segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PREPARAÇÃO PARA A BATALHA.
II Crônicas 31.20,21 e 32.1-8 e 21-23
-Introdução: Ezequias foi um grande homem de Deus, um importante rei de Judá. através dele que o povo de Deus restituiu o culto, a páscoa, os sacrifícios e abolindo a idolatria no meio do povo de Deus.
O texto diz que mesmo assim, “depois de toda sua fidelidade’, o inimigo, representado por Senaqueribe, o temido rei do império da Assíria o tentou destruir. Acontece que Ezequias era um homem temente a Deus e não quis lutar sozinho, mas pediu forças ao Senhor.
Como lutar junto com Deus?
Vamos refletir no exemplo de Ezequias e aprender como enfrentar os problemas com ajuda de Deus:
1- Ser fiel: II Crônicas 31.20,21
Como Ezequias, devemos ser fiel ao Senhor, em todo o tempo “em toda obra”, em todo lugar “em todo Judá”, e com integridade “de todo o coração”, pois a fidelidade faz com que o inimigo não tenha legalidade para nos derrotar, e liberar a bênção de Deus como Ezequias que “prosperou”, por causa de sua fidelidade.
2- Depender de Deus: II Crônicas 32.1
Mesmo sendo fiéis, enfrentamos lutas que servem para nos ensinar a depender de Deus ara tudo em nossa vida. Enquanto estivermos neste mundo enfrentaremos lutas e obstáculos que servirão para engrandecer o nome de Deus em nossas vidas.
3- Tapar as fontes para o inimigo: v.3,4
Ezequias teve uma idéias maravilhosa. Para subir a Jerusalém é muito alto e a pessoa vai subindo devagar, por isso o povo de Deus, fez fontes de água nas subidas para que conseguissem chegar no alto da cidade ao caminhar. Essas fontes eram um alívio para o caminhante da cidade santa, mas para os inimigos seria uma força para derrotar o próprio povo de Deus. Por isso Ezequias resolveu tapar todas as fontes. Junto com o povo fizeram isso. Assim o inimigo não iria usufruir de sua água, nem mesmo ter forças para subir ao alto de Jerusalém.
Do mesmo modo que Ezequias precisamos aprender a tapar todas as fontes do inimigo em nossas vidas. Esgotar tudo aquilo que alimenta o pecado. Enfraquecer o inimigo de nossas vidas para que não nos alcance mais alto na presença de Deus.
4- Restaurar os muros: v. 5
Os muros da cidade estavam defeituosos e precisavam ser reformados e reforçados para que quando o inimigo chegasse, já sem forças, não conseguisse romper as barreiras.
Deste modo também precisamos restaurar os muros de nossas vidas e nos proteger contra toda investida do inimigo. Tapar as brechas para não ser pego de surpresa.
Ezequias fez outras três coisas para reforçar a proteção do povo de Deus:
-ergueu torres nos muros para que soldados estivessem de vigia olhando de onde vem o inimigo e anunciando qualquer perigo. Isso significa VIGILÂNCIA, estar alerta a todo o tempo (Marcos 14.38).
-fez outro muro por fora do muro já reforçado e com torres. Isso significa colocar alguém por perto, estar cercado por outras pessoas para não correr risco de ser pego sozinho. Isso é possível através da COMUNHÃO na igreja com outros irmãos (Hebreus 10.25).
-providenciou mais armamento para o povo. Isso significa PREPARAÇÃO para a batalha. Todos devemos estar armados com a Armadura da Fé (Efésios 6.10-17).
5- Fortalecer o coração: v.6
De nada adiantaria enfraquecer o inimigo tapando as fontes de água, restaurar os muros, fazer torres, outro muro por fora e armar o povo se estes estivessem com o coração temeroso e desanimado. Ezequias “falou ao coração do povo” para que ficassem mais animados para lutar e confiantes no Senhor.
Por isso precisamos nos equipar para a Batalha, mas também nos preparar interiormente. Ter força espiritual para batalhar.
6- Crer que Deus é maior: v.7,8
Além de tudo é preciso ter fé de que Deus é maior do que tudo e todos. A fé de Ezequias era em um Deus que tem o “braço forte” e que “luta as nossas batalhas”.
7- Receber a vitória por INTERVENÇÃO Divina: II Crônicas 32.21-23
Nesta batalha Ezequias não teve que fazer nada, além de ver Deus defendendo ele dos seus inimigos e como Diz o texto ele teve “paz por todos os lados”, porque o Senhor o defendeu. Do mesmo modo, quando confiamos no Senhor ele nos defende e intervém ao nosso favor derrotando o inimigo.
Deixe Deus lutar por você!
-CONCLUSÃO:
Creia no Senhor que luta por você e te defende porque Ele é maior do que tudo e todos!
BISPO Anderson Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário