RADIO

terça-feira, 23 de abril de 2019

LEVANTA-TE E RESPLANDECE


Duas ordens de Deus: LEVANTA-TE E RESPLANDECE
TEXTO: IS 60.1
A nação de Israel estava prostrada, desanimada, apagada diante de tantos ataques dos seus inimigos. Deus usa o profeta Isaías trazendo gotas de encorajamento: LEVANTA-TE, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. Como é bom em momentos como estes podermos ouvir a voz do nosso Deus!
A palavra levantar aqui tem dois significados: (1) Literal, faz referência ao sono, ao desânimo. Implica a idéia  de se erguer da posição em que se dorme, ou que está desanimado; (2) Figurado, faz referência a inatividade, uma vida que não produz. Trás o sentido de acordar, erguer, ficar de pé.
Ninguém realiza coisa alguma enquanto estiver sentado, prostrado, desanimado…
• Jesus sempre dizia àqueles que queriam receber uma graça especial: “Levanta-te!”.
• Ao paralítico de Mt.9 – Ele ordena: “Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa”.
• Jesus disse ao filho da viúva de Naim que morrera: “Jovem, eu te mando: Levanta-te!”.
• A Abraão Deus disse: Levanta-te, percorre essa terra (Gn 13.17).
• A Josué ele disse: Levanta-te, pois, agora, passa este Jordão (Js 1.2).
• Para Elias o Senhor disse: Levanta-te para comer (1 Rs 19.5).
• Para Jonas o Senhor disse: Levanta-te e vai a grande cidade de Nínive (Jn 1.2).
• A Jeremias disse o Senhor: Levanta-te para descer a casa do oleiro (Jr 18.1-5).
• Para Ezequiel ele disse: Levanta-te para ouvir a voz de Deus (Ez 2.1).
• A Pedro disse o anjo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias (At 12.7).
• Ao povo diz Deus: Levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso (Mq 2.10).
• Às mulheres: Levantai-vos, mulheres que estais em repouso, e ouvi a minha voz (Is 32.9).
(1º) Levanta-te
Se quisermos ver a glória de Deus se manifestando em nossas vidas, precisamos levantar-nos.
• Muitos gostariam de ser usados por Deus, mas permanecem prostrados, sentados… Deus jamais falou com um homem sentado. A Bíblia diz que o reino de Deus é tomado à força. É de pé que se luta. Mt. 11:12. Faça como Davi levanta e vença o teu gigante!
• Se quisermos ver o Jordão se abrir é necessário levantarmos e conduzir a arca da aliança nos ombros. É preciso se esforçar; é preciso colocar-se de pé…
• Muitos estão fisicamente de pé, mas espiritualmente estão deitados, dormindo. Mas há uma palavra de Deus pra você: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo (Ez 2.1).
• A mensagem de Deus para a Igreja de hoje é Efésios 5:14 – “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos e Cristo te iluminará.”
Débora se levantou em Israel para livrá-lo da mão de Sísera (Jz 4).
Muitas vezes quando estamos desanimados precisamos ouvir uma ordem séria como essa: ‘siga em frente!’. Deus não quer nos ver  desanimados por isso nos manda levantar. Quando ficamos prostrados parece que as coisas pioram a cada hora. Mas quando nos erguemos conseguimos ver a solução.
(2º) Resplandece – Isso significa que a nossa luz precisa brilhar. “Vós  sóis a luz…”. Mt.5:14; Fp2.15.
• Uma lâmpada precisa estar ligada na energia elétrica para brilhar. Cada um de nós precisa estar ligado à fonte de energia espiritual para brilhar para Deus – uma luz não brilha para si mesma. É por isso que somos luz… para os povos.
Ex.: Quando Moisés ficou em contato direto com Deus no monte o seu rosto brilhava. Êx 34:29.
• Quando a bíblia diz: Resplandece! Isso significa: Mostra a tua cara, a tua identidade (Três tipos de identidade: Individual, Social e Espiritual), “Que a vossa luz brilhe diante dos homens”. A nossa luz é o nosso testemunho – Mt. 5:15.
• Ser cheio do Espírito Santo é uma condição para resplandecer – (Atos 4:31; 6.15;7.55).
• Se não estivermos cheios do Espírito Santo, seremos como um pneu vazio. Nos primeiros metros será totalmente danificado e destruído. Mas uma vez cheio poderá rodar milhares de quilômetros sem nenhum problema.
Conclusão. Deus quer que nos levantemos a fim de resplandecer. Deus com o seu poder poderia nos levantar, mas ele pede que nos levantemos. A Bíblia diz: Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará (Pv 24.16). Não importa quantas vezes você caiu, Deus manda você levantar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...