sábado, 7 de novembro de 2015

CINCO SEGREDOS PARA UMA PESCA MILAGROSA!( Lucas 5 1-11)
Muitas vezes em nossas vidas, seja em que área da vida, nos encontramos a beira da praia, ancorados, seja abastecendo o barco para novos desafios, seja refletindo sobre não ir mais, seja tentando redobrar as forças perdidas ao longo das experiencias em alto mar, o certo é que na beira da praia a decisão é individual. Jesus possibilita uma experiencia profunda aos pescadore, como também faz com cada pessoa
“E aconteceu que, apertando-o a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré.E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.” Lc 5:1-2
Dois barcos a beira da praia, os pescadores estavam cansados, desanimados e frustrados pela péssima pescaria sendo obrigados a desistir da pesca,  mesmo sendo profissionais na arte da pesca.
“E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.” Lucas 5:3
Jesus escolheu UM dos barcos, Ele sabe todas as coisas, se Ele escolheu o seu barco para entrar e lhe dar a chance de usufruir dos seus milagres, não tente transferir responsabilidades para outros, porque quando Deus escolhe Ele garante a provisão.
1º SEGREDO – RECONHEÇA QUE JESUS ESCOLHEU VOCÊ E OBEDEÇA
Quando toma o comando do barco do frustrado Simão, Jesus dá a primeira ordem, que exige de Simão o seu segundo sacrifício de obediencia:
Afastar o barco da terra, tem relação com o desprendimento do que é material, estável, confortável, é sair do controle da situação e permitir que o comandante tome a direção, e através deste afastamento da terra a acustica da ministração de JESUS tornou-se favorável pelo direcionamento do vento, e ensinava a multidão, enquanto isso, esta Simao lavando a rede no LUGAR CERTO!
2º SEGREDO – LAVE SUA REDE NO LUGAR CERTO: PERTO DE JESUS
Ás vezes nós lavamos nossas redes no lugar errado e trazemos consequencias negativas, pois compartilhamos com quem não vai compreender, não vai e nem pode ajudar. A diferenção de Simao é que apesar de estar decepcionado, chateado, frustrado com a sua fracassada pescaria, ele lavou sua rede no LUGAR certo, PERTO DE JESUS, àquele que tem todo Poder para mudar a situação e tem uma preocupação especial com cada pescador.
“E, quando acabou de falar, disse a Simão: faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.” Lucas 5:
3º SEGREDO - ABRA MÃO DE SUA RAZÃO E DIRIJA-SE PARA AS ÁGUAS PROFUNDAS
Ao concluir o ensino, Jesus observa a perseverança de Simão em estar no lugar certo, e agora pede mais, mais um passo, já tinha mandado afastar da terra, agora pede que vá para o mar alto, aguas produndas para lanças as redes.
Os pescadores poderiam até se revoltar com a atitude de Jesus e Simao poderia perguntar: “Senhor de pescaria eu entendo, de lá eu já vim e não deu nada certo… o Senhor é um carpinteiro, o que entende de pesca?!” No entanto tudo leva a crer que Simao sente que estava na frente do  Criador do Céu, da terra e do Mar.
“E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas lançarei a rede.” Lucas 5:5
Pedro, apesar do seu questionamento,  não teve dúvida alguma em obedecer a Jesus,  e mesmo tendo se esforçado sem exito a noite inteira, apesar de todas as suas comprensíveis desculpas, abriu mao da lógica e sob a Palavra do Senhor, ousou lançar novamente sua rede, que por sinal agora já estava limpa,Porque o nosso Deus só Pode operar em redes LIMPAS no entanto lugar de rede é sendo lançada no mar. Rede parada, guardada é prenuncio de um problema: esterelidade espiritual.
4º SEGREDO – CONFIE NA PALAVRA DE DEUS E LANCE SUA  REDE AO MAR
Muitas vezes nós,passamos a noite da aflição e da frustração buscando respostas, buscando solucionar a situação por nossas próprias forças e nos cansamos, nos estressamos  e não atingimos o objetivo. Mas quando Jesus dá a ordem, que será sempre no tempo dEle e não no nosso, devemos obedecer pois Ele garante suprir todas as nossas nessecidades.
5º SEGREDO – COMPARTILHE COM OS OUTROS AS BENÇÃOS QUE DEUS LHE CONCEDE
“E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique” Lc 5:6-7
Foi tanta benção, um milagre surpreendente a ponto de precisar de reforço para levar a quantidade de peixes, quando as coisas acontecem debaixo da orientação divina, o resultado será sempre alem daquilo que pedimos ou pensamos. O outro barco foi um sortudo, ou até mesmo um curioso, ou até alguém que perseverou em insistir lançar sua rede ao mar mais tempo, e que foi abençoado pela obediencia e disposição de Simao, bem como por estar no lugar certo e na hora certa. As bençãos de Deus são sempre para abençoarmos a outros pois para isso fomos chamados, ninguem faz nada sozinho, sempre precisamos de outras pessoas, seja para nos ajudar, seja para nós ajudarmos.
CONCLUSÃO -  Com o resultado da árdua obediencia dos discipulos, Simao  adora ao Senhor, reconhecendo sua pequinês, pois sem Jesus jamais conseguiria êxito diante de uma situação acima da sua capacidade, acima do seu conhecimento e acima da sua razão. “E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador.” Lucas 5:8
A partir de então tornam-se seguidores de Cristo, movidos pela convicção e conhecimento de quem verdadeiramente é Jesus, o Senhor dos Senhores, dominador de todas as coisas!
“Pois que o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca que havia feito, e, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram.” Lucas 5:9-11
BISPO Anderson Camargo​

Nenhum comentário:

Postar um comentário