RADIO

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Quebre o seu vaso!

Quebre o seu vaso!

E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas.... (Lc 7:38) Como poderia alguém chorar a ponto de molhar os pés? Seria uma linguagem poética? Ou as lágrimas foram sendo derramadas enquanto lavava os pés de Jesus com água? Por mais que tivesse chorado ainda assim daria para molhar a ponto de ter que enxugar com os cabelos?

Davi falou no salmo 56:8 Contaste e recolheste num jarro todas as minhas lágrimas. Anotaste cada lágrima no teu livro (expressão jarro de lágrimas).

Vasos de lágrimas eram usados no Oriente Médio e no tempo da Roma Antiga também.

No caso de Roma, os enlutados (entristecidos, escurecidos, penalizados ou afligidos) choravam e colocavam seus vasos no túmulo, para mostrar o quanto a pessoa era amada.

Mas no Oriente Médio, o local deste vaso era estreito o suficiente para que o queixo encaixasse. No momento que estivesse orando e chorando as lágrimas rolariam para dentro do vaso onde seriam armazenadas. A pessoa seria enterrada com este vaso armazenadas.

A pessoa seria enterrada com este vaso que representava os sofrimentos que tinha suportado, ou seja, um registro de dores. Historiadores dizem que a mulher derramou sobre os pés de Jesus o seu vaso de lágrimas. Verteu as suas dores armazenadas. Dores que sobrecarregavam o seu coração: decepções, humilhações, traumas, carências.

Ela entendeu que não mais precisaria ser colecionadora de lágrimas e dores, mas poderia entregar para quem poderia curar, renovar, consolar.

Ela levou o seu vaso de lágrimas não para a morte como normalmente as pessoas que o tinham, faziam e sim para a pessoa que lhe daria vida.

Lágrimas são dores em forma de gotas, são as ultimas palavras, quando o coração perde a voz. Finalmente ela entendeu que estava diante do único que poderia verdadeiramente enxugar as suas lágrimas. Aos pés de Jesus é o local de cura, o local para derramarmos nossas lágrimas mais ocultas.

Ap Anderson Camargo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...