RADIO

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Os Cinco Poços


Os Cinco Poços 
Gênesis 26.16-22  No tempo antigo, cavar poços era uma necessidade vital para tudo que faziam. Antes de plantar ou criar animais era preciso saber se os poços seriam suficientes para o sustento. A riqueza de uma pessoa seria medida pelos poços que tinha.
Isaque, filho de Abraão era um cavador de poços. Aonde ia Deus prosperava sua vida mesmo em tempo de fome (Gênesis 26.1). Por causa disso muitas pessoas tinham inveja dele (Gênesis 26.12-16), mas Isaque não desanimava e continuava cavando poços deixando sua marca em cada lugar.
Você está cavando poços para o futuro? Vamos refletir nos 5 poços que Isaque cavou e entender o que Deus quer para nosso futuro.
1º Poço - Gerar- ENTULHADO: V.17,18 Se entulharem seus poços, não pare de cavar, continue limpando seus poços e nunca deixe que seja cheio de pedras. Lance fora tudo que não te edifica. Não aceite sujeira no seu poço!
2º Poço - Ezeque - CONTENDA: V.19.20 Pessoas invejosas não sabem cavar, mas quando você encontra água, logo dizem ‘eu quero’. Assim como fez Isaque, deixe pra lá o poço de contendas de Ezeque e continue sua caminhada cavando poços por onde for. Deus tem águas melhores para você. Não beba água amarga!
3º Poço - Sitna - INIMIZADE: V.21 -- A palavra Sitna é da mesma raiz do nome Satanás, inimigo ou adversário. diabo. Procure cavar poços de amizade onde você possa se refrescar com alegria. Não beba água de inimizade!
4º Poço - Reobote- PROSPERIDADE: v. 22 Se você está sendo perseguido por causa do fluir de Deus em sua vida lembre-se que tem promessas de “vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação” (Isaías 12.3). Deus tem águas de prosperidade pra você!
5º Poço - Berseba- PROMESSA: V.25--32,33 Berseba significa ‘lugar de juramento’ de aliança ou promessa (Gênesis 21.31). Ali em Berseba, Isaque e Abimeleque “juraram de parte a parte; Isaque os despediu, e eles se foram em paz” (Gênesis 26.31). Foi neste lugar que Isaque fez aliança novamente com Abimeleque, com quem tinha tido um mal entendido se arrependendo de seus erros do passado (Gênesis 26.6-11).
Berseba foi um lugar de bênçãos definitivas para o resto da vida de Isaque. Ele já estava tranquilo e prosperando, mas enquanto isso fez algumas coisas importantes para não perder mais seus poços (Gênesis 26.25):
1. Ergueu um altar: “levantou ali um altar”
2. Vida de Oração: “tendo invocado o nome do SENHOR”
3. Cuidado com a família: “armou a sua tenda”
4. Continuou cavando poços: “os servos de Isaque abriram ali um poço”
5. Perdão: se reconciliou com Abimeleque (Gênesis 26.26-33).
Não beba águas entulhadas, amargosas de contendas e nem águas do diabo. Deus tem águas de prosperidade e promessas infinitas para sua vida.
Ap Anderson Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...