RADIO

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Natanael debaixo da figueira
O que significa o que Jesus disse pra Natanael: “Te vi debaixo da figueira“? Esta questão sobre Natanael debaixo da figueira é muito intrigante. Vejamos duas teorias sobre este assunto tão palpitante.
Primeira Teoria
Natanael ficou surpreso com a Palavra de Jesus, porque desta forma Cristo deixou claro que seu propósito em salvar Natanael já estava determinado antes mesmo de Filipe o chamar.
Ao nascimento de Cristo, Herodes era governador da Judéia e ao receber a notícia do nascimento do Messias mandou matar todas as crianças de 2 anos para baixo. Então se considerarmos que Natanael tivesse a mesma idade de Jesus, isso o leva ao cenário destas matanças realizada por Herodes, segundo relatos históricos essa é a historia de Natanael.
Quando começou os assassinatos a mãe de Natanael temeu que o seu filho ser morto pelos soldados, e então ela escondeu o bebê debaixo de uma figueira especifica, e enquanto ele estava lá, sua mãe orava a Deus pedindo proteção e que aquela criança vivesse para ver o Messias.
Em todas as buscas dos soldados, o menino estava envolta a folhas da figueira. Quando Natanael completou 15 anos de idade sua mãe lhe contou como lhe escondera, e somente ele e sua mãe sabiam desta história. Então quando ele pergunta a Jesus de onde Ele o conhecia e Jesus revela seu maior segredo ao dizer que o viu debaixo da figueira, Natanael se vê diante daquele ao qual sua mãe orou para que pudesse conhecer.
Segunda Teoria
Não havia nada no Antigo Testamento que predissera que o escolhido de Deus viria de Nazaré. Nazaré era um lugar muito pouco notável. O próprio Natanael provinha de Caná, outra cidade da Galiléia, e nas regiões rurais a rivalidade entre uma cidade e outra, e a inveja entre os povos era muito notória.
A reação de Natanael foi afirmar que Nazaré não era o tipo de lugar de onde pudesse vir nada de bom. Filipe foi sábio. Não discutiu. Limitou-se a dizer: “Vêem e vê!”.
No pensamento judaico uma figueira sempre representou a paz. Sua ideia de paz era quando um homem podia permanecer debaixo de sua própria figueira e sua própria vinha sem que nada o incomodasse (veja 1 Reis 4:25; Miquéias 4:4).
Mais ainda, a figueira era frondosa e dava muita sombra e era costume sentar-se a meditar sob o amparo de seus ramos. Sem dúvida, isso era o que fazia Natanael. E sem dúvida nenhuma, enquanto estava debaixo da figueira pensava e orava pelo dia em que chegaria o escolhido de Deus.
Não cabe dúvida que tinha meditado a respeito das promessas de Deus. E agora sentia que Jesus tinha lido até o mais profundo de seu coração. O que surpreendeu a Natanael não foi tanto que Jesus o tivesse visto debaixo da figueira, e sim o fato de que Jesus tivesse lido os pensamentos que estavam no mais recôndito de seu coração, de maneira que Natanael disse a si mesmo: “Aqui está o homem que entende meus sonhos! Aqui está o homem que sabe de minhas orações! Aqui está o homem que viu meus desejos mais secretos e íntimos, desejos que jamais me animei a expressar em palavras! Aqui está o homem que pode traduzir o suspiro inarticulado de minha alma! Este deve ser o Filho do Deus, o prometido ungido de Deus e nenhum outro”. Natanael se rendeu para sempre ao homem que lia e compreendia e satisfazia os desejos de seu coração.
Conclusão
Sobre Natanael, a primeira teoria é ratificada pelo dicionário siríaco, que narra esta mesma história. Podemos expandir esta interpretação dizendo que a figueira sempre foi o símbolo do “conhecimento”, haja vista que os grandes estudiosos crêem que a árvore do conhecimento lá do Éden era uma figueira.
Sendo assim, todo bom israelita tinha por costume meditar sob a sombra de uma figueira, portanto quando Jesus disse isso para Natanael, Ele quis dizer 2 coisas:
a) eu conheço o teu passado (teoria 1), quero estar no teu presente e garantir o teu futuro;
b) as folhas de figueira só te protegeram da morte física e do pecado, apenas superficialmente, da mesma forma que foi com Adão e Eva no Éden, mas eu troco seu esconderijo sob as folhas da figueira pelo meu sangue sobre a tua vida.
Bispo Anderson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...