RADIO

sábado, 14 de maio de 2022

Esboço: Tire as harpas do salgueiro.


 

TIRE AS HARPAS DO SALGUEIRO!

Salmos 137.1-9.  Eles se lembram quando deixaram de CANTAR. Eles se lembram quando DEPENDURARAM AS SUAS HARPAS. O cativeiro havia passado, mas as memórias amargas não.

É fácil cantar em Sião, os cânticos de Sião. Mas, somos chamados a entoar os cânticos do Senhor no cativeiro, no aperto, debaixo da opressão, na dor, no luto, no prejuízo, na afronta, na enfermidade. Não podemos deixar que a crise nos endureça e nos torne secos.

Tem gente que é uma bênção na igreja, canta os cânticos de Sião com exultação em Sião, mas ficam amargos e duros e praguejam diante da adversidade, dos problemas e do estranho. Devemos cantar como Jó.

DESISTINDO DE CANTAR POR CAUSA DAS LEMBRANÇAS AMARGAS DA CRISE (Sl 137.1-4)

PRIMEIRO - Enfrentaram a crise da desinstalação (Sl 137.3) “Às margens dos rios da Babilônia”. Eles estão onde não gostariam de estar

SEGUNDO - Enfrentaram a crise da apatia coletiva (Sl 137.1) “Nós nos assentávamos…”. Apatia é desânimo crônico. É morte da esperança. É aceitação passiva da derrota. É a decretação do fracasso. Apatia é desistir de lutar, é se dar por vencido. É aceitar o caos com naturalidade. Apatia é apostar que a crise é imutável, que as tragédias são irremediáveis, que nada nem ninguém dá jeito no caos. Eles não se assentam para formularem uma estratégia de reação diante do barbarismo histórico. Eles se assentam para contemplarem a tragédia, para flertarem com a miséria. Eles só olham na direção do nada. Eles se assentam para achar que não existe mais solução; não existe mais volta nem retorno. Falta sonho para sonhar. Falta esperança para esperar. Falta amanhã na tragédia do hoje. Sentar-se desse jeito é adaptar-se ao desespero, é acomodar-se a um suicídio cotidiano. A apatia era coletiva. Não é uma pessoa apenas, mas todos estão apáticos. Não existe ninguém para motivar essa gente. Todos estão desanimados.

TERCEIRO - Enfrentaram a crise da melancolia (Sl 137.1) “… Estado de grande tristeza, depressão, e chorávamos”.

QUARTO - Enfrentaram a crise da nostalgia (Sl 137.1) “… lembrando-nos de Sião”. Esses israelitas não fizeram como Daniel. Eles estão amargos com o presente porque não deixaram o passado no passado.

EXEMPLOS - Isaías 54.1 - Marcos 14.22-26 - Atos 16.25

A última palavra é de Deus. Não perca a doçura da vida. Deus é quem dirige tudo. Faça da vida uma canção de Gloria a Deus. Tire agora mesmo as suas harpas dos salgueiros e entoe uma canção ao Senhor!     Ap Anderson Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...