RADIO

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

RAABE......
“PELA FÉ A PROSTITUTA RAABE, POR TER ACOLHIDO OS ESPIÕES, NÃO FOI MORTA, COM OS QUE HAVIAM SIDO DESOBEDIENTES”. (Hebreus 11.31).
.Raabe. Seu nome não tem um bonito significado, “insolência”, no hebraico. Porém, tem registro em diferentes textos das escrituras no antigo e no novo testamento.
O que levou essa mulher está nas páginas sagradas? A sua fé!
Quando Josué enviou os espias à cidade de Jericó eles entraram na casa de Raabe, a prostituta, e passaram a noite (Josué 2.1).
O rei da cidade quando soube do fato enviou mensageiros àquela casa. Raabe escondeu os israelitas. Inventou uma história para os mensageiros do rei e despedidos que foram eles, ela chamou os espias e conversou com eles. No seu diálogo ela demonstrou algumas afirmações de fé.
“... SEI QUE O SENHOR LHES DEU ESTA TERRA...” (Josué 2.9). Ela creu em tudo quanto ouvira falar sobre o Deus dos hebreus. Tinha certeza da destruição da sua cidade. A fé de Raabe veio por ela ouvir os feitos do Senhor quando tirou o seu povo do Egito. O milagre da travessia do Mar Vermelho, e também da destruição dos reis Seom e Ogue, ainda antes de atravessar o Jordão. Não lhe restava dúvida de que o Deus dos hebreus era Deus! Ela afirmou:
“... O SENHOR, O SEU DEUS, É DEUS EM CIMA NOS CÉUS E EM BAIXO NA TERRA”. (Josué 2.11). Quanta convicção de fé em Deus e reconhecimento da sua soberania!
Faz ela então um pedido:
“JUREM-ME PELO SENHOR QUE, ASSIM COMO EU FUI BONDOSA COM VOCÊS, VOCÊS TAMBÉM SERÃO BONDOSOS COM A MINHA FAMÍLIA”. (Josué 2.12). Que grande intercessora! Ela não pediu pela sua vida, mas pela salvação da sua família. Quanto altruísmo!
A palavra foi dada. O sinal foi estabelecido. Ela cumpriu a sua parte. O fio de escarlate esteve amarrado na sua janela até o dia em que Jericó foi destruída. A outra parte do combinado era de que todos os seus parentes deveriam estar dentro da sua casa. Eles não se comprometiam com quem estivesse fora da casa, embora fosse seu parente.
Raabe foi obediente e corajosa. Deste modo sua família foi salva.
“E JOSUÉ POUPOU A PROSTITUTA RAABE, A SUA FAMÍLIA, E TODOS OS SEUS PERTENCES, POIS ELA ESCONDEU OS HOMENS QUE JOSUÉ TINHA ENVIADO A JERICÓ COMO ESPIÕES”. (Josué 6.25).
Não sabemos como a família a tratava, mas sabemos que a sua fé levou a exercitar bondade, agindo sem egoísmo. Ela precisava amar a todos da sua família para coloca-los dentro da sua casa até o tempo determinado. A fé opera pelo amor.
Raabe foi considerada por Deus de tal maneira que casou-se com Salmon, um príncipe de Judá, dela descendeu Davi e Jesus.
Raabe foi vitoriosa na sua família.
Deus honra a fé daqueles que confiam nele! Não importa a condição em que viveu antes. O importante é se tornar parte integrante do povo de Deus, vivendo por fé.
Há uma promessa para os que crêem em Jesus:
“CRÊ NO SENHOR JESUS CRISTO, E SERÁS SALVO, TU E A TUA CASA”. (Atos 16.31). A Palavra de Deus se cumpre. Façamos, portanto, a nossa parte, crendo e amando os nossos colocando-os dentro do nosso coração, sentindo compaixão pela alma deles e mantendo sempre em nós (casa espiritual), a identificação do sangue do Cordeiro.
Deus tem interesse em que nossa família seja salva.
Bispo Anderson Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...