RADIO

quarta-feira, 12 de abril de 2017

A última semana de Jesus.
“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” Mateus 16.24 Quando Jesus percebeu que estava chegando a sua hora (João 12.23), tomou atitudes decisivas para a conclusão de seu propósito na terra. A última semana de Jesus na terra foi marcada por momentos cruciais. Jesus sabia que enfrentaria para a cruz e cada passo, cada instante o aproximava mais deste momento.
Vamos refletir sobre os fatos principais a respeito da última semana de Jesus na terra, contando da sua entrada em Jerusalém até a sua ressurreição. Embora não tenhamos espaço para todos os detalhes, vamos dedicar aos momentos principais de cada dia. Também respeitamos versões diferenciadas sobre a ordem dos fatos, mas seguimos o que tradicionalmente é aceito e nos baseamos no relato de Mateus 1. O objetivo é aprender sobre oito decisões que podem mudar nossas vidas e aprender sobre esta caminhada para a cruz para que “dia a dia tome a sua cruz” (Lucas 9.23).
Você já teve uma semana difícil?
Reflita sobre os últimos oito dias de Jesus na terra, aprendemos sobre 8 decisões para uma vida melhor:Domingo, Entrada triunfal em Jerusalém. Mateus 21.1-11
1ª DECISÃO: Receber Jesus como Senhor.
No domingo anterior à ressurreição de Jesus, ele entrou em Jerusalém e foi recebido com aclamação do povo como Rei. Por vários outros momentos já tinha passado por Jerusalém, mas desta vez se cumpriu o seu propósito de assumir o senhorio sobre o povo de Deus (Lucas 2.11).
Este momento nos ensina sobre a necessidade de receber a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas (Romanos 10.9,10), confessando com nossos lábios (Filipenses 2.10,11).
Decida receber Jesus como Senhor em sua vida!
Segunda-feira, Expulsa os mercadores do templo: Mateus 21.12-13
2ª DECISÃO: Romper com coisas erradas.
Na segunda-feira, após ter sido recebido em Jerusalém como Senhor, Jesus age como tal corrigindo o que via de errado na Casa do Senhor. Por muitas vezes desde a sua mocidade já tinha entrado no templo (Lucas 2.42-52) e visto o comércio na Casa de Deus. Agora que foi recebido como Senhor, então reage para a mudança no templo. Jesus também amaldiçoa a figueira sem frutos mostrando que não quer que tenhamos uma vida infrutífera (Mateus 21.18,19).
A atitude de Jesus expulsando os cambistas (que trocavam moedas) e os vendedores de animais para o sacrifício, mostra que precisamos tomar a decisão de romper com coisas erradas em nossas vidas, que talvez tenhamos tolerado por muito tempo. Depois que Jesus foi recebido como Senhor de sua vida, não pode mais aceitar coisas erradas, que nos impedem de viver na sua presença.
Tome a decisão de romper com coisas erradas!
Terça-feira, Últimos ensinamentos. Mateus 21.28 - 25.1-44
3ª DECISÃO: Aprender mais a Palavra.
Na terça-feira, Jesus se dedica a seus seguidores para ensinar sobre a Palavra de Deus. Haviam vários assuntos que precisavam saber a respeito do Messias. Os religiosos questionaram a sua autoridade (Mateus 21.23-27). Neste momento especial, Jesus revela seu propósito com clareza explicando detalhes para seus discípulos. Foi neste momento que falou sobre sua morte com mais precisão, bem como explicou sobre sua segundo vinda e julgamento final (Mateus 25), no sermão profético (Mateus 24), além de prometer o Consolador, que é o Espírito Santo (João 14 a 16).
Depois de receber a Cristo como Senhor e limpar nossas vidas de coisas erradas, devemos procurar aprender mais a Palavra de Deus que é o alimento que precisamos para viver espiritualmente (Mateus 4.4). Sem o conhecimento das escrituras, não conseguimos saber o que precisamos sobre a pessoa de Jesus (João 5.39).
Tome a decisão de estudar mais a Palavra de Deus!
Quarta-feira, Judas faz o Pacto de Traição: Mateus 26.6-13
4ª DECISÃO: Confiar mais em Deus.
Na quarta-feira, Jesus continua se dedicando ao ensino para seus seguidores, e de repente uma mulher lhe unge os pés o preparando para sua morte (Mateus 26.6-13). Também acontece um fato especial que foi a combinação entre Judas e os religiosos judeus para trair Jesus em uma emboscada. Jesus, em sua onisciência Divina, sabia que tudo isto estava acontecendo e conhecia o propósito Divino acima de todas as coisas, por isso não temeu. Jesus se concentrou em cuidar daqueles que estavam com Ele.
Durante nossa cominada em direção à cruz, muitas vezes somos traídos. As decepções se tornam constantes e cada vez mais dolorosas. A dor da traição é tão dolorosa quanto a crucificação. Mas precisamos confiar em Deus e não ter medo do que o homem possa fazer. Lembre-se: agora sua vida está nas mãos do Senhor. Isso acontece quando rompemos com coisas erradas e o mundo não se conforma com isso. Não pare de aprender a Palavra de Deus e não olhe para os lados. Concentre-se em Jesus.
Tome a decisão de confiar mais em Deus e não temer!
Quinta-feira, Jesus celebra a última Ceia: Mateus 26.17-29
5ª DECISÃO: Viver em comunhão.
Na quinta-feira Jesus mandou seus discípulos prepararem a Ceia para celebrarem a festa dos pães asmos. Foi neste dia que Jesus se reuniu em particular com seus discípulos, lavou os seus pés (João 13.1-8) e instituiu a Santa Ceia como celebração de comunhão da Igreja. Embora soubesse que seria abandonado por todos, não abriu mão de declarar seu amor e comunhão por seus discípulos. Jesus também tirou um tempo maior de oração para sua comunhão mais íntima com Deus Pai (João 17).
Uma decisão que precisamos tomar é a de viver em comunhão com Deus e com o nosso próximo. Muitas coisas acontecem para impedir nossa vida de comunhão. Em tempos difíceis, precisamos orar cada vez mais, como fez Jesus em sua última noite antes da cruz. Então, se você vê que um momento difícil se aproxima, busque mais comunhão com Deus e com seu próximo para estar em paz diante de Deus e dos homens.
Tome a decisão de viver em comunhão com Deus e com o próximo!
Sexta-feira, Jesus leva a sua cruz: Mateus 27.1-56
6ª DECISÃO: morrer para o mundo.
A sexta-feira foi dia em que Jesus foi julgado pelos homens (Mateus 26.47 – 27.26) e de forma cruel açoitado, obrigado a carregar a sua cruz caminhando em direção ao calvário, onde morreu se entregando para a salvação da humanidade (Mateus 27.27-56). Foram horas dolorosas e intensas. Cada momento a ferida sobre Cristo foi maior até que cada gota de sua vida foi entregue. Morreu e foi sepultado (Mateus 27.57-66).
Assim como fez Jesus, no caminho para a cruz, devemos saber que vamos morrer para o mundo (Gálatas 2.20). A cruz é dolorosa e a cada passo mais pesada. Entretanto não podemos voltar atrás. Leve sua cruz como cristão e creia que sua carne precisa morrer para o pecado.
Tome a decisão de levar a sua cruz!
Sábado: Jesus espera a sua hora: Mateus 27.60-66
7ª DECISÃO: Esperar só em Deus.
O dia de sábado era o descanso santo e o momento mais importante da festa, quando cada família se recolhia para juntos rememorar o êxodo. Enquanto todos estavam em suas casas, o corpo de Jesus estava dentro do túmulo. Ele já havia cumprido sua missão, mas precisava esperar o terceiro dia como havia prometido (Mateus 26.61).
Esperar não é fácil, mas é uma prova de confiança e sabedoria. Existem momentos em que não podemos fazer nada além de esperar e ver Deus agir em nossas vidas. Quando esperamos no homem, logo vem o desespero porque sabemos que o mundo nos decepciona (Salmo 108.12). Então devemos esperar confiando em Deus (Salmo 40.1).
Tome a decisão de esperar somente em Deus!
Domingo, Jesus ressuscitou! Mateus 28.1-20
8ª DECISÃO: Viver só para Deus.
No domingo, aos primeiros raios de luz da manhã, surge uma luz mais forte que o sol. O túmulo se abre e Jesus ressurreto sai vivo e cheio de glória. Agora Jesus estava vivo e pronto para executar o seu propósito salvador. Nada mais o impediria a partir de então. Ele venceu triunfante sobre a morte.
O dia da ressurreição nos ensina que devemos tomar a decisão de viver para Deus somente. Depois de morrer para o mundo e esperar em Deus chegou a hora de viver a vida abundante que Jesus nos prometeu (João 10.10).
Tome a decisão de viver para Deus!
Siga para a cruz!
-CONCLUSÃO: Mateus 10.38 “quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim”.
A caminhada para a cruz não é fácil, mas é o único caminho mostrado por Jesus para quem quer segui-lo (João 14.6). Nesta caminhada, a cada dia devemos decidir receber a Cristo como Senhor, romper com coisas erradas, aprender mais a Palavra, confiar mais em Deus, viver em comunhão, morrer para o mundo, esperar no Senhor e viver somente para Deus.
Tome a sua cruz!
Bispo Anderson Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...