RADIO

terça-feira, 20 de outubro de 2015

O Homem que Deus Procura.
Erga o muro e coloque-se na brecha (Ezequiel 22.30)
“Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum." (Ezequiel 22.30)
É provável que você já tenha ouvido falar nesse texto no que diz respeito a erguer o muro e colocar-se na brecha como intercessor por sua terra. Está certo, mas o texto completo envolve mais do que isto. Leia o contexto:
De novo a palavra do Senhor veio a mim. Disse ele: "Filho do homem, diga a esta terra: ‘Você é uma terra que não tem tido chuva nem aguaceiros no dia da ira’. Há nela uma conspiração de seus príncipes como um leão que ruge ao despedaçar sua presa; devoram pessoas, apanham tesouros e coisas preciosas e fazem muitas viúvas. Seus sacerdotes cometem violência contra a minha lei e profanam minhas ofertas sagradas; não fazem distinção entre o sagrado e o comum; ensinam que não existe nenhuma diferença entre o puro e o impuro; e fecham os olhos quanto à guarda dos meus sábados, de maneira que sou desonrado no meio deles. Seus oficiais são como lobos que despedaçam suas presas; derramam sangue e matam gente para obter ganhos injustos. Seus profetas disfarçam esses feitos enganando o povo com visões falsas e adivinhações mentirosas. Dizem: ‘Assim diz o Soberano Senhor’, quando o Senhor não falou. O povo da terra pratica extorsão e comete roubos; oprime os pobres e os necessitados e maltrata os estrangeiros, negando-lhes justiça. Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum." (Ezequiel 22.23-30)
Deus mostra os problemas da terra:
- Príncipes (autoridades governamentais) que matam pessoas para apanhar tesouros e coisas preciosas;
- Sacerdotes (autoridades espirituais) que violentam a lei de Deus e as ofertas sagradas, abandonando a distinção entre o santo e o profano;
- Oficiais (empresários, profissionais influentes) que derramam sangue para obter ganhos injustos;
- Profetas (cristãos conscientes) que se omitem e enganam, declarando em nome de Deus que tudo está bem quando não está;
- Povo (população em geral) que rouba o pobre (também quando sonega), oprime o necessitado, maltrata o estrangeiro e nega a justiça.
É na falha de todas essas personagens envolvidas que Deus procura quem possa erguer o muro e colocar-se na brecha para que a terra não seja destruída:
- Deus busca adoradores e intercessores que honrem corretamente a lei e as ofertas, que façam distinção entre o sagrado e o imundo, para reconstruir a igreja e se colocarem como sacerdotes (autoridades espirituais) em favor dos demais;
- Deus procura oficiais (empresários, profissionais influentes) que obtenham lucros honestos para si mesmos e para os outros;
- Deus quer profetas (cristãos conscientes) que denunciem o mal e abençoem o bem, que valorizem aquilo que é certo, justo e direito;
- Deus espera ver um povo (população em geral) que respeitem o direito de todos, que não soneguem, que façam justiça ao pobre, ao oprimido e ao estrangeiro;
- Deus começa esta lista com a busca por príncipes (autoridades governamentais) que sejam exemplo para todos os outros, que não sejam gananciosos, que legislem, executem e julguem bem.
O conjunto dessa transformação completa significa erguer o muro. Cobrir as falhas onde parte dessa transformação não ocorre significa colocar-se na brecha. As brechas podem ser tapadas sempre por qualquer pessoa, mas o muro somente será erguido mediante ação consistente das partes envolvidas, com a liderança das autoridades governamentais (príncipes).
Até aqui alguns de nós tem se colocado na brecha, em oração, clamor, jejum, intercessão e adoração, rogando ao Deus Eterno em favor da nossa terra, do nosso país, do nosso Estado, da nossa cidade, nosso bairro, nossa igreja e nossa família. Isso precisa continuar! Porém agora é tempo de erguer o muro. Ninguém pode ficar na brecha o tempo todo. É preciso estruturar as coisas, consertar o que está quebrado, tapar definitivamente os buracos. Chegou a hora de iniciar a construção de uma nova família, uma igreja renovada, um bairro abençoado, uma cidade linda, um Estado eficiente, um país justo, uma terra santificada.
O Reino de Deus veio até você para que você faça a diferença. Erga o muro e coloque-se na brecha! Trabalhe, ouse, faça! Estabeleça-se como um intercessor santo, um empreendedor eficiente, um cristão exemplar, um cidadão correto ou um governante justo. Construa o muro, marque o território, proteja a nação, firme as defesas. Faça o que tem que ser feito!
Deixe o Espírito Santo de Deus moldar o seu caráter e abençoar os outros através de suas mãos, seus pés, seu sorriso, seu abraço, seu trabalho, sua oração, suas palavras e seu dinheiro. Seja sal para esta terra sem-sal e luz para este mundo sem-luz. Deus continua buscando alguém que erga o muro e se coloque na brecha. Que ele encontre você! Que a graça do Senhor seja com você.
BISPO Anderson Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...