RADIO

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

MISSÃO DO ESPIRITO SANTO.
BISPO Anderson Camargo
ESPÍRITO SANTO
“Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” João 16.7
-Introdução: Quando Jesus fala do Consolador, usa a palavra Paracleto que vem do grego Parákletos (Paravklhtov) e significa literalmente, “chamado para o lado de alguém”, ou seja, “ajudador, auxiliador, consolador” 1.
A expressão PARACLETO é formada por duas palavras:
PARÁ (parav) preposição ao lado de, junto a;
KALEO (kalevw) verbo chamar.
O termo Paracleto significa então: alguém chamado para ajudar ao lado de outro. O título de Paracleto era usado no tribunal para se referir ao assistente legal apresentado com defensor ou advogado.
Qual é a missão do Consolador?
Vamos estudar os textos que trazem a palavra Consolador e conhecer sobre sua missão:
1- COMPANHEIRO: João 14.16 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”.
A primeira missão do Consolador é ser nosso companheiro, estar ao nosso lado como nosso Paracleto. Jesus disse isso porque os discípulos temiam ficar sozinhos caso Jesus partisse. Esta garantia da companhia Divina é a presença do Espírito Santo enviado por Jesus quando prometeu “estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20).
O sentido usado para o Paracleto aqui é de Ajudador. Saber que não estamos sozinhos nos momentos difíceis da vida, já é um grande consolo. Tudo se torna mais fácil se temos alguém para nos ajudar.
O Espírito Santo é o nosso Companheiro!
2- MESTRE: João 14.26 “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”.
A segunda missão do Consolador é ser o nosso Mestre. Jesus ficou o tempo todo ensinando seus discípulos como viver na presença de Deus. Por isso explicou aos discípulos que quando voltasse para junto do Pai, enviaria o Espírito Santo que ensina “todas as coisas” e faz lembrar as Palavras de Jesus.
Quando o Espírito Santo está conosco, podemos perguntar qualquer coisa. Nossas dúvidas são resolvidas com a certeza interior que o Espírito Santo nos dá, pois “o próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8.16). O Paracleto está ao nosso lado para nos orientar e ensinar.
Quando conhecemos uma pessoa mais experiente e que saiba das coisas, logo lhe perguntamos o que desejamos aprender. O Espírito Santo é a pessoa que mais sabe de tudo, a maior fonte de conhecimento e a melhor de todas as memórias.
O Espírito Santo é o seu Mestre!
3- TESTEMUNHA: João 15.26 “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim”.
A terceira missão do Consolador é ser nossa Testemunha. O Paracleto está ao nosso lado para testemunhar ao nosso favor e principalmente ministrar o testemunho do que Deus quer de nossas vidas, “porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” (João 16.13b).
Quando o Espírito Santo está em nossas vidas, temos uma Testemunha das verdades das Escrituras. Por isso, quando nos convertemos, passamos a crer na Palavra de Deus, pois embora não estávamos lá para testemunhar e não tenhamos nenhum sobrevivente para ser testemunha dos fatos, temos uma Testemunha verdadeira que estava lá, que inspirou os escritores e nos revela ao ler a Palavra.
Diante das mentiras do mundo, o Espírito Santo nos guia para a verdade, por isso Jesus disse que “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade” (João 16.13ª ). Se você precisa de uma testemunha, saiba que o Espírito Santo está com você e vê todas as coisas.
O Espírito Santo é a sua Testemunha!
4- DEFENSOR: I João 2.1 “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.
A quarta missão do Consolador é nos Defender. Quando pecamos nos tornamos réus condenados pelos nossos erros e por isso nos apresentaremos diante do Justo Juiz. Mas quando nos arrependemos e confessamos os pecados, não vamos mais sozinhos diante de Deus, pois o Espírito Santo, o Paracleto, vai junto para ser nosso Advogado.
Desta vez a palavra Paracleto tem o sentido único de Defensor, por isso, sua melhor tradução é a palavra Advogado. Sua missão é ser Defensor de todos que foram convencidos de seus pecados (João 16.8-11).
O Espírito Santo é o seu Advogado!
O Consolador tem uma Missão em sua vida!
-CONCLUSÃO:
A Missão do Consolador é ser seu Companheiro em todos os momentos, seu Mestre para te ensinar o quer precisa aprender, sua Testemunha diante de Deus e seu Advogado para te defender.
Deixe o Espírito Santo realizar sua missão em sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...