas o seguiram, como por exemplo o cego de Jericó, mas este homem Jesus não permitiu, porque?
Creia amados, Deus sabe de todas as coisas. Tem momentos em nossas vidas que não entendemos o trabalhar de Deus, mas o que Ele esta fazendo hoje, amanhã entenderemos, Deus trabalha do modo Dele, e os seus meios de trabalhar, é sempre o melhor.
Vamos entender na Palavra, os motivos :
* Jesus mandou ele ir de volta para casa... imagine comigo a cena, aquele homem voltando para o seu lar em perfeito juízo, não sei se ele tinha esposa ou filhos, ou se voltou para os seus pais, mas ele voltou para casa, e quando os seus familiares o viram, ficaram assustados pois o conheciam, sabiam da sua violência, mas depois de alguns instantes perceberam que ele estava diferente, já não era o mesmo, estava transformado.
* O Senhor Jesus mandou ele anunciar quão grandes coisas Deus fez por ele... e falou também da misericórdia do Senhor. Aquele homem contou o seu testemunho primeiramente para sua casa, e eu fico imaginando a felicidade daquelas pessoas ao verem este homem transformado pelo poder de Deus.
Ele era um milagre vivo, e o seu testemunho correu toda aquela região.
E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam. Marcos 5:20
Quando a Palavra diz que ele começou a anunciar em Decápolis, tenha em mente que eram 10 cidades, este homem começou a contar em toda região o seu testemunho, e todos ficavam admirados.
Todos conheciam a história do homem que ficava nos sepulcros, agora eles estavam contemplando o que Jesus realizou, e vendo com seus próprios olhos, que aquilo era verdade.
Aqueles que expulsaram Jesus de seus domínios, agora estavam vendo um milagre de Deus, na vida daquele homem.
Jesus mostrou para todos o Seu Poder e a Sua Autoridade.
E tem mais:
E ele, tornando a sair dos termos de Tiro e de Sidom, foi até ao mar da Galiléia, pelos confins de Decápolis.
E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente; e rogaram-lhe que pusesse a mão sobre ele.
E, tirando-o à parte, de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos; e, cuspindo, tocou-lhe na língua. Marcos 7:31-33
Algum tempo depois Jesus voltou para Decápolis... Só que agora havia uma multidão seguindo a Jesus, e houve um milagre na vida de um surdo e mudo.
E você leu comigo na Palavra que na primeira vez que Jesus pisou naquela região, Ele não foi bem aceito, ao ponto de pedirem que Ele fosse embora.
Agora Jesus esta na mesma região, só que desta vez tem uma multidão o acompanhando, sabe porque?
Porque aquele homem que foi liberto, serviu de testemunho do poder de Deus.
E quem sabe o ex-endemoninhado estava no meio da multidão, ouvindo as mensagens de Jesus.
Agora entendemos porque Jesus deixou este homem em Decápolis.
Nós vemos o agora!!! Jesus vê o amanhã.
Nossa visão é limitada!!! A visão de Jesus é ilimitada.
Ele sabia, o que aquele homem liberto, seria capaz de realizar.
Para termos uma noção do tamanho da multidão que estava seguindo a Jesus em Decápolis, precisamos ler:
Naqueles dias, havendo uma grande multidão, e não tendo que comer, Jesus chamou a si os seus discípulos, e disse-lhes:
Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm que comer.
E, se os deixar ir em jejum, para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe.
E os seus discípulos responderam-lhe: De onde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto?
E perguntou-lhes: Quantos pães tendes? E disseram-lhe: Sete.
E ordenou à multidão que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães, e tendo dado graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, para que os pusessem diante deles, e puseram-nos diante da multidão.
Tinham também alguns peixinhos; e, tendo dado graças, ordenou que também lhos pusessem diante.
E comeram, e saciaram-se; e dos pedaços que sobejaram levantaram sete cestos.
E os que comeram eram quase quatro mil; e despediu-os.
Marcos 8:1-9
Quatro mil homens, fora mulheres e crianças, participaram deste milagre, na segunda multiplicação dos pães, todos da região de Decápolis...
Tudo isto porque Jesus Cristo conhece o dia de amanhã, Glória a Deus...
Por isso podemos confiar Neste Deus Maravilhoso, podemos descansar Nele, Ele vê lá na frente, por isso posso te dizer, entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e Ele tudo fará ( Salmo 37:5 ).
Querido leitor, Deus esta controle de sua vida, confia Nele, ande pela fé, não murmure, apenas confie, O Senhor esta Contigo,O senhor vai te exaltar na sua terra na sua cidade na sua igreja na sua familia no seu trabalho Amém....
Amanhã você vai entender e Glorificar... Porque Ele sempre tem razão.
Jesus te ama
BISPO Anderson Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cura da filha de Jairo. “Então um homem chamado Jairo, dirigente da sinagoga, veio e prostrou-se aos pés de Jesus…” (Lc 8:41)   Ao lermo...