RADIO

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Uma lição de arrependimento e em quem se refugiar!


 

Uma lição de arrependimento e em quem se refugiar!  Naum 1:7  Os pecados de Pedro e Judas

Embora se tratem de pecados diferentes, com diferentes consequências e motivações, devemos observar que ambos, Judas e Pedro, se sentiram desgostosos após praticá-los.Judas, reconhecendo que havia pecado, tentou devolver as moedas que havia recebido para entregar Jesus aos principais sacerdotes e anciãos ( Mateus 27: 4-5 ) Pedro ao ouvir o cantar do galo, saiu do pátio do sumo sacerdote, onde Jesus estava sendo falsamente acusado, e chorou amargamente ( Mateus 26:75 ). Ambos permaneceram em seus pecados até serem despertados por algum evento que abriu seus olhos: Judas, despertou para o pecado que cometera ao perceber que Jesus havia sido condenado. Pedro despertou ao ouvir o cantar do galo, sobre o qual Jesus havia falado.

No entanto, as semelhanças entre as atitudes dos dois discípulos ao pecarem contra Jesus não param por aí. Ao perceberem seus pecados contra o Mestre Judas e Pedro têm atitudes opostas.

Judas sente remorso ( Mateus 27:3 ). Pedro chora amargamente demonstrando arrependimento Judas, por ter sentido remorso, e não o verdadeiro arrependimento, procura consertar o erro do seu JEITO: recorre à Lei e afirma ter traído sangue inocente ( Dt 19:13 ), devolvendo as moedas que recebera e saindo dali para se enforcar e, dessa forma, entregar vida por vida ( Ex 21: 23 ). Pedro, apesar de reconhecer o terrível pecado que cometera e chorar muito, não quis resolver tudo do seu jeito, nem recorreu ao legalismo da letra que mata ( 2 Co 3:6 ), mas recorreu à graça e ao perdão do espírito que vivifica ( 2 Co 3: 6 ).

A atitude de Pedro

Pedro após ter negado Jesus, mesmo tendo afirmado ao próprio Mestre que o seguiria até na morte, se fosse necessário, reconheceu sua pequenez, se arrependeu profundamente e, ao contrário de Judas que entregou seu corpo para a morte, entregou-se para a vida e decidiu assumir a missão dada por Cristo, após a ressurreição, de pregar o evangelho por todo o mundo e a toda a criatura ( Mc 16:15 ).

Apesar de ter negado Jesus e ser conhecedor da perseguição dos Judeus contra os seguidores de Cristo, Pedro estava presente junto aos demais discípulos quando o Mestre apareceu ressuscitado. ( Jo 20:19 ) e após a Ascensão de Cristo perseverava em oração junto aos demais e a família de Jesus ( At 1: 12-14).

Talvez Judas também pudesse estar lá, mas ele sentiu remorso e não arrependimento, ele quis dar o seu jeito para resolver tudo, esquecendo-se de que sem Cristo nada podemos fazer( Jo 15:5), ele se prendeu aos grilhões da Lei, ele escolheu a morte.

Se, além do arrependimento, houver algo mais que devamos fazer para corrigir o ato impensado roguemos então ao Senhor que nos guie...

Pedro buscou em Cristo e nos irmãos de fé forças para seguir em frente. Pedro se arrependeu e escolheu permanecer com Cristo.

Percebemos, então, que não importa a gravidade do pecado que cometemos, mas sim o que escolhemos fazer depois que percebemos a transgressão. JUDAS DEPOIS DO ARREPENDIMENTO BATEU NA PORTA ERRADA , PEDRO BATEU NA PORTA CERTA!

Se optamos por esconder nossos pecados ou buscamos resolve-los do nosso jeito, estamos buscando a morte, pois bem sabemos que aquele que esconde suas transgressões jamais prosperará (Pv 28:13 ) e que o salário do pecado é a morte ( Rm 6: 23 ).

Porém, se nos arrependemos sinceramente Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados  ( 1 Jo 1:9 ) e ao confessarmos nossos erros e os deixarmos alcançaremos misericórdia ( Pv 28: 13 ).

Se, além do arrependimento, houver algo mais que devamos fazer para corrigir o ato impensado roguemos então ao Senhor que nos guie pela vereda da justiça por amor ao Seu nome ( Sl 23: 3 ), pois está nele, e só nele, o querer e o efetuar ( Fp 2:13 ). Ap Anderson Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...