RADIO

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Aguas de Mara e Aguas de Elim


 

Aguas de Mara 

Mas nem sempre encontramos águas doces durante nossa jornada, algumas vezes as águas são amargas, outras vezes nem existem águas, é a seca, o deserto, a sede.

Três dias sem água, numa temperatura de cinquenta graus durante o dia e abaixo de zero grau durante a noite, minaram a fé do povo hebreu, que já não era assim uma Brastemp. De repente eles avistaram um oásis e correram para beber de suas águas, mas tinha um probleminha, as águas eram amargas, tanto é que eles chamaram aquele oásis de Mara (amargo) até os dias de hoje. Foi um “Deus nos acuda”, três dias sem água e quando ela surge é amarga! Não deu outra, o povo começou a murmurar contra Moisés dizendo: “Que havemos de beber?”(Êxodo 15:24). É evidente que a falta de água no deserto é uma situação terrível, por outro lado, aquele povo tinha acabado de presenciar, de viver um grande milagre, afinal de contas não é todo dia que um mar se abre, mas não foi suficiente para alimentar a fé e fazê-los esperar em Deus. Pois bem. Moisés transferiu o problema para Deus e o Senhor mostrou para ele uma árvore, que Moisés lançou nas águas e as águas amargas se tornaram doces.

O oásis Mara existe até hoje e suas águas continuam amargas, o que Deus fez foi outro milagre para dessedentar o povo, mas é importante dizer que águas amargas não são sinônimo de águas poluídas ou impróprias para beber. No caso das águas de Mara, os cientistas fizeram uma análise daquelas águas e constataram que elas são cem por cento potáveis. As águas são amargas, porque estão cheias de minerais, como o magnésio, que são medicinais, ou seja, o povo hebreu poderia ter bebido das águas de Mara sem sofrer nenhum dano.

Deus não mandou Seu povo para beber águas envenenadas, as águas eram amargas, porém cem por cento potáveis, portanto, podem ser ingeridas sem nenhum problema para a saúde das pessoas. Se o povo hebreu tivesse bebido das águas, certamente passaria muito tempo sem ter dor de barriga. Nem sempre Deus nos manda águas docinhas para beber, mas sempre nos ensina, nos cura e nos edifica em tudo o que nos acontece nesta vida. Para começo de conversa, nada nos acontece sem a autorização do Senhor, lembrando que temos um Advogado junto ao Pai, que é Jesus.

As águas de Mara só ficaram doces naquela ocasião e depois continuam amargas, porém boas para a saúde.

Deus levou Seu povo às águas de Mara para prová-los, para curá-los das enfermidades trazidas do Egito, mas o povo não aceitou, só queria beber águas docinhas. Nós também somos assim, só queremos as coisas boas e muitas vezes não atentamos que as águas amargas têm um propósito edificante em nossas vidas.

Vamos em frente. Deus começou a falar com Seu povo em Mara, era uma etapa importante do caminho. Sabe o quê aconteceu depois disso? Veja: “Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas.” (Êxodo 15:27). Depois das águas amargas, um belo oásis com doze fontes de água e muitas palmeiras, era tudo o que o povo hebreu queria: sombra e água fresca!

Todos nós queremos sombra e água fresca, todos querem vencer, conquistar, desfrutar do melhor da terra e é natural. Todas as promessas do Senhor serão cabalmente cumpridas em nossas vidas, ainda que tenhamos que beber das águas amargas, antes de conquistar o oásis. 

Ap Anderson Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...