RADIO

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Aprendendo a superar os, “poréns” da vida.
Juízes 11 1-10 e versículo 32
Quem foi Jefté? Filho de Gileade com uma mulher prostituta; era Jefté o gileadita valente e valoroso, seu pai tinha outros filhos os quais o expulsaram de sorte que não teve parte na herança, ao fugir para a terra de Tobe reuniu ao redor de si um grupo de homens guerreiros e aventureiros,Quando os amonitas declararam guerra a Israel, os anciãos de Gileade o procuraram e pediram sua ajuda, embora lhe prometessem que mediante a vitoria seria líder do povo, Jefté estava relutante em ajudar os que um dia o expulsaram de casa.
Jefté era um líder inteligente e pratico primeiro tentou negociar e evitar a batalha, mas foi tudo em vão quanto mais se aproximava a batalha mais parecia confiar no Senhor, finalmente disse ao rei de Amom: “Eu não pequei contra ti, mas tu fazes mal em pelejar contra mim”. “O Senhor que é juiz julgue hoje entre os filhos de Israel e os filhos de Amom” “Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté e entregou a vitoria sobre os amonitas em suas mãos”. 
“Entre a batalha e a vitoria há sempre um porem”
“V1... Era então Jefté, o gileadita, valente valoroso, porem filho de uma prostituta...” a bíblia destaca as qualidades de Jefté era valente e valoroso, mas entre as qualidades deste grande líder havia um, porém. Era filho de outra mulher, seus irmãos sabiam de suas qualidades e virtudes, mas um, porém foi mais significante o bastante para ser expulso do seio da família, para negar o desfruto da herança perdeu posses, que tinha direito como filho de Gileade, perdeu o lar,perdeu a casa que morava, perdeu a companhia do pai porque Jefté tinha qualidades, mas havia um porem, que ele tinha que carregar para o resto de sua vida.
Então há sempre um porem para querer atrapalhar, Jefté não foi o único: Moisés foi um grande líder, o libertador de Israel, mas havia um porem na vida de Moisés, era pesado de língua tinha dificuldades de se expressar, talvez sua comunicação não fosse tão boa, contudo Deus estava com Moisés, e o fez um dos maiores nomes da historia de Israel, escritor de pelo menos cinco livros da bíblia, Deus tinha uma grande promessa para Abraão, mas entre Abraão e a promessa de Deus havia um porem sua mulher Sara era estéril. Mas Abraão não desistiu da promessa, e creu até o fim, e Deus fez da estéril mãe de Filhos, a mulher do fluxo de sangue sofria a 12 anos, desta enfermidade terrível, mas para alcançar o milagre, tinha um porem uma multidão, é possível que você seja aquela pessoa que vem a igreja e quem te vê, acredita que tudo parece estar bem, mas porem! O teu casamento vai de mal a pior, talvez você seja aquela pessoa sorridente de bem com a vida com todo mudo, mas quando todos se vão, você enfrenta um “porem” chamado solidão talvez exista um porem na sua vida que se chama frustração, você é aquela pessoa que lutou,lutou, mas no final não se realizou, profissionalmente, frustração ministerial, desistiu de lutar, parou de clamar, parou de cantar, desistiu de tudo desistiu de Deus, não será talvez que você seja outro tipo de Jefté é valente, valoroso, porem ansioso, é impaciente, não aguenta esperar esta sempre apressada, sei que existe pessoas que é valente, valoroso, porém inseguro se sente inseguro para liderar, inseguro profissionalmente, inseguro para tomar decisões, enfim não conseguirei listar neste papel os “Jeftes”. Eu tenho uma palavra de Deus para você neste momento! Hoje Deus vai por um ponto final nos “porens” da tua vida, tome posse desta palavra de vitoria, decida superar os porens da vida Deus é tua rocha tua fortaleza você não será abalado.
A omissão de seu Pai Gileade! O versículo dois deste texto relata que seus irmãos o expulsaram de sua casa e foi lhe tirado a herança, foi morar com homens levianos, tornou-se chefe de uma quadrilha.
Seu Pai não interviu naquela situação, permitiu que seus outros filhos expulsassem a Jefté, fica aqui outra lição para os pais futuros pais, filhos e irmãos em Cristo não seja omisso naquilo que você pode fazer, para ajudar o teu irmão, Jefté talvez tenha sentido um profundo sentimento de rejeição pelo simples fato de seu pai não impedir, não repreender seus filhos, provando amor de pai Provérbios 27:5 “Melhor é a repreensão aberta do que o amor coberto”. Meu amado se você pode fazer algo pelo seu filho não espere que ele seja engolido, pelas maldades deste mundo, antecipe o ataque do mal, seja prudente seja rápido, antes da investidas do inimigo chegue primeiro, Porque temos um Pai que esta nos céus e não dorme nunca, que esta sempre por perto, daqueles que o temem e os livra do mal.
Mesmo em situação adversa Jefté não perdeu seu perfil de liderança
Jefté tinha tudo para ser uma pessoa, derrotada, sem vida sem sonhos sem projetos o sentimento de rejeição é um dos piores sentimentos que alguém pode vivenciar, entretanto, Jefté era valente, valoroso e tinha mais um porem esperançoso, poderia ter escolhido a postura de uma pessoa esmorecida, mas mesmo naquele momento de desamparo familiar, não perdeu a força e coragem, tornou-se chefe de uma quadrilha que como ele foram expulsos da sociedade, o exemplo de José do êxito: assim como Jefté, José também foi rejeitado pelos irmãos, foi caluniado, foi condenado a prisão, mas mesmo naquela prisão úmida e fétida ,não perdeu a esperança, em muitos momentos daquela passagem você vai encontrar citações dizendo o Senhor era com ele, O Senhor era com ele, O Senhor era com ele. Sabe qual é a grande virtude das pessoas que vencem as dificuldades desta vida? E que no coração deles existe uma voz dizendo tenha esperança você vai vencer, este vento vai passar, este mal não vai durar para sempre. Não te abates ainda que um exercito se levante contra você ,ainda que uma guerra se levante contra você não temas ,porque o Senhor é contigo! A tua historia de vida esta sendo escrita, pelos dedos de Deus, e em muitos momentos alguém vai ler o Senhor é contigo! O Senhor é contigo! O Senhor é contigo. A fama e a capacidade de liderança demonstrada por Jefté estendeu-se até os anciãos de Gileade que em troca de sua chefia, sobre as forças Israelitas contra Amom o faria líder civil daquela tribo por toda a vida.
Sejas-nos por Cabeça! “Cabeça” refere-se ao mais alto posto de liderança numa tribo, de inicio, os gileaditas convidaram Jefté para ser seu líder militar, e eles lhe prometeram torna-lo seu líder civil após a libertação. A honra veio de quem um dia lhe trouxe dor vergonha, e rejeição, no momento do aperto, não se lembraram de que Jefté era filho de uma prostituta, lembraram que era valente e valoroso, veja que as suas qualidades não foram esquecidas, é possível que muitos que te rejeitaram um dia, hão de lembrar-se das tuas virtudes, aqueles que te pisam hoje, verão a gloria e o poder de Deus sobre tua vida, havia uma promessa de Deus para Israel, no livro de Deuteronômio 28:13, por muito tempo o povo de Deus foi oprimido, escravizado, humilhado, se Israel fosse fiel em suas relações com Deus prosperaria em todos os sentidos , a principio Jefté não quis aceitar o convite para liderança de Gileade estava relutante em ajudar os que um dia o expulsaram de casa , mas foi obediente e a obediência atraiu a benção de Deus para a vida de Jefté ,entre com sua parte na promessa de Deus, seja obediente e se cumprira uma promessa do Senhor na tua vida “O Senhor de porá por cabeça e não por cauda; e só estarás por cima e não por baixo se obedecerdes aos mandamentos do Senhor teu Deus” 
Veio sobre Jefté o Espírito do Senhor: Está registrado que o Espírito do Senhor veio sobre quatro Juízes, (Otiniel, Gideão, Sansão e Jefté) O Espírito do Senhor de Deus lhe proporcionou, poder coragem e força, os amonitas eram um numeroso e um forte exercito temido por muitas tribos, mas Jefté estava tomado pelo Espírito de Deus, as munições humanas são: armas escudos, lanças, carros, cavalos, alto conhecimento, tecnologia, etc., mas o crente que é fiel, e confia no Senhor, a sua maior arma é a força do Espírito Santo é ele que te da força, coragem, é o Espírito Santo que quer hoje te conceder vitoria. Te da força para guerrear, para vencer, o Epífito Santo já esta sobre ti, pra te fortalecer, ele requer confiança.
Resumo: As misericórdias do Senhor nos acompanha a cada dia, Jefté não foi um vencedor pelas suas qualidades, não venceu os amonitas porque era valente, venceu porque temos um Deus que esta sempre pronto a perdoar, não nos trata segundo os nossos pecados, não se compra a misericórdia do Senhor, com ofertas, com votos, com sacrifícios, com esforços humanos, é possível que os porens da vida te fizeram tropeçar, cair, e ate se afastar da comunhão com Deus, Mas eu preciso te dizer algo de Deus pro teu coração, a graça do Senhor é melhor que a vida! Ele quer te levantar do chão, pela graça e misericórdia que há em Deus o Espírito do Senhor vem sobre ti neste momento para te fazer vencer, os desafios, as batalhas, os momentos difíceis, as angustias da vida, o Espírito do Senhor vem sobre ti, para superar toda e qualquer adversidade, o Espírito do Senhor vem sobre ti para superar os poréns da vida.
BISPO Anderson Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do lugar onde Deus te colocou!

 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou!  Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido n...