segunda-feira, 30 de junho de 2025

Bálsamo de Gileade.


 Bálsamo de Gileade. Jeremias 8.22. O profeta Jeremias faz um lamento por Judá diante da grande crise que vivenciavam, sabendo que seriam levados cativos pela Babilônia. Por isso o profeta faz estas três perguntas no fim do texto.

PRIMEIRO - O Bálsamo é o remédio. “Acaso, não há bálsamo em Gileade?” Sim, havia bálsamo e Gileade era conhecida pela produção de bálsamo desde os tempos antigos e povos de outras regiões buscavam remédios produzidos nessa região (Gênesis 37.25). O Bálsamo é uma pasta ou líquido produzida de folhas, sementes, raízes ou frutos com capacidade curativa (Isaías 38.21) e características aromáticas (Marcos 14.3). O problema era que as pessoas não queriam ser tratadas, Jeremias disse que “ninguém há que se arrependa da sua maldade” (v.6).

SEGUNDO - O Médico é Deus. “Ou não há lá médico?” Sim, havia médico porque Gileade era um local procurado por médicos para buscar remédios aos seus pacientes. Mas agora Jeremias fala de uma doença espiritual e o único que poderia curar é Deus. Os religiosos “curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz” (v.11). Então o profeta anuncia que a cura vem de Deus, o Médico dos médicos.

TERCEIRO - A cura é urgente. “Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?” A tristeza de Jeremias era porque assim como um doente não poderia se queixar de falta de remédio e médico em Gileade, o povo também não poderia reclamar que não teria cura, pois o Senhor estava com eles, mas “passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.” (v.20).

Jeremias 46.11 “Sobe a Gileade e toma bálsamo, ó virgem filha do Egito; debalde multiplicas remédios, pois não há remédio para curar-te.” Mais tarde Jeremias fala para o povo buscar o remédio em Gileade, revelando que mesmo diante de toda dificuldade ainda havia remédio para eles.

HOJE o médico de Gileade é Jesus. O bálsamo de Gileade é representado pelo sangue de Jesus e o poder do Espírito Santo. A igreja é Gileade, o lugar da cura. Receba a unção do bálsamo de Gileade, tem muitas pessoas precisando deste bálsamo.  Ap. Anderson Camargo.

Jr 8.22 não há unguento em Gileade? Nenhum remédio apropriado para um reino doente e moribundo? Não há médico? Sim, certamente há. Deus é capaz de ajudá-los e curá-los. Gileade era um lugar independente, não muito longe dali. Tinham entre eles a lei de Deus e Seus profetas, com a ajuda dos quais podiam ter se arrependido, e sua ruína talvez tivesse sido evitada. Tinham príncipes e sacerdotes, cujo trabalho era reformar a nação e compensar seu sofrimento. Então, por que a saúde não foi restaurada? Certamente, não era pela necessidade de unguento e médico, mas porque não admitiam a aplicação nem se submetiam aos métodos de cura. O médico e o remédio estavam prontos, mas o paciente era teimoso e não se prendia a regras.

Ap. Anderson Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tirai as raposinhas.

 Tirai as raposinhas. Cantares 2:15. Lucas 13:32-33.  Salomão conhecia a sagacidade das raposinhas quando ordenou que elas fossem apanhadas ...