RADIO

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Não deixe nada roubar a sua alegria!

 Filipenses 4:1-9 

Esta é a carta da alegria, Paulo escreve esta carta usando esta palavra por mais vezes do que em qualquer outra carta ou outro livro da Bíblia. Ele escreve esta carta de dentro de uma prisão romana em um buraco em meio a rochas, para demonstrar uma verdadeira alegria que vai além do padrão lógico ou natural, mas uma alegria real.

Mesmo em meio ao cárcere, aos talvez últimos momentos de sua vida, ele demonstra otimismo, alegria e confiança no Senhor.

Quantos de nós perdemos tão facilmente a alegria e otimismo com coisas até pequenas? Nos permitimos abalar com notícias que surrupiam a nossa paz e a nossa confiança em Deus, nos fazer tremer e temer e até mesmo desistir. Muitos hoje vivem escravos da tristeza por saberem se contentarem e se alegrarem naquilo que realmente enche a nossa vida de gozo e paz.

É nessa direção que o apóstolo Paulo nos ajuda a olhar para que a nossa alegria seja assim como a dele que mesmo em meio ao pior momento da vida ainda assim, podemos e devemos nos alegrar.

1-) Nossa verdadeira alegria não está nas coisas mas nas pessoas. Logo no verso 1 Paulo demonstra que estes irmãos de Felipos eram a sua alegria e coroa, pessoas que ganhamos para Cristo e vimos a sua história transformada por influência da nossa vida e ação do Espírito Santo de Deus. Facilmente esses valores são trocados, as coisas valem mais do que as pessoas e o motivo de alegria são os bens e não as pessoas que nos cercam. Paulo nos ensina que a as pessoas por quem batalhamos, lutamos e oramos, essas quando transformadas nos trazem verdadeiro contentamento.

2-) Nossa alegria consiste em permanecermos firmes no Senhor – Paulo ressalta isso aos filipenses, estejam firmes nos Senhor amados, ficar firme em Deus é garantia de alegria em todo o tempo.

3-) Alegre-se no Senhor – Mesmo quando não há motivos aparentes para você se alegrar, lembre-se de que Ele é a razão da sua alegria, alegre-se no Senhor, alegre-se na sua salvação, há algo maior reservado para você, alegre-se, pois Deus já te garantiu isso em Cristo Jesus.

4-) Não deixe a tua ansiedade te dominar – Quantas vezes você perdeu a alegria por estar ansioso quanto a algo que não estava em seu controle, na expectativa do resultado de algo que você não poderia mudar, lembre-se Deus está no controle da tua vida e de todas as coisas, confie e descanse nEle, não perca a sua alegria por algo que Deus tem o poder para cuidar.

5-) Ore mais – “Sejam as vossas petições conhecidas diante do Senhor”, Orar mais trará mais paz ao seu coração, e tendo paz você terá alegria, ore pois Deus responde, como alegra o nosso coração ao saber que Deus responde a nossa oração.

6-) Ocupe a tua mente com coisas que valem a pena, com o que é bom – O verso 8 nos ensina que nossa mente deve estar blindada e ocupada com aquilo que produz alegria, que produz esperança, deixe o pensamento de derrotismo e frustração para trás e ocupe a tua mente com a Palavra de Deus, com aquilo que vem do alto e encha o teu coração de paz e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...