terça-feira, 2 de dezembro de 2025

NÃO TEMAS, DEUS OUVIU A SUA ORAÇÃO!


 Lucas 1:1-37. NÃO TEMAS, DEUS OUVIU A SUA ORAÇÃO!

A visita de um anjo anunciando o milagre o deixou tão maravilhado que no começou chegou até duvidar se realmente teria um filho. 

PRIMEIRO - DEUS ARRANCA A TRISTEZA E DÁ MOTIVOS PARA SORRIR. Assim como os dias tristes não faziam mais parte da rotina daquele casal, creia que Deus dará fim ao que rouba sua alegria e a sua esperança. Em João 16:20 b diz: “porém a vossa tristeza se transformará em grande alegria.” 

SEGUNDO - NÃO DEIXE O AMBIENTE HOSTIL MUDAR SUA ESSÊNCIA. Segundo o versículo 5, “no tempo de Herodes, rei da Judéia, existiu um sacerdote chamado Zacarias.” Ele viveu em um ambiente hostil, pois, de acordo com a história, Herodes era tão cruel e perverso que matou vários membros da sua própria família, incluindo sua mulher, sua sogra e seus três filhos, além disso, mandou matar as crianças de Belém de dois anos para baixo. Herodes era um tirano para ninguém botar defeito, porém, foi nesse ambiente hostil que Zacarias e Isabel não alteraram a sua essência em Deus, mas permaneceram perseverantes, orando e agradando a Deus com sua forma de viver. Então, que neste ambiente hostil e pecaminoso, você não altere a sua essência para se parecer com a essência do mundo, mas seja o remanescente fiel do céu na terra.

TERCEIRO - CONTINUE NA GEOGRAFIA SAGRADA. Mesmo enfrentando problemas, Zacarias continuou entrando no tempo e exercendo o seu ministério sacerdotal, pois, não deixou de ser uma bênção e continuou no endereço certo. 

QUARTO - A CRISE TAMBÉM BATE NA PORTA DE QUEM TEME A DEUS. no versículo 25: “Agora que o Senhor me ajudou, ninguém mais me desprezará por eu não ter filhos.” 

QUINTO - TUDO AQUILO QUE É RESPOSTA DE ORAÇÃO NÃO TRÁS DOR. 

SEXTO - NÃO TENHA SUA CAUSA COMO PERDIDA. Porém, está provado que para Deus, aquela causa só estava aguardando dia, hora e momento marcado para acontecer. Assim, não se dê por convencido e não pense que sua causa está perdida.  Ap. Anderson Camargo.

A Transformação da água em vinho.


 A Transformação da água em vinho. “Água em Vinho.10 Lições”, é baseado no primeiro milagre registrado de Jesus. O ministério público de Jesus começou em uma festa de casamento. Na ocasião, antes que a festa terminasse, o vinho acabou primeiro. Informado por Maria, Jesus pediu para encher 6 talhas de água. Jesus NÃO transformou pedras em pães para atender o diabo no deserto, mas TRANSFORMOU água em vinho para manifestar sua glória e salvar um casamento. 

PRIMEIRO - O CASAMENTO É UM AMBIENTE QUE MAIS PRECISA DE MILAGRES. A vida a dois não é uma tarefa fácil, por isso, requer investimento todo dia. O casamento é construído com quatro mãos, duas dele e duas dela. Casamento é um projeto de Deus. No princípio, Deus concluiu a sua obra celebrando o casamento de Adão e Eva. Ao iniciar seu ministério, Jesus fez questão de fazê-lo no ambiente do casamento. Todo casamento precisa de milagre, por isso, é necessário convidar Jesus para fazer parte ativa da vida do casal. Então, conte com Jesus no seu CASAMENTO.

SEGUNDO - SUA DOR NÃO PRECISA SER O ESPETÁCULO DA PLATEIA. Maria não contou nada para os convidados, ela não procurou o mestre sala ou o dono da festa, e sim a pessoa certa, Jesus. Isso nos ensina a tomar cuidado com a exposição exagerada de nossa vida. 

TERCEIRO - JESUS NÃO FOI CONVIDADO COMO MILAGREIRO. 

QUARTO - NÃO ESPERE PIORAR PARA PEDIR AJUDA.

QUINTO - AS SEIS TALHAS FALAM DO SER HUMANO. O homem foi criado no sexto dia, por isso, o número seis é símbolo do homem. Sendo assim, as seis talhas deveriam ser cheias pelos homens. Ou seja, Jesus não faz aquilo que é responsabilidade nossa. Água é um conteúdo simples, mas o vinho dentro das talhas simboliza algo transformador dentro da pessoa que passa pelo toque de Jesus. Isso nos ensina que se nós fizermos a nossa parte, Jesus muda o conteúdo do nosso coração para algo melhor. Assim como a água não resolveu aquele problema, pois não era útil para o momento, nós só somos úteis se o conteúdo especial de Jesus estiver dentro de nós.

Ap. Anderson Camargo.

SANSÃO, O HOMEM QUE VENCEU UM LEÃO, MAS NÃO VENCEU SUA INCLINAÇÃO.


 Juízes 16;15-22. SANSÃO, O HOMEM QUE VENCEU UM LEÃO, MAS NÃO VENCEU SUA INCLINAÇÃO. (Às vezes brigamos por aquilo que queremos e esquecemos daquilo que precisamos). Ex de Jacó, Raquel e Lia.

PRIMEIRO - CUIDADO COM O INDIVIDUALISMO. Por várias vezes Sansão é visto lutando sozinho. Temos a impressão de que Sansão é uma pessoa autossuficiente demais e centralizadora. Ao enviar seus discípulos, Jesus os enviou de dois em dois. E saiba que não é demérito, vergonha precisar da ajuda de alguém.

SEGUNDO - AS TRÊS DESCIDAS DE SANSÃO. Sansão não resistiu a concupiscência da carne e dos olhos. De acordo com Juízes 14:1, “Sansão desceu à cidade de Timna; …”,(Juízes 16;1) em seguida, ele desceu para a cidade de Gaza e por último Sansão declinou até a cidade de Soreque, Juízes 16:4 onde parou nos braços de Dalila. Três descidas fatais o fizeram escravo e levaram-no à morte. Perceba que Sansão não desceu de uma vez, mas aos poucos. A queda de um cristão é gradual. Quando Sansão abriu os olhos já era tarde demais. Suas sete tranças foram cortadas, e o pior, sua comunhão com Deus também. Então fica o alerta: C U I D A D O!

TERCEIRO - O QUE ADOÇA OS LÁBIOS HOJE, AMARGA SUA VIDA AMANHÃ. Tome cuidado com aquilo que é doce ao paladar, mas amarga sua comunhão com Deus.

QUARTO - NÃO BUSQUE O QUE DEUS TE AJUDOU A MATAR.

QUINTO - NA HORA NÃO ACONTECE NADA. SANSÃO comeu do mel na carcaça do leão morto e continuou forte. Se deitou com uma prostituta e não aconteceu nada. Aparentemente está tudo certo, porém, vale a pena lembrar que ninguém perde a unção e comunhão com Deus de uma hora para outra. Pouco a pouco um abismo chama outro abismo, e quando a pessoa perceber pode ser tarde demais. Então, tome muito cuidado com esse tal de “não aconteceu nada” e “NÃO TEM NADA A VER”. Momentaneamente, está dando certo, mas não é certo. Não se lambuze com o mel que está na carcaça das coisas erradas porque Deus tem o melhor para nós!                                                                          Ap. Anderson Camargo.

O cenário não muda o propósito


 O cenário não muda o propósito – Jó 42:2. “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.”

Deus cumpre Seu plano independentemente das circunstâncias. Veja quantos exemplos bíblicos temos… José foi vendido como escravo, preso injustamente. Mas, esse cenário não mudou o propósito. Deus o levou ao governo do Egito.

Davi recebeu a unção no meio dos irmãos. Mais tarde, o cenário foi de perseguição do rei Saul. Mas, isso não mudou o propósito. No tempo certo, ele se tornou rei de Israel.

Paulo pregava em sinagogas e praças. E, quando nas prisões, continuou sendo instrumento de Deus através de suas cartas. Nada pode parar o propósito de Deus na vida do apóstolo.

Jesus, no estábulo humilde de Belém ou na cruz dolorosa do Calvário, jamais se desviou do propósito de Seu propósito, salvar a humanidade.

Desde o início, Ele sabia de Sua missão. E, mesmo que o cenário mudasse, a essência do plano de Deus permaneceu inalterada.

Quando Jesus declarou: “Está consumado” (Jo 19:30), Ele confirmava o cumprimento fiel do propósito eterno.

Deus não altera o plano por causa das circunstâncias. Ele cumpre o propósito, mesmo nos cenários mais improváveis.

E, mesmo que o cenário diga que é o fim, as evidências gritam que é para desistir… ELE ESTÁ DIZENDO, AINDA EXISTE VIDA AÍ. Jó 14:7-9.

Deus não precisa de cenário favorável para cumprir o que te prometeu. Então, confie, descanse, e creia que a promessa d’Ele está de pé.

PERTO DA MEIA NOITE.


 PERTO DA MEIA NOITE. Atos 16:22-28. Na ocasião, Paulo e Silas desejaram pregar o evangelho na Ásia, mas Deus mudou os planos e os enviou para pregar na Europa. Chegando lá, o Evangelho penetrou no coração de Lídia, no coração da jovem possessa e no coração do carcereiro. Isso é uma prova de que o evangelho vem para todo tipo de pessoa, e os projetos de Deus são maiores que os nossos. Presos por causa da pregação do evangelho, perto da meia noite eles abriram a boca para louvar a Deus no lugar mais abissal da prisão. 

PRIMEIRA - O DIABO DESCOBRIU QUE CRENTE TAMBÉM CANTA NA PROVA. O inimigo descobriu que o cristão também adora a Deus quando está sangrando. O cristão verdadeiro prefere sangrar doque pecar contra Deus. Paulo e Silas estavam com as costas feridas de açoites. Tiago 4:7.

SEGUNDA - ELES FIZERAM TUDO CERTO, MAS DEU TUDO ERRADO. Isso nos ensina que Deus nos fortalece a continuar fazendo o certo, mesmo quando não estiver dando certo. Talvez esta seja sua realidade, mas continue firme até o final. Deus tem terremotos para abrir todas as portas em sua vida.

TERCEIRA - TEM CONVERSÃO QUE SÓ ACONTECE NA BASE DO TERREMOTO.

QUARTA - O CARCEREIRO TEM A CHAVE, MAS É DEUS QUEM ABRE AS PORTAS. Muitos acham que, pelo fato de terem a chave, podem fechar as portas em nossas vidas, porém, o cuidado da nossa vida está em Deus. Salmo 121.3 “Além de não dormir, aquele que nos guarda, nem cochila”. Portanto, ainda que se seja perto da meia noite, Deus tem as chaves e, em qualquer hora e lugar, ele faz acontecer o incrível em nossas vidas.

QUINTA - NÃO PERCA A ESSÊNCIA DE UM ADORADOR. VOCÊ TEM UM DEUS E UMA CIDADANIA. Duas coisas que os homens daquela cidade não sabiam: a primeira está no fato de que Paulo e Silas eram servos do Deus todo poderoso; e a segunda, Paulo era cidadão Romano também. As autoridades não sabiam, mas mexeram com as pessoas erradas, afinal, eles têm Deus e uma cidadania. Isso nos ensina que você não precisa agir diante das AFRONTAS, mantenha sua POSTURA cristã, pois, somos a menina dos olhos de Deus, ele faz justiça pelos seus filhos. E Paulo ainda fez questão que as autoridades locais se retratassem com eles por causa da humilhação que Paulo e Silas sofreram. Os magistrados foram na prisão e pediram desculpas. Não mexa com o povo que tem Deus e têm uma cidadania celestial.

Ap. Anderson Camargo.

VAI TUDO BEM!


 VAI TUDO BEM! 

2 Reis 4:8-28. A história fala sobre uma mulher de nome desconhecido, mas que é um exemplo de fé. A Sunamita passou por um momento difícil quando viu o filho desfalecer e morrer em seus braços, porém, mesmo sabendo que seu filho estava morto, ela não mandou enterrar o menino, mas foi ao encontro do profeta Eliseu. A Sunamita é dona de duas frases muito conhecidas pelos cristãos. São elas: “ESTE QUE PASSA SEMPRE POR NÓS É UM SANTO HOMEM DE DEUS” e “VAI TUDO BEM”.

PRIMEIRA - VISITA OU MORADA? Eliseu, era o profeta do momento. O homem mais usado por Deus naqueles dias. 1 Coríntios 6: 19, “o nosso corpo é santuário do Espírito Santo que habita em vocês”. Então, faça como a Sunamita, retenha a presença de Deus em sua vida. E não se satisfaça com visita, mas com a presença de Deus morando em sua vida.

SEGUNDA - CONHECER, CONVIVER, CONFIAR. Este é o passo a passo antes de confiar em alguém. Primeiro a Sunamita CONHECEU. Depois ela CONVIVEU, convidou Eliseu para comer pão e só depois de conviver, ela CONFIOU. Isso nos ensina a não confiar em todo mundo. Não abra sua casa, seu coração a qualquer um, antes de conhecer e conviver.

TERCEIRA - CUIDADO COM A EXPOSIÇÃO EXAGERADA DA SUA VIDA. Muitos só querem saber de seus problemas por mera curiosidade. Creia que Deus enviará um “Eliseu” em seu momento de luta e de dor.︎ 

QUARTA - NÃO DECRETE MORTE ONDE DEUS DECRETOU A VIDA. O filho dela morreu, mas ela não preparou o funeral, o enterro.

AP. Anderson Camargo.

NÃO TEMAS, DEUS OUVIU A SUA ORAÇÃO!

 Lucas 1:1-37. NÃO TEMAS, DEUS OUVIU A SUA ORAÇÃO! A visita de um anjo anunciando o milagre o deixou tão maravilhado que no começou chegou a...