segunda-feira, 30 de junho de 2025

Tirai as raposinhas.


 Tirai as raposinhas. Cantares 2:15. Lucas 13:32-33. 

Salomão conhecia a sagacidade das raposinhas quando ordenou que elas fossem apanhadas e retiradas do meio das vinhas. Ele não diz as grandes raposas, ele não se refere ao que já se apresenta como uma ameaça, ele fala da pequena e ingênua raposinha que chega para destruir a vinha que está em flor, mastigando a sua raiz quando ela está se preparando para dar frutos.

As raposas são oportunistas, e pegam suas presas vivas para ter o prazer de mata-las. Elas são astutas, enganadoras, encantadoras, e não andam em bandos, agem sozinhas e causam grandes estragos por onde passam.

As pequenas e mínimas coisas, aquelas que muitos usam o tem "nada a ver" para justificar sua parcela de culpa é que trazem o mal para sua vida, para o seu trabalho, para o seu casamento, para o seu relacionamento em geral. 

Aquilo que é tão inofensivo às vezes, pode ser mais forte do que você imagina. Às vezes, por nos acharmos super protegidos e sábios, não percebemos que a porta de entrada das raposinhas é construída pela nossa forma de agir diante daquilo que deveríamos ter evitado infelizmente tem muita gente fazendo delas seu animal de estimação, ao invés de lançá-las fora. Ao invés de proteger a sua vinha, o seu caráter, a sua vida com Deus, a sua família, e o seu próprio coração. 

Se deixam levar por sentimentos infrutíferos, e se permitem se envolver com aquilo que está lhe causando danos e feridas. São as vinhas que sofrem quando suas raízes são agredidas. O orgulho, a inveja, a mentira, o ódio, a raiva, a falta de perdão, o desamor e o engano são pequenas raposinhas que conseguem arrancar de uma pessoa toda sua essência, que conseguem destruir relacionamentos, que conseguem tirar a visão de muitos dos propósitos de Deus, que faz com que alguns se esfriem na fé. Retire as raposinas e proteja a sua vinha.

Vamos dar uma resposta para todas as raposas e raposinhas, Lucas 13;32-33.

Ap. Anderson Camargo.

A Transformação de vida do Novo Convertido.


 A Transformação de vida do Novo Convertido

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Co 5.17).

Transformação interior operada pelo Espírito Santo na vida daquele que crê em Jesus Cristo e o aceita como Salvador.

EX: Nicodemos: João 3.3-15 - "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Então perguntamos para nós mesmos: Como podemos nascer de novo?

PRIMEIRO - Um novo rumo para seguir. A própria definição do termo é "voltar- se para longe de", ou "seguir em direção de". O arrependido é alguém que está decidido a ficar longe do pecado e, para isso, vira as costas para ele e segue em direção oposta. De forma prática, isso significa romper a antiga amizade com o mundo (1 João 2.15 / Tiago 4.4), contrariar a si mesmo (Lucas 14.26), e viver para um novo e mais elevado propósito (2 Co 5.15).

SEGUNDO - Uma mudança radical de atitude. A primeira mudança a acontecer relaciona-se à atitude interior de independência e rebelião que o homem tinha para com Deus. Arrependido, agora ele não "faz o que quer", nem é "dono do próprio nariz", pois aquela pessoa que ele era, foi "crucificada com Cristo" (Romanos 6.6), quando literalmente se despiu, ou despojou-se de todos os feitos daquela natureza espiritualmente morta (Efésios 4.22 / Colossenses 3.9). A altivez, o orgulho e a soberba deram espaço a um coração submisso à vontade de Deus e dependente dele (Mateus 6.10/ Efésios 4.28/ Lucas 3.14/ Romanos 6.17).

TERCEIRO - Uma transferência de Reino. Jesus abriu seu ministério anunciando a chegada do Reino com poder (Marcos 1.14-15). O arrependido é aquele que foi transferido do império, para o Reino (Colossenses 1.13), das trevas, para a luz (Atos 26.18), da condição de escravo, para a posição de filho (João 8.34/ Romanos 8.16 / 1 João 3.1). O arrependido entendeu o que aconteceu a ele. Sua vida mudou. Ele tem outro Rei, outras leis, outros princípios, outros valores e outro estilo de vida

Gl 6.15 - Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. O nascer de novo

Ap. Anderson Camargo.

As identidades de Ana.


 As identidades de Ana. 1 Samuel 1:1-28. Instruir os membros da IUSF sobre como a identidade verdadeira de uma pessoa é definida por Deus e não pelas percepções humanas ou circunstâncias. “Você não é quem as pessoas dizem quem você é, você é quem Deus te escolheu para ser”.

Já parou para pensar em como as pessoas te veem? No entanto, o verdadeiro desafio não está em como elas te enxergam, mas em como você reage a isso. IDENTIDADE. Na Bíblia, encontramos vários exemplos de pessoas que enfrentaram crises de identidade. Vamos refletir sobre a de Ana. Ao analisarmos o capítulo 1 de 1 Samuel, identificamos cinco perspectivas ou “identidades” que Ana teve. 

PRIMEIRO - Elcana olhava para Ana e via uma mulher estéril (v.5). Essa visão limitada, focada na falta, obscurecia a beleza e a força interior de Ana. Elcana tinha pena de Ana. O valor de uma pessoa vai muito além de suas conquistas ou circunstâncias.

SEGUNDO - Penina olhava para Ana e a via como rival (v.6) A rivalidade: A dor da comparação: A comparação constante com os outros é uma armadilha que pode minar a autoestima e gerar ressentimento. 

TERCEIRO - Eli olhava para Ana e via uma mulher embriagada (v.13) O julgamento precipitado: Eli, era um líder, mas cometeu o erro de julgar Ana sem antes ouvi-la com atenção. 

QUARTO - Ana olhava para si e via uma mulher atribulada (v.15). No entanto, não podemos nos permitir adotar uma postura de vítima; precisamos nos posicionar como “resposta de Deus”.

QUINTO - A visão divina: Deus vê além das aparências e das circunstâncias. Deus viu a mãe de Samuel. Lição: Nossa identidade é determinada por Deus, que vê em nós o potencial para cumprir Seus propósitos. 

(A) As pessoas viam Jacó como um enganador; Jacó se via como Esaú; Mas Deus o via como Israel.

(B) A família via Davi como o menor; Saul via como incapaz; Golias o via com desprezo; Mas Deus o via como rei segundo seu coração.

(C) As pessoas viam Paulo como perturbador; outros o viam como perseguidor; Mas Deus o via como vaso escolhido.

Como as pessoas te veem?  Como você se vê?  E, como Deus te vê?

Deus te vê como FILHO. “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome” (1 Jo 1:12) Ap. Anderson Camargo.

A última Notícia não é de morte, a última notícia é de vida!


 Lucas 24:30-35. A última Notícia não é de morte, a última notícia é de vida! Três lições do caminho de Emaús.

PRIMEIRA LIÇÃO - Quando olhamos a vida com o olhar na tragédia Não enxergamos Deus na nossa vida. Quando estamos com o olhar na tragédia não conseguimos enxergar que Jesus está conosco! (Tire o olhar da tragédia, daquilo que já passou!)                                                                                                 Entenda Jesus está caminhando contigo! Onde está o seu olhar? Enxergue que O Senhor é teu ajudador, protetor, enxergue Jesus na caminhada. (Ex: daquele Pastor que queria alugar o terreno.) Pare de olhar a vida com o olhar na tragédia, Deus tem uma válvula de escape para nos dar e as vezes não compreendemos, o que Deus tem para nós e maior e melhor, o processo de Deus é diferente do nosso, Deus está caminhando do nosso lado e as vezes a gente está dizendo que acabou.

SEGUNDA LIÇÃO - A última Notícia não é de morte, a última notícia é de vida!!                                                                                                                                                  A última notícia não é de morte, é de vida! EX: Viúva de Sarepta, Agar, Estevão. Levanta a cabeça a última notícia é de vida! Eles estavam lendo o jornal de sexta-feira, O JORNAL DE DOMINGO DIZ QUE ELE VIVE!...

TERCEIRA LIÇÃO – Quando Jesus chega muda tudo, caminhada, jeito de falar etc. Jesus está chegando na sua caminhada e vai mudar tudo! Eles chegam em Emaús, entram na casa, pegaram um pão, Quando Jesus pega o pão eles dizem é ELE, todo judeu anda com roupas compridas, mangas, quando Jesus ergueu o pão eles viram os cravos nas mãos, e conheceram Jesus no partir do pão. É NO PARTIR NO PÃO QUE CONHECEMOS JESUS! Jesus desaparece, eles diziam o nosso coração ardia, nós vamos conhecer Jesus é na palavra e no partir do pão.                    Ap. Anderson Camargo.

ICABODE OU EBENÉZER?


 ICABODE OU EBENÉZER? I Samuel, 4.21,22).  (I Samuel, 7.12).

ICABODE _ Icabode ou Icabô, foi o nome do neto de Eli, pois estando a sua nora esposa de Finéias, gravida, prestes a dá à luz, ao saber as notícias, de que a arca de Deus foi tomada, e de que seu sogro e seu marido morreram, as dores lhe sobrevieram, e ela deu à luz um filho, e chamou ao menino Icabode, pois dizia: De Israel se foi a glória. Os filhos de Eli eram filhos de Belial, porque eram maus, e praticavam todo tipo de SACRILÉGIOS (I Sm.2.12-17).  (I Sm.2.22).

A anarquia espiritual foi instalada. Por causa dos pecados da nação de Israel, Deus permitiu que os filisteus vencessem a batalha e levassem a arca da aliança. O exército de Israel teve uma perda de trinta mil homens, que foram mortos, a arca foi tomada e a glória de Israel foi perdida. Vinte anos depois do Icabode (da glória perdida), o profeta Samuel chama o povo ao arrependimento, os repreende, e o povo se arrepende e renova a aliança com Deus. 

QUATRO ATITUDES PARA SAIR DE ICABODE E VIVER O EBENÉZER DE DEUS:

CONVERTE-SE AO SENHOR - Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao SENHOR... (I Sm.7.3).

AFASTAR-SE DA IDOLATRIA - Disse Samuel ao povo: Tirai dentre vós os deuses estranhos... (I Sm.7.3).

PREPARAR O CORAÇÃO PARA SERVIR AO SENHOR - Disse Samuel: Preparai o vosso coração ao SENHOR, e servi a ele só... (I Sm.7.3).

CONFESSAR OS PECADOS - Disse mais Samuel: Congregai a todo o Israel em Mizpá; e orarei por vós ao SENHOR.

(I Sm.7.5,6). Icabode, nunca mais. Viver Icabode é viver separado de Deus e sem a sua presença (glória). Que possamos viver o Ebenézer de Deus e prosseguir rumo a vitória.  Muitos estão vivendo ICABODE (sem a glória de Deus). Prefiro pagar o preço e viver EBENÉZER (na presença de Deus).                                                                                                                       Ap. Anderson Camargo.

A Provisão No Vale. Fazei covas nos vales.


 A Provisão No Vale. Fazei covas nos vales" II Reis 3:16

JORÃO, 9º rei de Israel, Samaria, JOSAFÁ, em Judá. Os dois, se uniram ao rei de EDOM, para guerrearem contra MESA, rei moabita. Os três Reis, marcharam por sete dias, sem encontrarem água. Sedentos, famintos e prestes a desistirem, ouviram falar do profeta Eliseu: "Está com Ele a Palavra do Senhor". Esperançosos, recorreram ao homem de Deus: (No momento que eles estavam precisando procuraram o profeta, olha só a resposta do profeta Eliseu: 2 Reis 3:12-14). Será que a Igreja do século 21 suportariam um profeta Eliseu? Ele solicitou a presença de um músico. Queria elevar o espírito. Sentir-se inspirado: "E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor. E disse: "Assim diz O Senhor, fazei neste vale, muitas covas" II Reis 3:16. 

Um Profeta no Vale - Os Reis, estavam no vale. Em um seco vale. Todo e exército, enfraquecido, pela falta de água. Quantas vezes, não nos encontramos na mesma situação dos Reis? Dando voltas nos vales, pensando em desistir, por causa das adversidades? Há profeta no vale e é ele quem diz, inspirado pelo Senhor: "Fazei covas no vale". Como?

Tudo foi transformado quando: Buscaram ouvir a Deus, através do profeta Eliseu. Acreditaram, obedeceram. Cavamos, covas no vale, quando agimos dessa forma. Buscamos Deus no vale. Entregamos a Ele, a batalha. Confiamos. Obedecemos. Cavamos covas. Os Reis, e seu exército, precisavam cavar. Nós temos que cavar. A fé, é a motivação maior para cavar, sem desistir. Assim, Deus trará provisão. O vale, será transformado. Mas ele, não se transformará sozinho. Nós, o faremos. Como Daniel. Ele não foi livre da cova dos leões. Contudo, aquele lugar, que seria de morte, foi vencido.

Deixando o Vale: "E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água" II Reis 3:20. Quando o vale, se enche de água, é hora de subir para as montanhas. Assim, exércitos e reis, partiram, em direção a Moabe. As águas, receberam o reflexo vermelho do sol. Os moabitas, pensaram que era sangue. Acharam que os três Reis e todo o exército haviam morrido. Tinham se destruído pela espada, por não suportarem a sede e a fome. É esse, o desejo, do inimigo de nossa alma. Ele espera, que desistamos. Que lhe entreguemos as nossas riquezas. Mas, Deus, transforma dificuldades em vitórias. Ele confunde, os querem nos confundir. Ao ofertar a Deus, às águas chegaram. Que, ao passar pelo vale. Possamos ouvir, a mesma música, que inspirou Eliseu. Possamos ver a beleza, na sequidão. Possamos cavar, movidos, pela fé. "A alegria do Senhor é a nossa força"(Ne 8:10). Quando temos fé, agradamos a Deus, é a Sua alegria. É a nossa força. Ao passar pelo vale, lembremo-nos: "Assim diz o Senhor: Fazei neste vale, muitas covas". Amém.  Ap. Anderson Camargo.

Mel na carcaça.


 Mel na carcaça.” (Jz 14.2,3) 

Sansão foi um israelita da tribo de Dã, e era filho de Manoá. Desde antes de seu nascimento, Sansão já havia sido dedicado por seus pais ao Senhor como um nazireu, voto que ele deveria seguir por toda sua vida (Jz 13:3-7). Sansão nasceu por volta de 1090 a.C., logo no início da opressão dos filisteus que durou quarenta anos (Jz 13:1). A mãe de Sansão era estéril, mas o texto bíblico nos informa que o anjo do Senhor apareceu e prometeu a seus pais que teriam um filho (13:5). 

Sansão foi levantado por Deus num tempo de opressão. Seu nascimento foi um milagre. Foi consagrado a Deus como nazireu desde o ventre. Tornou-se um portento. Sua força era colossal. Era um jovem prodígio, um verdadeiro gigante, homem imbatível. Seu único problema é que não conseguia dominar seus impulsos. Um dia viu uma jovem filisteia e disse a seu pai: “Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-me, pois por esposa, porque só desta me agrado” (Jz 14.2,3). Seu pai tentou demovê-lo, mas Sansão não o ouviu.

PRIMEIRO - Certa feita, caminhando pelas vinhas de Timna, um leão novo, bramando, saiu ao seu encontro, mas Sansão rasgou esse leão como se rasga um cabrito. Depois de alguns dias passou pelo mesmo local e foi dar uma olhada no corpo do leão morto. Estava ali, na carcaça do leão, um enxame de abelhas. Sansão pegou um favo de mel nas mãos e se foi andando e comendo dele (Jz 14.8,9). Sansão era nazireu e não podia tocar em cadáver. Ele quebrou, ali, o primeiro voto de sua consagração a Deus. Ele procurou doçura na podridão. Ele comeu mel da carcaça de um leão morto. Muitos ainda hoje buscam prazer no pecado e procuram doçura naquilo que é impuro. Por isso, perdem a unção, a paz e a intimidade com Deus.

A Bíblia diz que um abismo chama outro abismo Salmo 42:7. Porque Sansão quebrou o primeiro voto do nazireado, abriu a porta para outras quedas. 

SEGUNDO - Na festa de casamento, com vergonha de assumir sua posição de nazireu, Sansão fez ali um banquete; porque assim o costumavam fazer os moços (Jz 14.10). Sansão preferiu imitar os moços de sua época a posicionar-se como um ungido de Deus. Além de não tocar em cadáver, um nazireu não podia beber vinho. Mas, Sansão quebrou mais esse voto de consagração por não ter peito para ser diferente e fazer diferença. 

TERCEIRO - Daí para frente, sua vida foi de queda em queda. Coabitou com uma prostituta em Gaza (Jz 14.1) e afeiçoou-se a Dalila (Jz 14.4). Essa mulher astuta o seduziu e arrancou dele a confissão acerca da origem de sua força. Um nazireu não podia cortar o cabelo, mas a cabeça de Sansão foi raspada. Esse jovem prodígio perdeu sua força. O Espírito Santo retirou-se dele. Caiu nas mãos dos filisteus. Estes, lhe vazaram os olhos e escarneceram dele num templo pagão.

Sansão brincou com o pecado e o pecado o arruinou. Sansão não escutou conselhos e fez manobras erradas na vida. Sansão fez pouco caso de seus votos de consagração e perdeu o vigor de seu testemunho. Perdeu sua força e sua visão. Perdeu sua dignidade e sua própria vida. Vocacionado para ser o libertador do seu povo, tornou-se cativo. Porque desprezou os princípios de Deus, o nome de Deus foi insultado num templo pagão por sua causa.

A vida de Sansão é um brado de alerta para a nossa geração. Muitos, mesmo sendo consagrados a Deus, filhos da promessa, vivem flertando com o mundo, amando o mundo, sendo amigos do mundo e conformando-se com o mundo, procurando mel na carcaça de leão morto. Muitos crentes O pecado é um embuste.  Ap. Anderson Camargo.

OS QUATRO VENTOS DE DEUS!


 OS QUATRO VENTOS DE DEUS; EZEQUIEL 37:9

E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

Nesse texto Deus leva Ezequiel no meio de um vale que estava cheio de ossos sequíssimos.

Deus deu ordem para o profeta: “Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam”.

Conforme o contexto de Ezequiel 37, esses ventos de Deus tinham um propósito de trazer vida sobre os ossos secos.

Em Amós 4:13 diz: “Porque eis aqui o que forma os montes, e cria o vento…”

Hoje queremos falar dos quatro ventos de Deus que vai assoprar sobre sua vida para trazer vida! O primeiro vento é: 

I. VENTO DA PROVISÃO (Números 11:31) “Então soprou um vento do SENHOR e trouxe codornizes do mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho de um dia, de um lado e de outro lado, ao redor do arraial; quase dois côvados sobre a terra”.

A) PROVISÃO NO DESERTO. Nesse contexto em que Deus soprou um vento e trouxe do mar codornizes no deserto. Mesmo em meio aos nossos desertos, Deus tem providência para nossas vidas! Deus sabe a hora de agir e por isso, precisamos confiar e esperar na sua provisão.

B) EM ABUNDÂNCIA. A provisão de Deus é certa e vem em abundância para nos saciar. Portanto, não murmure, mas creia que na hora certa e abundantemente Deus vos suprirá. Esse é o vento da provisão de Deus. Mas tem outro vento que vamos falar.

II. VENTO DO LIVRAMENTO (Êxodo 14) “Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas”.

A) VEM DE ONDE MENOS ESPERAMOS. O povo de Israel estava em uma situação difícil, atrás deles vinham faraó e seu exército, ao lado montanhas e na frente um grande mar. Ou seja, Israel estava sem saída. Mas, é nesse momento que o poderoso Deus abre uma porta, ou um caminho onde ninguém esperava, no meio do mar.

B) É COMPLETO. Podemos dizer também que, o livramento de Deus é completo porque o texto vai dizer que após todo Israel passar, o mar se fechou novamente e os egípcios forma mortos. Perceba que, o livramento não foi pela metade, mas, sim completo. O inimigo, portanto, pereceu e Israel atravessou em seco o mar, Esse é o Vento do Livramento de Deus, mas ainda tem outro vento que vamos falar.

III. VENTO DA DIREÇÃO (João 3:8) “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.

A) NEM SEMPRE ENTENDEMOS. O texto afirma que “vento assopra onde quer”, e não sabemos de onde vem nem para onde vai, assim é Deus, nem sempre entendemos o que e como Ele age, mas devemos confiar. Nosso papel é se entregar a Deus completamente e deixá-lo dirigir nossa vida. E, quando não entendermos, vamos confiar que Ele nos conduzirá no caminho certo.

B) É PERFEITA. Podemos afirmar que a direção de Deus é perfeita porque Ele sabe de todas as coisas. Então, podemos confiar. Deus não erra, não falha, não se esquece e não é injusto. Além disso, como Onisciente, sabe de tudo. E, se Ele conhece tudo, sabe o que é melhor para nossas vidas. Portanto, podemos descansar Nele porque sua direção é perfeita. Esse é o vento da direção de Deus, mas tem mais um vento que vamos falar.

IV. VENTO DO ESPÍRITO (Atos 2) “E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados”.

A) VEM DE REPENTE. Respeitando ao que o texto diz “de repente” reforça o que já falamos sobre o vento da direção, ou seja, não podemos prever nem limitar a ação do Espírito Santo. Percebam que de repente significa também surpreendente. Embora houvesse a promessa “ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”, mas ninguém sabia o exato momento. Isso quer nos dizer que, Deus pode nos surpreender e de repente agir nas nossas vidas de uma forma e no momento que não sabemos.

B) ENCHE O CRENTE. Veja o que o texto diz: “E todos foram cheios do Espírito Santo”. Todos foram cheios do Espírito Santo e assim como dizia a promessa que receberiam virtude para ser testemunhas. Uma das obras do Espírito Santo é capacitar o cristão para testemunhar de Jesus, ou seja, pregar o evangelho. Quando falamos em pregar o evangelho, não quer dizer que o Espírito Santo vai capacitar somente pregadores, mas a todos que estão envolvidos na pregação do evangelho, seja quem ora, quem cuida da portaria da igreja etc. Em Efésios 5:18 Paulo afirma: “enchei-vos do Espírito”. Nesse contexto, nos versos seguintes vai falar de gratidão, de relacionamento com o próximo e familiar. Quando estamos cheios do Espírito podemos viver uma perfeita comunhão uns com os outros.

Esses são, portanto, os quatro ventos de Deus que falamos hoje:

I. VENTO DA PROVISÃO (Números 11:31);

II. VENTO DO LIVRAMENTO (Êxodo 14);

III. VENTO DA DIREÇÃO (João 3:8);

IV. VENTO DO ESPÍRITO (Atos 2).

Descanse na provisão de Deus na hora certa; Creia no livramento de Deus por completo; Confie sua vida na direção de Deus e seja cheio do Espírito Santo.

Não ceda a pressão!


 Não ceda a pressão! 1 Reis 22:7-8, 15. 26-28.  Micaías.

Micaías foi um profeta de Deus que viveu na época do rei Acabe de Israel e do rei Josafá de Judá, cerca de 850 aC. O nome Micaías tem origem hebraica O significado do nome “Quem é como Deus? Micaías, nos ensina valiosas lições sobre coragem, fidelidade e a importância de não ceder à pressão da multidão. No relato de 1 Reis 22:1-28, encontramos Micaías enfrentando uma situação desafiadora, onde a pressão para se conformar era imensa. A sua coragem e integridade nos inspiram hoje. No reinado de Acabe, rei de Israel, e Josafá, rei de Judá, eles planejaram uma campanha militar para retomar Ramote de Gileade dos sírios. Acabe reuniu seus falsos profetas que lhe asseguraram sucesso, mas Josafá desejava ouvir a voz de um verdadeiro profeta do Senhor.

I. A Coragem de Micaías em Falar a Verdade. Diante da pressão dos profetas de Acabe para profetizar sucesso na batalha, Micaías permanece firme em sua convicção e se recusa a comprometer a palavra de Deus (1 Reis 22:14). Ele demonstra coragem ao proclamar a verdade, mesmo sabendo que isso poderia lhe custar sua própria liberdade e segurança. Ele foi sarcástico, foi irônico vs 15. 

II. A Reação às Palavras de Micaías - A mensagem de Micaías foi rejeitada pelos reis e até mesmo confrontada com violência pelo falso profeta Zedequias (1 Reis 22:24-25). No entanto, a veracidade de suas palavras foi confirmada quando Acabe foi morto na batalha, cumprindo assim a profecia de Micaías. Vers 27-28.

Lições para Nossa Vida - Assim como Micaías, somos chamados a permanecer firmes na verdade de Deus, mesmo quando enfrentamos oposições e pressões para nos conformarmos ao mundo (Romanos 12:2). Devemos buscar a orientação de Deus em todas as decisões e confiar em Sua palavra, mesmo quando isso significa ir contra a corrente (Provérbios 3:5-6). A coragem e a fidelidade de Micaías nos lembram que agradar a Deus deve ser nossa maior prioridade, mesmo que isso signifique enfrentar adversidades e críticas dos outros (Gálatas 1:10). Elias quase sede a pressão por causa de pessoas, 1 Reis 19. Ap Anderson Camargo

O cenário não muda o propósito!


 O cenário não muda o propósito – Jó 42:2.  Josué 21:45.

Deus cumpre Seu plano independentemente das circunstâncias: Alguns exemplos; 

PRIMEIRO - José foi vendido como escravo, preso injustamente. Mas, esse cenário não mudou o propósito. Deus o levou ao governo do Egito.

SEGUNDO - Davi recebeu a unção no meio dos irmãos. Mais tarde, o cenário foi de perseguição do rei Saul. Mas, isso não mudou o propósito. No tempo certo, ele se tornou rei de Israel.

TERCEIRO - Paulo pregava em sinagogas e praças. E, quando nas prisões, continuou sendo instrumento de Deus através de suas cartas. Nada pode parar o propósito de Deus na vida do apóstolo.

QUARTO - Jesus, no estábulo humilde de Belém ou na cruz dolorosa do Calvário, jamais se desviou do propósito de Seu propósito, salvar a humanidade. Desde o início, Ele sabia de Sua missão. E, mesmo que o cenário mudasse, a essência do plano de Deus permaneceu inalterada. Quando Jesus declarou: “Está consumado” (João 19:30), Ele confirmava o cumprimento fiel do propósito eterno.

Deus não altera o plano por causa das circunstâncias. Ele cumpre o propósito, mesmo nos cenários mais improváveis.

E, mesmo que o cenário diga que é o fim, as evidências gritam que é para desistir… Jó 14:7-9 ELE ESTÁ DIZENDO, AINDA EXISTE VIDA AÍ. Deus não precisa de cenário favorável para cumprir o que te prometeu. Então, confie, descanse, e creia que a promessa d’Ele está de pé.

Ap. Anderson Camargo.

Três verdades que nos ajudam a lidar com as decepções.


 Três verdades que nos ajudam a lidar com as decepções: Romanos 8:28

Falando em decepções, elas são uma parte inevitável da vida. Se eu pedisse a cada um de vocês para compartilhar a última vez em que se decepcionou, tenho certeza de que cada um de nós teríamos uma história para contar. Não apenas como você ficou desapontado há muitos anos, mas como você ficou desapontado tão recentemente quanto ontem, no dia anterior ou na última semana. As decepções são uma experiência tão comum e frequente na vida humana. Devemos lidar com nossas decepções com muito cuidado para que não possam causar outros problemas. Agradeço a Deus porque ele não é apenas o melhor médico, mas também o melhor psiquiatra.  Em Sua palavra, ele deu muitas instruções para nos ajudar a superar até mesmo as maiores decepções da vida.

PRIMEIRO - Quando decepcionado, observe suas emoções

(A) Decepções podem causar muitas emoções indesejáveis, dependendo da gravidade da decepção. Você deve cuidar delas para que não se transformem em comportamento prejudicial a você e aos outros (Gênesis 27:41).

(B) Exemplos de tais emoções incluem, mas não se limitam a raiva, falta de perdão, frustração, desesperança e tristeza. Elias, por exemplo, acabou prestes a desistir mesmo depois de uma grande vitória (1 Reis 19:3-4).

(C) Na Bíblia encontramos pessoas que realmente zelaram por suas emoções. Naamã é um desses homens. Ele ficou desapontado quando Eliseu lhe disse para mergulhar no rio Jordão, mas depois obedeceu (2 Reis 5:9-12; 13-14).

SEGUNDO - Quando decepcionado, não mude a culpa

(A) O jogo da culpa é uma qualidade indispensável de nossa natureza pecaminosa. Até mesmo Moisés culpou os israelitas quando percebeu que nunca colocaria os pés na Terra Prometida (Dt 3:21-26).

(B) Algumas pessoas, quando desapontadas, culpam não apenas o homem, mas também a Deus. Noemi tomou uma decisão que acabou sendo imprudente a longo prazo e depois culpou Deus por seu infortúnio (Rt 1:20).

(C) Podemos transferir a culpa por nossos infortúnios para outras pessoas ou mesmo para Deus. No entanto, ninguém encontrou esperança na transferência de culpa. Em vez disso, nos impede de experimentar a bondade de Deus (Jonas 4:1-3).

TERCEIRO - Quando decepcionado, respeite a Realidade

(A) As pessoas que gritaram Jesus é abençoado, quando ele entrou em Jerusalém mais tarde gritaram Jesus seja crucificado porque eles perderam a realidade de que Jesus não veio para estabelecer um reino terreno (Lucas 19:38; Lucas 23:21).

(B) Ao examinar as escrituras, fica claro que não apenas as pessoas comuns, mas até mesmo os discípulos de Jesus tinham expectativas muito irreais (Mateus 20:20-28; Atos 1:6). 

(C) Nossas expectativas nem sempre serão as melhores ou mesmo certas. Afinal, é humano erra. No entanto, quando decepcionados, não devemos nos afastar da realidade porque é no reino da realidade que experimentaremos o poder de Deus (1 Reis 17:17-24). AP. Anderson Camargo.

Não tire os olhos do Reino .


 Não tire os olhos do Reino (PROPÓSITO) para olhar os impérios. Marcos 1.9-13. Lucas 4:1-13. Observem que em Lucas 4 o diabo em todas as ocasiões tenta fazer com que Jesus fique olhando para baixo, essa tem sido as estratégias do diabo, fazer crentes tirarem os olhos do reino para olhar os impérios do mundo. (NÃO TIRE SEUS OLHOS DO REINO). Por isso a importância de sermos cheios do Espírito Santo. O batismo de Jesus foi um testemunho do que deve acontecer conosco. Antes de iniciar seu ministério Jesus nos traz algumas lições.

PRIMEIRO – Foi batizado nas águas. Marcos 1:9.

SEGUNDO – Foi cheio do Espírito Santo. Lucas 4:1.

TERCEIRO – Teve que passar pelo deserto, e assim acontece conosco também! Lucas 4:1-2.

QUARTO – Jesus não tirou os olhos do propósito (REDENÇÃO) Reino de Deus! Lucas 4: 3-13.

QUINTO – No final Jesus foi servido pelos Anjos Lucas 4: 13. (Eclesiastes 7:8 diz: “Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.”).

Nota de roda pé; o diabo oferece o momento para destruir o propósito Lucas 4:5. NÃO TROQUE O REINO DE DEUS POR MOMENTOS!

Ap. Anderson Camargo.

Propósito que levam a Recompensa.


 Propósito que levam a Recompensa: Daniel 1:8. E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.

Daniel, capítulo 1, versículo 8, notamos um momento crucial na vida do profeta Daniel e seus companheiros. Precisamos então, entender o contexto no qual essa passagem está inserida para extrair lições valiosas para as nossas vidas hoje. Jerusalém foi conquistada e seu povo levado cativo para a Babilônia, conforme profetizado por Jeremias (Jeremias 25:11). Nesse cenário de cativeiro e exílio, o rei Nabucodonosor ordena selecionar alguns jovens nobres, dentre eles Daniel e seus amigos. Perceba como Daniel já se destaca: Daniel 1:4. 

PRIMEIRO - Daniel decide fazer um propósito (Daniel 1:8) Mas, o que levou Daniel a fazer um propósito tão desafiador? (A. Base de fé em Deus). Livre escolha: Deus não pediu para Daniel fazer um propósito. Ele não foi compelido a fazer seu propósito por pressões externas, mas sim por uma convicção interna profunda. Sua escolha foi resultado de sua própria consciência espiritual fruto de uma relação pessoal com Deus.

SEGUNDO:  

Deus recompensa Daniel (Daniel 1:9-2:49) 

Deus deu graça e misericórdia (Daniel 1:9) 

Deus deu estratégias (Daniel 1:11-13) 

Deus deu dons (Daniel 1:17b) 

Deus deu uma oportunidade (Daniel 2:1-18) 

Deus deu a revelação do sonho (Daniel 2:19) 

Deus honrou a Daniel (Daniel 2:48) Nabucodonosor. O rei reconheceu a grandeza de Daniel e o exaltou a uma posição de autoridade e liderança no reino babilônico. 

Se confiarmos nele e nos comprometermos a viver de acordo com Seus princípios, Ele nos honrará diante dos homens. Amém! Ap. Anderson Camargo.

Bálsamo de Gileade.


 Bálsamo de Gileade. Jeremias 8.22. O profeta Jeremias faz um lamento por Judá diante da grande crise que vivenciavam, sabendo que seriam levados cativos pela Babilônia. Por isso o profeta faz estas três perguntas no fim do texto.

PRIMEIRO - O Bálsamo é o remédio. “Acaso, não há bálsamo em Gileade?” Sim, havia bálsamo e Gileade era conhecida pela produção de bálsamo desde os tempos antigos e povos de outras regiões buscavam remédios produzidos nessa região (Gênesis 37.25). O Bálsamo é uma pasta ou líquido produzida de folhas, sementes, raízes ou frutos com capacidade curativa (Isaías 38.21) e características aromáticas (Marcos 14.3). O problema era que as pessoas não queriam ser tratadas, Jeremias disse que “ninguém há que se arrependa da sua maldade” (v.6).

SEGUNDO - O Médico é Deus. “Ou não há lá médico?” Sim, havia médico porque Gileade era um local procurado por médicos para buscar remédios aos seus pacientes. Mas agora Jeremias fala de uma doença espiritual e o único que poderia curar é Deus. Os religiosos “curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz” (v.11). Então o profeta anuncia que a cura vem de Deus, o Médico dos médicos.

TERCEIRO - A cura é urgente. “Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?” A tristeza de Jeremias era porque assim como um doente não poderia se queixar de falta de remédio e médico em Gileade, o povo também não poderia reclamar que não teria cura, pois o Senhor estava com eles, mas “passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.” (v.20).

Jeremias 46.11 “Sobe a Gileade e toma bálsamo, ó virgem filha do Egito; debalde multiplicas remédios, pois não há remédio para curar-te.” Mais tarde Jeremias fala para o povo buscar o remédio em Gileade, revelando que mesmo diante de toda dificuldade ainda havia remédio para eles.

HOJE o médico de Gileade é Jesus. O bálsamo de Gileade é representado pelo sangue de Jesus e o poder do Espírito Santo. A igreja é Gileade, o lugar da cura. Receba a unção do bálsamo de Gileade, tem muitas pessoas precisando deste bálsamo.  Ap. Anderson Camargo.

Jr 8.22 não há unguento em Gileade? Nenhum remédio apropriado para um reino doente e moribundo? Não há médico? Sim, certamente há. Deus é capaz de ajudá-los e curá-los. Gileade era um lugar independente, não muito longe dali. Tinham entre eles a lei de Deus e Seus profetas, com a ajuda dos quais podiam ter se arrependido, e sua ruína talvez tivesse sido evitada. Tinham príncipes e sacerdotes, cujo trabalho era reformar a nação e compensar seu sofrimento. Então, por que a saúde não foi restaurada? Certamente, não era pela necessidade de unguento e médico, mas porque não admitiam a aplicação nem se submetiam aos métodos de cura. O médico e o remédio estavam prontos, mas o paciente era teimoso e não se prendia a regras.

Ap. Anderson Camargo.

Não perca às OPORTUNIDADES!


 2 Reis 13:14-20. Não perca às OPORTUNIDADES! A Vida é feira de OPORTUNIDADES. A maneira como lidamos com as OPORTUNIDADES que Deus nos concede vão determinar acerca do nosso FUTURO: Quatro tipos de OPORTUNIDADE que existem, as que você APROVEITA, PERDE, DISPERDIÇADA é a que você Joga FORA.

JEOÁS era Rei em Samaria Reino do Norte, Filho de Jeoacas e neto de Jeú conhecido como como vassoura de Deus porque acabou com a Linhagem de Acabe e acabou com o culto a Baal. 2 Reis 9 e 10, AMBOS travaram pelejas contra os Assírios vizinhos de Israel.

O mesmo inimigo que derrotou seu avô e seu pai agora quer derrotá-lo.

Entre o Capítulo 9 até ao 13 são 40 Anos, agora Elizeu está com 83 Anos de idade, idoso, mas valia mais que um EXÉCITO inteiro! Meu Pai, Meu Pai! Carros de Israel e Seus Cavaleiros! O Rei não precisou abrir a boca para pedir nada! Deus está dando OPORTUNIDADE para mudar a história! Pega o que você TEM. Deus Vai usar o que você já TEM. Deus vai usar o que você já tem para te dar o que VOCÊ AINDA não tem! Cada um tem o seu ARCO e às Suas FLECHAS! Deus Vai usar o que você tem o que ELE confiou em suas mãos.

A Mão do profeta é a mão de Deus. Elizeu é o profeta dás portas fechadas. Viúva, filho da Sunamita e o Rei.

JANELA: ORIENTE=DIREÇÃO é o lado onde o Sol Nasce. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer. os inimigos vinham do Oriente veja 2 reis 10:31-33.

O rei atirou apenas três vezes Ele poderia atirar mais vezes pelo menos o DOBRO!

O profeta se indignou com ele, nós podemos Fazer Mais! Até o DOBRO se quiser- nos, Deus nunca vai exigir de nós o que não podemos Fazer, VOCÊ PODE FAZER MAIS!

VOCÊ pode fazer mais do que tem feito. Podemos Orar mais, jejuar, congregar, evangelizar, amar, perdoar, estudar, trabalhar, ler...Etc. Em uma aljava cabe até 30 flechas o Rei usou apenas 10 por cento. Ap. Anderson Camargo.

Vencendo as pedradas!


 Vencendo as pedradas.

Atos 7:58 “...arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedreja-lo...” 

Na verdade, as pedradas ou tempestades da vida são inevitáveis, imprevisíveis, e acima de tudo, pedagógicas.

Gostaria de compartilhar com o leitor quatro atitudes fundamentais para vencer as pedradas da vida.

1.   Não deixe uma pedrada da vida amargurar seu coração,Não deixe nada azedar o seu coração.

Muitas pessoas vivem amarguradas  após lavarem uma pedrada da vida. Uma decepção, frustração ou até uma tragédia azedou a vida para sempre. O viver agora é amargo, cheio de murmurações e preso a um  passado triste. Se liberte da amargura do passado. Olhe para frente. A ganhadora da medalha de ouro no tênis (Serena Willians) estava de cama a  meses antes da olimpíadas. Ela não pensava em jogar, porque não sabia se iria viver. Quando saiu do hospital decidiu não ficar lamentando amargurada o tempo perdido, mas aos poucos voltou a treinar, foi para a olimpíada e ganhou a medalha.Sonhos precisam ser conquistados!!

2.   Se prepare para enfrentar as pedradas da vida!

Estevão estava preparado para enfrentar aquele momento adverso. A bíblia diz que ele era cheio de sabedoria (Atos 6:10); Estevão era cheio de fé (Atos 6:8). Sua fé atingia três dimensões: 1)Ele via o invisível, 2) Cria no inacreditável, 3)Recebia o impossível. O primeiro mártir da igreja era cheio do espirito santo (Atos 6:5). Uma pessoa cheia do Espirito Santo passa a ter resistência para aguentar as pedradas. Estevão conhecia a Palavra de Deus (Atos 7:2-52). E, você esta preparado??? Como esta a sua vida com Deus?

3.  Confie que nenhuma pedrada da vida será maior do que a graça de Deus na sua historia!!..Minha dor não é maior do que as promessas de Deus na minha vida amém!!!...

Não é porque você esta recebendo pedradas da vida que Deus perdeu o controle. O Senhor nunca perde o controle da história. Ele sabe o que você esta passando.Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que de mim procede

Isaías 54:17 . Ele nunca permitira que sejam pressionados além do limite, mas estará sempre com você para ajuda-lo a vencer a tentação. (Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que de mim procede

Isaías 54:17...(1 Corintios 10:13). Estevão esta levando pedradas mas ele está ORANDO  Atos 7:58-59 As pedradas não são maiores que as promessas aleluia!!!..

4.   Creia que as pedradas não são o teu fim

Quando Estevão vê Jesus, ele vê em pé (Atos 7:56). Mesmo que você recebeu uma forte pedrada da vida. Uma perda, uma tragédia ou uma grande decepção não será o seu fim se você crer que Jesus  ainda esta em pé e vai agir em sua vida. Se Jesus esta em pé é porque ainda ele não terminou sua história. Ele tem algo novo para você. Creia em Jesus Cristo e entregue sua vida a Ele. As pedradas da vida virão, mas não será o seu fim. Você não luta por medalhas, mas pela vida. Sua vida vale mais do que tudo, e Deus se importa contigo. Se lembre do que disse o Apostolo Paulo: “Todos vocês já foram ao estádio e viram as corridas. Vários atletas correm, mas apenas um vence. Correr para vencer: é para isso que os bons atletas treinam duro. Eles fazem isso por uma medalha de ouro, que perde o brilho e o valor, mas vocês estão atrás da medalha que nunca envelhecerá (1 Corintios 9:24-25 )..Para finalizar (1º) Em  Atos 7:2 Estevão esta FALANDO da glória que apareceu a Abraão, estando na mesopotâmia, antes de habitar em Harã.....(2º ) Em Atos 7:55-56 Estevão disse: Eis que VEJO os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.

Estevão termina VENDO !!!......Você estava em uma dimensão de só falar, Mas nessa luta Deus vai te LEVAR para outra DIMENSÃO de VER !!!!...Você vai terminar VENDO a sua Vitória em nome de Jesus amém!!!....

Bispo Anderson Camargo.

Não saia do lugar onde Deus te colocou!


 (Gn 26:1-2). Não saia do lugar onde Deus te colocou! 

Deus não queria que Isaque cometesse o mesmo erro que seu Pai Abraão havia cometido no passado, ficando mais de 20 anos no Egito. Abraão já estava morto quando Deus falou com ele, Isaque orou por mais de vinte anos pedindo a Deus um filho pois a sua esposa era estéril, Genesis 25:19-21. (A oração não só prepara o que queremos, a oração também prepara o nosso coração para receber). Deus está preparando o seu coração, em momento algum Deus virou as costas para as suas orações, em momento algum Ele fechou as portas das suas orações, em momento algum Deus fechou os seus ouvidos, continue pagando preço, continue orando que Deus está trabalhando! 

Notemos que Deus disse: “não desças ao Egito”, pois descer ao Egito, é regredir, voltar atrás, abandonar nossa posição, rejeitar nossa categoria de moradores de Canaã. Mesmo em lutas, problemas ou debilidades, ainda estamos em um lugar melhor do que o mundo. (Há exemplo disso o inconsequente Elimeleque que saiu da terra do pão para Moabe terra da maldição) Rute 1:2-5. Por mais que seja difícil, não voltemos nossos olhos para o mundo.

Muitas vezes traçamos planos, obras e projetos sem consultar a vontade de Deus. Dizer que Deus sabe de todas as coisas e não consultá-lo na hora de tomar as nossas decisões. “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. (Pv 14:12). Isaque queria descer ao Egito, não fosse assim, Deus não teria dito: “não desças ao Egito”.

Quando abrirmos mão do nosso próprio caminho para andarmos nos caminhos de Deus, certamente seremos abençoados. O que o Senhor queria de Isaque, é o que quer de nós também: “andarmos nos caminhos que Ele nos disser”. Muitas vezes pode não ser o caminho que queremos andar, ou não entendemos o porquê andar, porém, “os planos do Senhor nunca são frustrados”. Jó 41:2. O querer de Deus em nós é o bem melhor! Ap Anderson Camargo.

Deus não vê como o homem.


 Deus não vê como o homem, que só consegue enxergar a aparência, Deus vê o coração e sabe das intenções por trás das atitudes. O texto de hoje fala de bênção, maldição, obediência, meia obediência e desobediência.

O povo de Israel estava acampado nas campinas de Moabe, era um povo numeroso e tinha com ele um Deus Todo Poderoso, que o tirou do Egito com mão forte e isso amedrontou os moabitas. O medo era grande entre os moabitas e os midianitas, habitantes das campinas de Moabe e eles foram cobrar do rei Balaque uma atitude de proteção.

Balaque mandou mensageiros a Balaão, que era um profeta bem conhecido, dizendo: “Eis que um povo saiu do Egito; eis que cobre a face da terra, e está parado defronte de mim. Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois mais poderoso é do que eu; talvez o poderei ferir e lançar fora da terra; porque eu sei que, a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado.” (Números 22:5-6).

A fama de Balaão era justamente porque a quem ele abençoava, era abençoado e a quem ele amaldiçoava, era amaldiçoado. Uma boa fama. Só tinha um probleminha, Balaão gostava demais de dinheiro e todos sabiam disso também.

Lá se foram os anciãos dos moabitas e midianitas com a oferta do rei Balaque, que era o preço dos “encantamentos” em suas mãos e com o recado do rei. Balaão não despachou os homens, pediu apenas que eles passassem a noite na casa dele e de manhã ele diria o que Deus havia decidido. Balaão não consultou a Deus, foi Deus quem veio a ele e perguntou: “Quem são estes homens que estão contigo?” (Números 22:9). Balaão explicou o que queriam os homens de Balaque e Deus disse: “Não irás com eles, nem amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito.” (Números 22:12).

Bom, se Balaão tivesse a melhor das intenções, teria despachado a comitiva de Balaque de cara, afinal a proposta era para amaldiçoar o povo de Deus. E outra, ele não buscou de Deus uma orientação, foi Deus quem veio a ele e disse que ele não fosse com aqueles homens. Deus não sabia quem eram aqueles homens? Claro que sabia, a pergunta foi para efeito retórico, foi apenas para convencer Balaão através das palavras.

De manhã Balaão despachou a comitiva do rei Balaque e disse que Deus se recusou a deixá-lo ir com eles. Balaque não se deu por vencido e mandou outra comitiva composta de príncipes mais honrados que os primeiros e com uma proposta irrecusável: “Rogo-te que não te demores em vir a mim. Porque grandemente te honrarei, e farei tudo o que me disseres; vem pois, rogo-te, amaldiçoa-me este povo.” (Números 22:16-17).

Observe que o rei Balaque não cogitou na possibilidade de Balaão não aceitar sua proposta, pediu apenas que ele não se demorasse e dobrou sua oferta de dinheiro. Balaão tornou a pedir que os príncipes pernoitassem em sua casa, pois no dia seguinte ele daria sua resposta.

Pois bem. A decisão de Balaão era ir com a comitiva de Balaque em troca de ouro e prata. Deus já havia dado Sua sentença, já tinha determinado que Balaão não fosse com aqueles homens e que não amaldiçoasse Israel, então ele teria que despachar o povo da porta, não tinha mais conversa, mas ele mandou que a comitiva ficasse em sua casa naquela noite e de manhã ele daria sua resposta.

De noite veio Deus outra vez falar com Balaão, mas desta vez Deus deixou Balaão seguir viagem, com a condição de só fazer o que Deus permitisse que fosse feito. Balaão ficou feliz da vida, iria receber uma boa quantia do rei Balaque e albardou sua jumenta e seguiu com os príncipes de Moabe.

O texto diz que se acendeu a ira de Deus contra Balaão, porque ele foi com a comitiva dos moabitas e o anjo do Senhor se pôs no caminho contra Balaão, que seguia com sua jumenta e dois servos seus. Balaão não viu o anjo do Senhor com a espada desembainhada na mão, mas a jumenta viu e se desviou do caminho. Balaão, ignorante todo, espancou a jumenta para fazê-la voltar ao caminho. Isso aconteceu três vezes.

Na terceira vez a jumenta empacou de vez, deitou debaixo de Balaão e não havia quem fizesse a bichinha se levantar, nem as pancadas de seu dono. Como Deus é muito criativo e pode todas as coisas, Ele abriu a boca da jumenta para falar com Balaão que lhe disse: “Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?” (Números 22:28b). A partir daí começou um inusitado diálogo entre Balaão e sua jumenta.

Balaão justificou as pancadas, porque ela zombou dele e ainda disse que se tivesse uma espada ele a mataria. A jumenta ponderou que ela prestava serviços a ele por tantos anos e que nunca fez aquilo. Balaão foi se acalmando, então o Senhor abriu os olhos de Balaão e ele viu o anjo do Senhor que estava no caminho com a espada desembainhada na mão e ele entendeu tudo o que estava acontecendo e se prostrou com o rosto em terra.

O anjo do Senhor falou direto com Balaão e disse: “Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim: porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida.” (Números 22:32-33).

Deus não gostou nadinha de Balaão espancar sua jumenta, aliás, Deus não estava nem um cadinho satisfeito com Balaão e a razão é que Deus conhece o coração e o que Ele estava vendo no coração de Balaão não era bonito, seu caminho era perverso aos olhos do Senhor.

Balaão se desculpou com Deus e se dispôs a voltar, mas Deus tinha outros planos para ele e determinou que ele fosse com os moabitas, só não iria dizer o que bem entendesse, mas somente aquilo que Deus determinasse.

Balaque ficou feliz da vida quando avistou Balaão, mas o que ele não sabia é que Deus havia amarrado a boca do homem para só falar o que Ele determinasse. De manhã Balaque matou dois bois, mandou para Balaão e levou o profeta no alto de Baal para de lá ele amaldiçoar Israel. Não deu certo. Ao invés de amaldiçoar, quando Balaão abriu a boca só saiu bênção para o povo de Deus. Balaque se desesperou e disse: “Que me fizeste? Chamei-te para amaldiçoar os meus inimigos, mas eis que inteiramente os abençoaste.” (Números 23:11).

Que enrascada! Balaque pagou os tubos para Balaão amaldiçoar Israel e o homem abençoou. Balaque mudou de local, levou Balaão junto e mais uma vez ele abençoou ao invés de amaldiçoar Israel. Balaque ficou desesperado, mas Balaão explicou: “Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; neste tempo se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem realizado!” (Números 23:23).

Contra o povo de Deus não vale encantamento e nem adivinhação. Que lindo! Balaão não conseguiu amaldiçoar a quem Deus abençoou, da mesma forma como ninguém pode amaldiçoar os amados do Senhor, porque já estão abençoados.

Pela terceira vez Baraque mudou de local com Balaão e pela terceira vez ele abençoou Israel. A ira de Baraque se acendeu contra Balaão e ele mandou Balaão tomar o caminho do feio, que é por onde veio e sem pagamento, afinal ele fez o “serviço” ao contrário.

Balaão era um profeta bem apegado ao dinheiro, do tipo que se vê comumente hoje em dia, ele só não amaldiçoou Israel, porque Deus não deixou, porém, em troca de dinheiro, ele ensinou aos inimigos de Israel como fazê-los cair e perder a proteção de Deus. O segredo estava nas mulheres de fora de Israel, que eram formosas e que fariam o povo de Israel cair em prostituição. E por intermédios dessas mesmas mulheres haveria a promiscuidade com os deuses estranhos, tirando de Israel a bênção do Senhor.

O registro desse episódio está mais adiante, veja: “E Moisés disse-lhes: Deixastes viver todas as mulheres? Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, deram ocasião aos filhos de Israel de transgredir contra o SENHOR no caso de Peor; por isso houve aquela praga entre a congregação do SENHOR.” (Números 31:15-16). É, meu amigo, Balaão não era exatamente uma flor que se cheire.

Na história de Balaão muita gente boa se prende a uma questão menor, irrelevante mesmo: se a jumenta falou mesmo, ou não. O fundamental não é uma jumenta falar, é o Deus que pode fazer até uma jumenta falar e Deus pode.

Não se prenda a detalhes, aprenda com a história de Balaão, um homem que foi usado por Deus, apesar de sua inclinação para mercadejar a Palavra do Senhor. A principal lição é não se deixar seduzir pelas riquezas desta vida, em detrimento da maior riqueza que se pode ter: a bênção do Senhor.

Bispo Anderson Camargo.

Dá, Dá.


 Provérbios 30;15 – Lucas 4:16. Título - Dá, Dá.

A formação do brasil foi formada em algumas características. Os brancos quando chegaram no brasil, trouxeram a característica de tirar vantagem em tudo. Quando o brasil começou a ser evangelizado os americanos, holandeses, poloneses, eles trouxeram para o brasil tudo, alimento, corte de cabelo, doações, os cristãos nem se acostumaram a comprar a própria bíblia, hinários, material de construção, a formação foi essa, era só congregar, eles diziam, levem o que os brasileiros gostam, tira piolho, lava os pesinhos das crianças, dá uma cesta básica, e o brasileiro gostou, acostumou-se a ganhar. (Existe uma frase – A LEI DE GERSON QUE É, O QUE EU VOU GUANHAR? É LEVAR VANTAGEM EM TUDO!). Só tem jeito de vencer isso, é ouvir uma pregação, E REPREENDER ESSE ESPÍRITO DE SANGUE SUGA. (DÁ, DÁ)

Existem muitos ricos miseráveis e muitos pobres ricos.

Ele tem dinheiro, mas é miserável, ela compra o carro, mas não tira o plástico, tem relógio e não usa, roupa e não usa, Jesus começou evangelizando aos POBRES, depois aos CATIVOS, depois aos DOENTES DE ALMA, Jesus queria mudar a vida deles em todas as áreas.

O rapaz viveu a vida toda tomando coca cola e comendo que o pai e mãe deram para ele quando ele começa a trabalhar ele compra uma coca cola e coloca na geladeira e ninguém pode tocar, ele compra um frango e as duas coxas e o peito é só para ele. 

O rapaz namora três anos toma 200 litros de café e não faz um agrado para a sogra. 

Tem gente que guarda o carrinho de bebê que o menino já tem mais de trinta anos.

Pessoas que querem vender geladeira que serviu para ela 40 anos.

Pessoas que só dão coisas velhas para doação, paletó parecendo tabuleiro de dama, ventilador sem hélice, boneca sem cabeça, frigideira sem cabo, rodo sem borracha, camisa queimado de ferro, tênis sem solado, mamadeira sem bico, andador sem rodinha. 

Pessoas que não se desfaz de cremes antigos e vencidos, guardam filtro velho no quintal, máquina de lavar, tanquinho que não presta mais, a cama ou o armário quebra o pé: coloca uma lata embaixo.

 Pessoas que escondem comida, regulam tudo, ao invés de colocar pneus novos prefere colocar recauchutado ou manda colocar um manchão, guarda pneus no quintal, tudo o que vê nas ruas quer levar pra casa, leva sacolinha para trazer coisas quando vai em uma festa, não consegue ser dizimista acha que vai fazer falta, não consegue dar oferta, não ajuda ninguém, deixa guardado o guarda-chuva sem cabo, não doa as roupas e sapatos que não usa tem dó de dar, usa o presto barba 200 vezes, pega os pedacinhos de sabonete no chão do banheiro para fazer uma bolinha e usar, insistem usar meias furadas, peças intimas elanguescidas, rasga os potes para raspar até o ultimo,  vive com o carro na reserva só coloca 20 conto, não consegue dar um bom presente para mãe, hoje em dia tem pix, pessoas que gostam de acumular coisas desnecessárias, troca a capinha do celular e guarda a velha, não troca o travesseiro velho, não deixa ninguém pôr a mão no carro, coberta esta rasgada com um buraco toda hora enfia o pé, só compra cobertor na época do calor, guarda copos quebrados, usa espelho quebrado, pessoas que dão notas de ofertas na igreja rasgadas, vai para festa só para ver o que vai rolar de comida, cadernos velhos, revistas, um monte de coisas só ocupando espaço, um monte de coisas quebradas, lâmpada queimado, gaveta que não fecha, seta do corro queimada, teias de aranha dentro de casa, sujeira, pessoas que contratam empregadas e ela não pode comer nada, casais que usam camisetas de políticos para dormir, tem tapete em casa mas ninguém pode pisar.

Vamos repreender esse espírito de miséria, sangue suga, dá, dá.  

Ap. Anderson Camargo.

As três tempestades. Em qual delas você está?


 As três tempestades. Em qual delas você está?

A vida não é feita apenas de momentos alegres e tranquilos. Também existem dias cheios de problemas, que nos deixam angustiados e tristes. São como tempestades que, mais cedo ou mais tarde, vamos enfrentar. E isso não muda só porque somos cristãos e servimos a Deus. Afinal de contas, o próprio Jesus disse que no mundo nós teríamos essas aflições (João 16:33). As dificuldades são inevitáveis.

PRIMEIRA - A tempestade que vem para tentar nos destruir. Mateus 8:24-27. Lucas 8:26-39.

SEGUNDA – A tempestade que vem para testar a nossa fé. Mateus 14:13-21. Marcos 6:47-52.

TERCEIRA – A tempestade que nós memos causamos. Jonas 1:1-3. No livro de Oséias 8:7 vai dizer que, quem semeia vento vai colher tempestade. 

Uma observação na TERCEIRA tempestade, Jesus disse que devemos VIGIAR, Mateus 26:41. Por exemplo uma pessoa pode ser dizimista fiel, mas se ela não vigiar, de nada vai adiantar.

Devemos estar bem atentos ao Gafanhoto Migrador - Joel 1.4, 2.25. O gafanhoto migrador, como o nome diz, representa a fase migratória, espalhando um RASTRO de destruição, pois quando acabam de comer em um lugar, logo passam para outra plantação. Uma vertente bem clara para esse gafanhoto é representada por pessoas que aparecem em nossas vidas somente para dar PREJUÍZOS, uma frase clássica em uma das pregações passadas – QUEM AJUDA LASCACO SE LASCA!

Ap. Anderson Camargo.

Você precisa ter foço!


 Lucas 10:38-42. Você precisa ter foço!

Uma frase de OG Mandino. Aqueles que se concentram em apenas uma única coisa são os que avançam neste mundo. Se você focar em duas coisas ao mesmo tempo você pode até conclui-las, mas ficarão ambas malfeitas, embora essa frase esteja falando de coisas materiais desta vida, a mesmo se aplica também às coisas espirituais. A possibilidade de ter sucesso em tudo que se faz depende se você é focado ou não.

O grande problema nessa passagem não é Marta estar envolvida com a cozinha da casa, é ela estar envolvida com a cozinha da casa, mas de olho no que está acontecendo na sala. (A FALTA DE FOCO). O seu foco estava dividido.

A FALTA DE FOCO NA VIDA ESPIRITUAL PODE TRAZER RESULTADOS DANOSOS PARA A VIDA DO CRENTE. Quais resultados são estes?

PRIMEIRO RESULTADO DANOSO É – AGITAÇÃO Vers 40. Ela estava agitada de um lado para o outro sem saber o que fazer. Importante saber que Jesus disse que no reino de Deus existe muito serviço Lucas 10:2. O serviço está sobrando, se tentarmos fazer tudo que precisa ser feito vamos ficar como Marta agitada de um lado para o outro. Mas o que precisamos fazer? 

Precisamos fazer como os apóstolos em Atos 6:4. Eles aprenderam a focar naquilo que era mais importante. (ORAÇÃO E PALAVRA) (PRIORIDADE). O estado de agitação faz você perder força e energia te deixando esgotado, estressado etc. Aprenda discernir a fazer aquilo que é mais importante no momento.

SEGUNDO RESULTADO DANOSO É – ANSIEDADE vers 41. Tem sido o mal do século. Mateus 6:25-32 Não andeis preocupados. Jesus estava falando da ansiedade que tira nossas forças do presente, tira as forças de agir, de fazer algo que mude o nosso futuro. Filipenses 4:7.

TERCEIRO RESULTADO DANOSO É – FADIGA vers 41. Se cansa facilmente, por mais que tente descansar está sempre cansado(a). Mateus 11:28. SE CORRIGIRMOS NOSSO FOCO E PRIORIZARMOS NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS, HAVERÁ ALÍVIO PARA O CANSAÇO E A ANSIEDADE.

Como viver uma vida sem agitação, sem ansiedades, sem fadiga? Fazendo como Maria escolhendo a melhor parte a comunhão com Deus.                                                                                                                           Agora, se o seu foco está divido como Marta na cozinha com os olhos na sala, você vai ser uma pessoa AGITADA, ANSIOSA E FADIGADA.  Mateus 6:33 Jesus estava dizendo que a comunhão com Deus é que abençoa as demais coisas da nossa vida!

Ap. Anderson Camargo.

Deus que está no controle!


Deus que está no controle! Êxodo 3:7-8.

O DEUS QUE ESTÁ NO CONTROLE, VÊ, OUVE, CONHECE E DESCE!

O povo de Israel vivia oprimido no Egito. Sofrimento, escravidão e dor faziam parte da rotina. Mas Deus não estava ausente. Moisés está no deserto, mas Deus está prestes a mudar sua história e a do povo de Israel. O Senhor se revela como um Deus presente e atuante. O verso 1 diz: 'Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midia; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe." (Êxodo 3:1) Duas verdades aqui: 

Primeira, o rebanho não era de Moisés, era de seu sogro Jetro; Segunda, o monte não era de Moisés, era de Deus. E o que Moisés tem? Tem a sandália e ainda Deus manda tirar, porque o lugar em que ele estava era terra santa (v.5). O verso 2 diz: "Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moises olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia" (Êxodo 3:2) A sarça pega fogo, mas é o coração de Moisés que arde. Arde pela presença de Deus. Arde pelo chamado de Deus. Por que a sarça pega fogo e não se consome? Porque Deus está no controle, porque Deus tem um plano! No verso 6 Deus diz: “Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.” (Êxodo 3:6). Ou seja, Deus valoriza histórias. Deus é Deus que faz a promessa, sustenta a promessa e cumpre a promessa.

4 ações divinas que mostram como Deus está no controle de tudo. 

PRIMEIRO: Vi – O Deus que está no controle, VÊ “…vi a aflição do meu povo, que está no Egito” (v.7). Deus vê a dor que ninguém mais enxerga.

SEGUNDO: Ouvi – O Deus que está no controle, OUVE “…e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores” (v.7). Deus ouve a oração sincera, mesmo no meio do desespero.

TERCEIRO: Conheço – O Deus que está no controle, CONHECE “Conheço-lhe o sofrimento” (v.7). O Senhor conhece de forma profunda e pessoal.

QUARTO: Desci – O Deus que está no controle, DESCE “Por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel” Vsr 8.  Deus não apenas vê, ouve e conhece – Ele entra em ação.

Deus viu, ouviu, conheceu e desceu. DEUS - VÊ, OUVE, CONHECE E DESCE em teu favor! Não há dor ignorada, oração desprezada ou sofrimento esquecido diante dEle. 

Ap. Anderson Camargo.


 

Quem tem promessa tem lutas!


 Quem tem promessa tem lutas! Gênesis 25:19-26. Isaac é o filho da promessa, quando Deus chama Abraão Genesis 12 da terra de Ur dos caldeus Deus faz 7 promessas a Abraão, entre as 7 promessas, é que a partir dele seria benditas todas as famílias de terra, depois Deus ratifica no Cp 15 quando ele está na tenda e Deus então diz que ele será pai de multidões e que vai gerar filhos. Automaticamente essa promessa se estende a Isaac, porque a promessa é que ele seria pai de multidões, ele tem dois filhos Isaac e Ismael, para que essa promessa feita há Abraão se cumpra, Isaac tem que gerar, promessa GERACIONAL. Isaac se casa aos 40 anos, três anos depois da morte de sua mãe Sara, e o tempo vai passando e Rebeca não gera, e agora temos um problema nessa casa. Como podemos aplicar esse texto em nossas vidas?

PRIMEIRO – Já percebeu que existem problemas que se repetem, já vencemos ele uma vez e parece que ele vem de novo do mesmo jeito, o que deve ter passado na cabeça de Isaac ao passar por essa dificuldade, podemos ficar no campo da CONJECTURA, Isaac deve ter feito essas perguntas, será que Deus pode fazer o que fez na vida do meu pai, na vida da minha esposa o que fez na vida da minha mãe, será que Deus pode fazer o milagre de novo? Talvez o impossível esteja batendo na porta de muitas pessoas de novo, DEUS É ESPECIALISTA EM REPETIR O IMPOSSIVÉL, EM FAZER DE NOVO! Todo drama de Isaac está sintetizado no vers 21, existe aqui um processo um tempo de 20 anos Vers 20 ele tinha 40 anos, no vers 26 tinha 60 anos. Entre Deus ouvir e responde existe o tempo, Deus é atemporal. (Toda promessa demanda tempo, e todo tempo demanda processo) Se analisarmos a palavra processo no Latim a etimologia iremos perceber que nem todo processo é ruim, o prefixo PRÓ no Latim significa a FRENTE, toda palavra que começa com PRÓ aponta para o futuro, Projeto, Protótipo, Promessa, tudo que começa com PRÓ aponta para o futuro. Processo, é caminhar para frente, SEMPRE QUE DEUS TE ENVOLVE EM UM PROCESSO NÃO É PARA VOCÊ VOLTAR PARA TRÁS É PARA VOCÊ CAMINHAR PARA FRENTE! 

SEGUNDO - Se Deus prometeu porque eu tenho que orar? As promessas não anulam o poder da oração. Oração evita precipitação, observe a diferença de Abraão e Isaac Genesis 16:1-3. Abraão não ora. Por causa disso existe briga entre Árabes e judeus até hoje, orar evita precipitação. 

TERCEIRO – Vrs 22. Gerar grandes promessas envolve grandes desconfortos, é maior do que você pensava! (Aguenta firme vai valer a pena). 

QUARTO – A promessa é GERACIONAL, Abraão, Isaac e Jacó viveram seus processos, Vemos agora pelo menos três grandes lutas na vida de Jacó.

Número um - Genesis 25:22, (MUNDO NATURAL) Desde o ventre Jacó está lutando, é aquela luta que ninguém vê, mas você já está nela.

Número dois – Genesis 31:41. (EMOCIONAL). Jacó estava lutando para sair da casa do SOGRO.

Número três – Genesis 32:24 – NO VAL DE JABOC – (LUTA ESPIRITUAL). Deus pode te dar vitória no mundo NATURAL, EMOCIONAL E ESPIRITUAL.

 Ap. Anderson Camargo.

“José é um ramo frutífero, RAMO FRUTÍFERO!


 “José é um ramo frutífero, RAMO FRUTÍFERO junto à fonte; seus galhos se estendem sobre o muro” Gênesis 49.22. Jacó está com 147 anos, quando realiza o último ato de sua vida: abençoa seus filhos com palavras proféticas. Coube a José essa bênção tríplice. 

PRIMEIRO - José é um ramo frutífero. Não é um galho seco, mas ramo frutífero. Foi frutífero na casa do pai, na casa de Potifar, na prisão e no palácio. Sua vida produziu muitos frutos. Seu coração não foi um campo estéril, mas um terreno fértil que produziu muitos frutos que trouxeram glória para Deus e bênção para as pessoas.

SEGUNDO - José é um ramo frutífero junto à fonte. Essa fonte é o próprio Deus. Ele é a fonte de águas vivas. Aqueles que o conhecem têm dentro de si uma fonte que jorra para a vida eterna. José foi uma bênção em público, porque desfrutava de comunhão com Deus em secreto. A força, a sabedoria e o poder de José não procediam dele mesmo. Sua vida frutificava porque ele estava plantado junto à fonte.

TERCEIRO - José estendeu seus galhos sobre o muro. Ele não foi bênção apenas para os de perto, mas também para os de longe. Foi bênção não apenas para a sua família, mas também foi bênção para o mundo inteiro. A influência de José transcendeu ao Egito. Ele foi maior do que a nação que governou. Sua vida não só influenciou as gerações posteriores, como também salvou sua própria geração. José teve que ultrapassar ‘saltar vários MUROS levantados’ em sua vida, para somente depois fazer a diferença para um povo e ser honrado por Deus.

ALGUNS MUROS que Jose saltou!

PRIMEIRO MURO – Ele saltou o MURO DA DESCRENÇA, MURO que impede muitas coisas de serem realizadas, seus irmãos DEBOCHARAM de seus sonhos e nem seu pai acreditou nele.

SEGUNDO MURO – Ele saltou o MURO das más influências.

TERCEIRO MURO – Ele saltou o MURO da inveja.

QUARTO MURO – Ele saltou o MURO da rejeição 

QUINTO MURO – Ele saltou o MURO da HUMILHAÇÃO. foi vendido pelos próprios irmãos.

SEXTO MURO – Ele saltou o MURO da ANSIEDADE, Jose venceu, porque tinha sonho e não parou de sonhar!

SÉTIMO MURO – Ele saltou o MURO da TENTAÇÃO.

OITAVO MURO – Ele saltou o MURO da CALUNIA.

NONO MURO – Ele saltou o MURO da injustiça.

DÉCIMO MURO – Ele saltou o MURO da VINGANÇA.

DÉCIMO PRIMEIRO MURO – Ele saltou o MURO do passado, O passado passou! Ficou para trás. Cada dia se renova na presença de Deus, Não se contamine com os problemas do passado. Você tem que estar hoje no lugar que Deus reservou para você. É melhor sofrer com a mudança, do que nunca mudar. Se eu não mudo, nada muda. José foi para o Egito e venceu. Você também pode vencer. Ap. Anderson Camargo.

A perda é pedagógica


 A perda é pedagógica (Lucas 15:8,9).

A perda tem grande relevância para o indivíduo que está perdendo, vez ou outra a gente precisa perder para aprender algumas coisas. O QUE ME LEVA A PERDER DENTRO DE CASA?

PRIMEIRO - É o meu nível de desordem, porque a minha vida está uma bagunça, as coisas não estão no seu devido lugar. Então essa desordem que eu vivo nesse ambiente faz com que eu não enxergue aquilo que eu julgo ter perdido! Eu só não enxergo porque está no meio da minha bagunça! Então? o que é a minha PRIORIRADE AGORA? É ACHAR A MOEDA!  MÁS a prioridade de Deus é ARRUMAR A BAGUNÇA! Agora por que a perda é fundamental? Para entendermos que a casa está uma bagunça, a gente só percebe a DESORDEM da casa quando perdemos a MOEDA. Ele permite a gente perder para arrumar. A perda é necessária para entendermos o que é prioridade. À NOSSA PRIORIDADE É O QUE MENOS VALE. A DELE É O QUE MAIS VALE!

SEGUNDO - EU PERDI POR QUÊ? Pela falta da luz CENTRAL. A nossa prioridade é achar a moeda A PRIORIDADE DE DEUS É ACENDER A LUZ. VOCÊ SABE COMO ACENDER. VOCÊ SABE O CAMINHO DA CANDEIA. Quando você acende você se espanta. À LUZ REVELA A SUJEIRA. Recuperar aquilo que a gente perdeu não é tão fácil assim; A luz mostra a vassoura a ferramenta, quem tem que limpar é você. PRIORIDADE DE DEUS É ACENDER, É RELACIONAMENTO. LIMPE PARA FORA NÃO PARA DENTRO.

TERCEIRO - ELA BUSCOU, ISSO ABRE UM LEQUE, UMA DAS VERTENTES QUE DEFINE É DAR ATENÇÃO MELHOR AO LUGAR QUE VOCÊ ESTA? A gente é bom para visitar os outros etc.

QUARTO - Agora ela convida amigas e vizinhas, Relacionamentos, Valores externos, Depois que eu resgato valores internos os Valores externos começam aparecer. NAO PERCA MAIS AS OPORTUNIDADES!

Ap. Anderson Camargo.

Sete gigantes que temos que derrotar!


 Sete gigantes que temos que derrotar! 

DEUTERONÔMIO 7:1

• HETEUS - Representa o medo, desânimo, confusão, amargura que tenta te paralisar!

• GIRGASEUS – Eles construíam suas casas com barro, NÃO eram pessoas estáveis em sua mentalidade, corrupção ou a ausência de integridade falta de Perdão!

• AMORREUS - Representa o orgulho, a rebelião, altivez, a soberba e vangloria, Autossuficiência, espírito crítico, rebelião, divisão, destruição!

• CANANEUS – GANÂNCIA, INTRIGA, ESCÂNDALO, FUXICO, FOFOCA.

• FEREZEUS - “habitantes das aldeias sem luz”. Não tinham disciplina. Defeito que possuíam era a falta de vigilância, a falta dela é só fracasso.

• HEVEUS - Representantes da falsa liberdade, perversão, violência, falsidade e dissimulação. Eles eram adeptos daquela frase; SE FOR BOM FAÇA, NÃO SE PREOCUPE COM O QUE OS OUTROS PENSAM.

• JEBUSEUS - Seu nome significa “terra pisada”, “lugar pisado”. Era um povo conhecido pelo seu orgulho em relação aos demais, eram literalmente arrogantes. Pisavam nos outros.

Ap. Anderson Camargo.

5 Lições da Igreja de Filadélfia


 5 Lições da Igreja de Filadélfia Apocalipse 3:7. Apocalipse 3:7-13. Entre as sete igrejas do Apocalipse, a igreja de Filadélfia se destaca por não receber nenhuma repreensão da parte de Jesus. Ela era uma igreja fiel, mesmo com pouca força. Em meio a perseguições e provações, manteve-se firme, e por isso recebeu promessas gloriosas da parte do Senhor. 

PRIMEIRO - Jesus é Quem Abre e Fecha as Portas. “Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi: o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre.” (v.7) Cristo se apresenta como: Santo: puro, separado de todo pecado; Verdadeiro: digno de confiança; Detentor da chave de Davi: Ele tem autoridade sobre o Reino. Não importa quem tente te fechar caminhos, se Jesus abriu, ninguém pode impedir. Ele abre oportunidades, cura, restauração e salvação! Referência: Isaías 22:22 – “Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi…”

SEGUNDO - Mesmo com Pouca Força, Eles Foram Fiéis. “Tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” (v.8. Eles eram uma igreja pequena e fraca aos olhos humanos, mas eram fortes no que mais importa: obediência e fidelidade. Deus não exige grandeza, Ele exige permanência na Palavra e fidelidade ao Nome de Jesus. Referência: 2 Coríntios 12:9 – “O meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.”

TERCEIRO - Deus Promete Guardar os Fiéis. “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação…” (v.10). Jesus promete livramento na tribulação, proteção espiritual e recompensa eterna aos que perseveram. Você pode não ser o maior, nem o mais conhecido, mas se for fiel, Deus te guarda, te livra e te recompensa. Referência: Salmo 91:14 – “Porque tão encarecidamente me amou, eu o livrarei…”

QUARTO - A Coroa Está Reservada para Quem Persevera.  “Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (v.11). A coroa simboliza recompensa eterna, vitória e autoridade no Reino. Cuidado com as distrações! O inimigo pode não tirar sua salvação, mas pode tentar roubar sua coroa – através do desânimo, pecado, orgulho, frieza espiritual. Referência: 2 Timóteo 4:8 – “A coroa da justiça está guardada…”

QUINTO - O Vencedor Será Coluna no Templo de Deus.  “Ao que vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus…” (v.12). Na Bíblia, coluna representa estabilidade, honra, firmeza e permanência. Deus promete te firmar para sempre na Sua presença. Os que hoje são humilhados por sua fé, amanhã serão firmados e honrados por Deus no Céu. Referência: Salmo 75:7 – “É Deus quem julga: a um abate, e a outro exalta.”

Conclusão; A igreja de Filadélfia nos ensina que Deus valoriza a fidelidade mais do que a força, a obediência mais do que os números, e a perseverança mais do que a fama.

Ap. Anderson Camargo.

Os cincos sopros de Deus.


 Os cincos sopros de Deus. "Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em veementes águas. "(Êxodo 15.10. CANTICO DE MOISÉS). A bíblia mostra 5 sopros dados por Deus. Todos se relacionam com o homem diretamente.

PRIMEIRO - SOPRO: VIDA. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e SOPROU em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.  (Genesis 2.7). A vida, que você, às vezes, acha que não vale nada, tem uma grande importância para Deus.

SEGUNDO - SOPRO: VITÓRIA. Então, Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental que SOPROU toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. (Êxodo 14.21). A vitória, aquela mesma que muitas pessoas te fala que você não irá conseguir, mas Deus é um Deus do impossível e Ele te dará a vitória. SOPRARÁ para longe os teus inimigos!

TERVEIRO - SOPRO: PROVIDÊNCIA. (PROVISÃO). Então, SOPROU um vento do Senhor, e trouxe codornizes do mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho de um dia de uma banda, e quase caminho de um dia da outra banda, à roda do arraial, e a quase dois côvados sobre a terra. Números 11:31. A providência, o meu Deus suprirá todas as suas necessidades de acordo com a vontade dEle.

QUARTO - SOPRO: ESPERANÇA. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor Jeová: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e ASSOPRA sobre estes mortos, para que vivam. (Ezequiel 37.9). A esperança, aquilo que você já não sente mais, pois no mundo dizem a esperança é a última que morre, mas para nós que acreditamos em Deus a esperança está viva, Jesus!

QUINTO - SOPRO: PODER DO ESPÍRITO SANTO. E, havendo dito isso, SOPROU sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. (João 20.22) -- e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. (Atos 2.2). O poder, temos que acreditar que tudo podemos naquele que está nos fortalecendo, e faremos obras maiores que até mesmo o Senhor Jesus fez (João 14.12).                                                                                       Ap. Anderson Camargo

Tirai as raposinhas.

 Tirai as raposinhas. Cantares 2:15. Lucas 13:32-33.  Salomão conhecia a sagacidade das raposinhas quando ordenou que elas fossem apanhadas ...