As identidades de Ana. 1 Samuel 1:1-28. Instruir os membros da IUSF sobre como a identidade verdadeira de uma pessoa é definida por Deus e não pelas percepções humanas ou circunstâncias. “Você não é quem as pessoas dizem quem você é, você é quem Deus te escolheu para ser”.
Já parou para pensar em como as pessoas te veem? No entanto, o verdadeiro desafio não está em como elas te enxergam, mas em como você reage a isso. IDENTIDADE. Na Bíblia, encontramos vários exemplos de pessoas que enfrentaram crises de identidade. Vamos refletir sobre a de Ana. Ao analisarmos o capítulo 1 de 1 Samuel, identificamos cinco perspectivas ou “identidades” que Ana teve.
PRIMEIRO - Elcana olhava para Ana e via uma mulher estéril (v.5). Essa visão limitada, focada na falta, obscurecia a beleza e a força interior de Ana. Elcana tinha pena de Ana. O valor de uma pessoa vai muito além de suas conquistas ou circunstâncias.
SEGUNDO - Penina olhava para Ana e a via como rival (v.6) A rivalidade: A dor da comparação: A comparação constante com os outros é uma armadilha que pode minar a autoestima e gerar ressentimento.
TERCEIRO - Eli olhava para Ana e via uma mulher embriagada (v.13) O julgamento precipitado: Eli, era um líder, mas cometeu o erro de julgar Ana sem antes ouvi-la com atenção.
QUARTO - Ana olhava para si e via uma mulher atribulada (v.15). No entanto, não podemos nos permitir adotar uma postura de vítima; precisamos nos posicionar como “resposta de Deus”.
QUINTO - A visão divina: Deus vê além das aparências e das circunstâncias. Deus viu a mãe de Samuel. Lição: Nossa identidade é determinada por Deus, que vê em nós o potencial para cumprir Seus propósitos.
(A) As pessoas viam Jacó como um enganador; Jacó se via como Esaú; Mas Deus o via como Israel.
(B) A família via Davi como o menor; Saul via como incapaz; Golias o via com desprezo; Mas Deus o via como rei segundo seu coração.
(C) As pessoas viam Paulo como perturbador; outros o viam como perseguidor; Mas Deus o via como vaso escolhido.
Como as pessoas te veem? Como você se vê? E, como Deus te vê?
Deus te vê como FILHO. “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome” (1 Jo 1:12) Ap. Anderson Camargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário