RADIO

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

As 12 portas de Jerusalém.
12. NOMES, SÍMBOLOS, PROPÓSITOS ESPIRITUAIS DAS 12 PORTAS.
1) A Porta do Gado (Ne.3:1) 
Porta das Ovelhas (Ne. 3:1) Encontro Com o Cordeiro de DEUS
“E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes e edificaram a porta do gado, a qual a consagraram...”.
A porta do gado simbolizava consagração, mais tarde recebeu o nome de porta das ovelhas. Ficava nas proximidades do Templo; e do tanque de Betesda.
Por essa porta passavam ou nela permaneciam os animais que deveriam ser oferecidos como sacrifício pelos pecados do povo, de acordo com as exigências da Lei de Moisés.
Sob o ponto de vista espiritual era a porta mais importante, pois de nenhuma outra a Bíblia diz que foi consagrada, somente esta!
É a porta de encontro com o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! (Jo.10:7,9; Sl.23:1,2).
2) A Porta dos Peixes (Ne.3:3)
A Porta dos Peixes (Ne. 3:3) Lugar de Crescimento e Reprodução
“E a porta do peixe edificaram os filhos de Senaa, a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos”.
É a porta dos pescadores, porta da dedicação profética; fala-nos de crescimento, reprodução.
Lembra-nos dos pescadores do mar da Galiléia chamados por Deus para serem seus discípulos, tornando-se então, pescadores de homens (Mt.4:18-22).
a) A chamada de Eliseu (1ºRs.19.15,16,19-21) – A.T.
b) A chamada de Barnabé e Saulo (At.13:1,2) – N.T.
c) A chamada de Moisés (Ex.3:10) e as suas desculpas (Ex.3:11-13; 4:1-12).
d) A chamada de Jeremias (Jr.15:7) e a sua desculpa.
3) A Porta Velha (Ne.3:6)
A Porta Velha (Ne.3:6) - Libertação do Passado
“E a porta velha, repararam-na, Jeoiada, filho de Paséia; e Mesulão, filho de Besodéias; estes a emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos”.
A porta velha simbolizava a tradição e a história falada dos hebreus, o tesouro antigo, acerca das gerações de sua origem.
No sentido espiritual, de modo figurado, indica-nos hoje, a necessidade do desapego e libertação do passado (2ªCo.5:17; Ef.4:22-24 e Fp.3:13,14).
4) A Porta do Vale (Ne.3:13)
A Porta Do Vale (Ne. 2:15) - O Milagre Da Salvação
“E de noite saí pela porta do vale, para a banda da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém”.Havia nos arredores de Jerusalém um vale que um dia fora do, o Vale de Hinon, mas como ali os filhos de Israel passaram a sacrificar ao deus Moloque, foi amaldiçoado e Jeremias profetizou que ele seria chamado "Vale da Matança" (Jr. 32:35; 7:30; 8:3). Isaías o apresenta como um lugar escatológico de punição, onde «o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará» (Is 66.22-24). Ele passou a ser chamado Geena, identificado com O fogo, morte e tormento. JESUS faz referência a ele, como uma figura do inferno, «onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga» (Me. 9:43-48).
No vale era colocado todo o lixo da cidade, que seria queimado. Havia sempre os vermes dos cadáveres e o fogo ardia constantemente. A Porta do Vale, pois, representa para nós a porta da libertação do inferno, o lugar do maior de todos os milagres: a nossa salvação. a grande milagre pelo qual DEUS nos tirou do inferno e das chamas eternas e sua destruição. Essa é a porta em nossa vida que se abre para os livramentos e milagres de DEUS.
a fogo do vale pode também advertir-nos contra todo fogo estranho. A porta deve estar fechada para o diabo, que tentará introduzir na cidade, isto é, na alma, a destruição do vale. a fogo de DEUS é algo extraordinário: queima, mas não destrói, como aconteceu na sarça, no Sinai. Mas o fogo de Satanás traz dor, sofrimento e desolação. Não deve haver lugar para fogo estranho dentro da nossa alma. a único fogo que deve arder em nós, é o do ESPÍRITO SANTO.
Depois do milagre da nossa libertação do inferno, fomos colocados em uma posição de canais de DEUS para arrancar outros que lá permanecem. Lembre-se de que estamos falando do lugar de decisão, as portas. Em cada uma delas, a decisão de quando abrir e quando fechar cada porta, a quem abrir e a quem fechar, é sua. Na porta do vale, DEUS nos encontrou e nos libertou, pois a abrimos para Ele entrar. Agora ela permanecerá fechada a todo fogo inimigo. Por ela, no entanto, passaremos para encontrar aqueles que estão dominados pelo inferno. O gozo presente dos milagres de DEUS em nós, não deve insensibilizar o nosso coração aos sofrimentos dos que perecem. Jamais nos devemos esquecer de que os horrores do inferno são reais e que o destino das vidas que para lá caminham depende de nós, pois transportamos a vida de DEUS e é a partir do nosso coração, usando nossos lábios, pés e mãos, que DEUS alcançará outros com Seu milagre libertador.
5) A Porta do Monturo (Ne.3:13)
“A porta do vale reparou-a Hanum e os moradores de Zanda; estes a edificaram, e lhes levantaram as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos. E a porta do monturo, reparou-a Malquias, filho de Recabe, maioral do distrito de Bete-Haquerém...”.
A porta do vale era por onde passavam os esgotos, as águas que se projetavam no vale do Cedrom.
A porta do monturo era por onde se processava a remoção do lixo. Essas portas representavam a limpeza que deveria haver na cidade de Deus. Por elas saíam todas as impurezas, como que a indicar que a cidade santa deveria estar sempre limpa, assim como o nosso coração deve estar! (Tg.4:8; 2ªTm.2:21; 1ªJo.3:2,3 e Mt.5:8).
6) A Porta da Fonte (Ne.3:15)
“E a porta da fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hozé, maioral do distrito de Mizpa...”.
A porta da fonte simbolizava a bênção divina constante a brotar na nascente. Essa porta ficava ao sul de Jerusalém perto da fonte de Siloé, onde o cego de nascença foi curado por Jesus! (Jo.9:10,11).
Espiritualmente simbolizava a realidade dos milagres dos evangelhos profetizados por Isaías (Is.61:1 – Lc.4:18,19) e realizados por Jesus; poder este delegado para a igreja para a dispensação da graça (Lc.10:19; Mc.16:17).
7) A Porta do Pátio do Cárcere (Ne.3:25)
“Palal, filho de Uzai, reparou defronte da esquina e a torre que sai da casa real superior, que está junto ao pátio da prisão”.
Neste pátio o profeta Jeremias esteve preso (Jr.32:2; 33:1; 37:21). Espiritualmente simboliza “as cadeias” ou “prisões” que imobiliza o pecador, ou até mesmo o crente que se descuida da vigilância (Jo.8:32,36; Sl.107:13,14; 148:7). As prisões podem ser quebradas pelo pode de Deus (At.16:26).
8) A Porta das Águas (Ne.3:26)
“Ora os netinins habitavam em Ofel, até defronte da porta das águas, para o oriente, e até a torre alta”.
Esta porta proporcionava suprimento de água para a cidade.
A água no oriente está entre os elementos mais necessários e mais desejáveis; uma fonte, um poço, um rio, um lago, e até mesmo as águas das chuvas, eram considerados e estimados como bênção de Deus nas terras áridas.
A porta das águas, portanto, tinha significação elevada naqueles dias (Sl.65:9-13).
Espiritualmente, esta porta simboliza as águas da Palavra de Deus e do Espírito Santo que devem regar continuamente o arraial dos santos, a igreja do Senhor (Sl.63:1; Is.44:3; Jo.3:5; 4:14; 7:37-39).
9) A Porta dos Cavalos (Ne.3:28)
“Desde a porta dos cavalos repararam os sacerdotes, cada um defronte da sua casa”.
A palavra “cavalo” indicava, naqueles dias, atividades e lutas.
Naqueles dias, os cavalos eram peças essenciais nas guerras, sem os quais os carros não poderiam andar. Os cavalos simbolizavam as guerras, as batalhas, as lutas, enfim, as conquistas dos povos!
Por outro aspecto, cavalo lembra um meio de transporte que leva as cargas os pesos.
Espiritualmente, traz-nos à lembrança o imensurável amor de Deus que deu o seu unigênito Filho para levar sobre si as nossas cargas de pecado, de doenças, de possessões (Jo.3:16; Is.53:4; Mt.11:18,29; Gl.6:2 e 1ªPe.5:7).
10) A Porta Oriental (Ne.3:29)
“...E depois dele reparou Semaías, filho de Secanias, guarda da porta oriental”.
Acredita-se que esta é a porta pela qual Jesus entrou em Jerusalém, e que hoje se encontra lacrada! Espera-se que o Messias entre por ela em sua segunda vinda.
Ez.44:2 – “E disse-me o Senhor: Esta porta estará fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso estará fechada”.
Na simbologia espiritual esta porta representa a volta de Jesus; o eminente arrebatamento dos salvos! Esta porta deve estar aberta na vida da igreja, cuja oração deve ser: Ap.22:20 – “Aquele que testifica estas coisas diz: certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus”. Ver ainda 1ªTs.5:23.
11) A Porta de Mifcade [Atribuição] (Ne.3:31)
“Depois dele reparou Malquias, filho dum ourives, até à casa dos netinins e mercadores, defronte da porta de Mifcade, e até a câmara do canto”.
A porta da atribuição, no aspecto espiritual, nos fala da “comissão divina” da definição de atribuições ao seu povo!
A Porta da Atribuição, pois, falamos do lugar onde DEUS nos delega uma missão, atribui-nos uma responsabilidade. A palavra traz o sentido de uma tropa que é convocada para receber suas diversas atribuições. Deve ser por isso que Ferreira de Almeida traduz a palavra por «guarda».
Essa é a porta pela qual o Senhor nos delega responsabilidades. Se ela estiver aberta para Ele, não nos recusaremos a aceitar e cumprir os deveres que nos serão atribuídos, pois, juntamente com a tarefa, Ele sempre nos dará a devida capacitação. Muitas vezes, o medo e o sentimento de inadequação tomam conta de nós, e deixamos a porta fechada para DEUS. Se, contudo, conhecemos ao Senhor, sabemos que Ele é fiel e justo e jamais nos dará uma tarefa, sem que esteja disposto a dar-nos, juntamente com ela, o que é necessário ao seu cabal cumprimento. Lembramos ainda que, cada vez que uma dessas portas é fechada ou aberta à pessoa errada, corremos sério perigo, pois isso se constituirá em uma brecha para o inimigo nos assolar.
a) Israel deveria ser um reino sacerdotal (Ex.19:6); e,
b) A igreja deveria ser um sacerdócio real (1ªPe.2:9).
A grande comissão do Senhor Jesus para seus discípulos nós encontramos nos Evangelhos (Mt.28:18-20; Mc.16:15).
12) A Porta de Efraim (Ne.8:16)
“Saiu, pois, o povo, e de tudo trouxeram, e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, e nos seus pátios, e nos átrios da casa de Deus, e na praça da porta das águas, e na praça da porta de Efraim”.
Efraim era o segundo filho de José, mas recebeu a bênção de Jacó como se fora o primogênito.
Efraim significa “fruto dobrado”.
Porção dobrada da herança era um direito de primogenitura (Hb.12:12; Zc.9:12).
O QUE O NOVO TESTAMENTO DIZ SOBRE A PORTA
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
João 10:1-4
E diz mais:
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
João 10:9-11
Neemias enfrentou muitas dificuldades, mas nada o desanimou, o inimigo tentou para-lo por diversas vezes, mas ele foi até o fim.
Neemias começou e terminou um grande projeto, com muitas dificuldades, com recursos escassos, mas com uma determinação do tamanho da sua fé, uma fé alicerçada em Deus, motivando e servindo de exemplo para um povo que aos olhos humanos não seriam capaz de tal tarefa, mas aquele povo aparentemente fraco, olhando para o Senhor Deus e para o seu líder foi até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...